TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Trabalhos acadêmicos de gestão de pessoas

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.956 Palavras (8 Páginas)  •  227 Visualizações

Página 1 de 8

2.3 Avaliação da eficiência, eficácia e adaptabilidade do processo

Segundo Chiavenato (2009) a etapa final do processo de treinamento é a avaliação

de resultados obtidos. Avaliando sua eficiência.

Primeiramente é necessária a avaliação do colaborador perante o treinamento. O

que foi interessante e válido para sua atividade, a infra-estrutura, o método de ensino do treinador, e a absorção imediata do conteúdo.

A empresa ira aguardar o prazo de 60 (sessenta) dias para ver se os treinamentos

obtiveram um retorno positivo em suas funções a fim de contribuir para um futuro promissor de seus colaboradores e da própria organização e se os treinamentos realizados estão gerando resultados desejáveis por ambas as partes.

2.3.1 Avaliação do desempenho do processo

a-) Capacitação e desenvolvimento de pessoas

Capacitar é tornar capaz, habilitar, convencer alguém, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes, com o objetivo de estas pessoas buscarem o verdadeiro sentido da educação, que é desenvolver a capacidade física, intelectual, e moral do ser humano, levando este a uma integração e interação com o meio que o cerca, podendo refletir criticamente sobre as mudanças ocorridas em sua volta e dessa reflexão tomar decisões eficazes e possuir um rumo a ser seguido.

Todo processo de aprendizado organizacional não é feito de uma hora para outra, cabe aos profissionais da área de recursos humanos, juntamente com o apoio da alta administração da empresa, fazer um detalhado planejamento, enfatizando os verdadeiros objetivos da organização a serem alcançados, como também, buscar, ao máximo, que o processo de capacitação se torne um investimento feito pela empresa e que após o seu término traga benefícios concretos para a organização e para seus colaboradores. Na Teadit quando o funcionário é contratado para fazer parte da empresa ele faz uma integração com um representante das áreas de RH, Segurança do Trabalho e Qualidade, e ganha um certificado para comprovar que fez integração.

O funcionário conhece todos os setores da empresa, para poder compreender como é o processo da empresa, seus produtos, clientes, funções.

Para manter o funcionário atualizado, o chefe de cada setor cuida do desempenho dos seus funcionários, para isso ele faz um levantamento com as necessidades do funcionário, ele manda para o RH qual funcionário e curso ira fazer, sendo assim o RH faz um levantamento de custos e o local que o funcionário ira realizar o curso. Para isso toda vez um funcionário precisar fazer um curso o chefe do funcionário precisa preencher um formulário de intenção de curso.

Quando for treinamento interno, também é necessário preencher um formulário de treinamento Interno, no caso do treinamento interno é quando um funcionário fará treinamento com outro funcionário dentro da empresa.

Por exemplo: Um funcionário da fabrica ira para posto fixo (parada) e precisa de um curso de segurança, nesse caso o próprio técnico de segurança da empresa que fará o curso com o funcionário.

Os funcionários que atendem diretamente o cliente tem que ter o curso de salvatagem que é necessário para embarcar nas plataformas da Petrobras, então é sempre necessário estar fazendo o levantamento e agendando o curso novamente para não estar deixando vencer a carteirinha, este curso é feito no Rio de Janeiro na plataforma.

Também possuem curso de Trabalho em Altura e Espaço confinado que é necessário estar fazendo de dois em dois anos. Com a validade dos certificados vencidos, eles não conseguem entrar no cliente.

O Rh também tem a função de manter os funcionários sempre atualizados referente aos cursos, para não trabalharem com curso vencido, tem funcionários que necessitam renovar os curso 1 vez por ano, ou de 2 em 2 anos. Para isso o Rh precisa ter o controle referente a validade desses cursos, para não deixar o curso vencer. Quando faltar mais ou menos um mês para o vencimento, já marcar para o funcionário estar indo fazer o curso. e sempre estar arquivando o certificado, pois quando o funcionário vai para o cliente é necessário estar mandando uma copia. Existe uma equipe especifica para estar indo fazer atendimento no cliente, mais sempre vão funcionários fixo da fabrica, montadores, caldeireiros e eletricistas. O objetivo do processo de capacitação e desenvolvimento de pessoas é contratar pessoas com o perfil da vaga pesquisada, pessoas que tenham experiência na área ou pelo menos gostem de aprender o que será ensinado, para assim exercer suas funções da melhor maneira, sendo um profissional capaz, com inovação e visão não apenas para suas funções, mais que vá além do que esta sendo lhe passado, pessoas que tenha ambição de aprender, de querer saber varias funções, para que possa sempre estar se inovando no mercado de trabalho, quando o funcionário entra em uma empresa acima de tudo ele esta ganhando conhecimento, cada organização trabalha de uma maneira, em cada lugar existem coisas novas para o dia a dia.

Objetivo Interno: - Excelente opção para a empresa, pois em geral demanda menor custo e menor tempo na escolha do candidato.

- Valorização de colaboradores, desempenho e potencial já conhecidos.

- Aproveitamento de investimentos feitos em treinamento de pessoal.

O recrutamento interno, porém, apresenta as seguintes desvantagens: desmotivação dos colaboradores não aprovados no processo interno e excesso de competitividade entre os colaboradores.

Objetivo Externo: - Traz novas ideias para a organização.

- Renova e enriquece os recursos humanos da organização.

- Abre a possibilidade de contato com novos candidatos.

Em contrapartida, apresenta as seguintes desvantagens: as competências e características de personalidade dos candidatos são desconhecidas, o processo é mais longo, caro e requer maior investimento no processo de adaptação do novo colaborador. Tal impacto pode ser positivo ou negativo, dependendo de como está à rotina, a satisfação, a motivação e a percepção da equipe, em relação aos novatos, juntamente com o tipo de recepção ou integração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.1 Kb)   pdf (55.4 Kb)   docx (16.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com