TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Treinamento e desenvolvimento saúde e segurança trabalho

Por:   •  12/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  2.291 Palavras (10 Páginas)  •  867 Visualizações

Página 1 de 10

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO.............................................................................................................3

2.0 Treinamento e Desenvolvimento 4

2.1 O planejamento de um programa treinamento 4

2. 2 Tipos de Treinamento...........................................................................................5

3.0 Dinâmicas de Grupo e jogos treinamentos ............................... ...........................6

4.0 Responsabilidades Acidente trabalho 7

5.0 Estilo de liderança..................................................................................................8

5.0 Estilo de liderança.................................................................................................8

6.0 Considerações finais.............................................................................................9

Bibliografia..................................................................................................................10

INTRODUÇÃO

O objetivo deste trabalho é mostrar como é o processo de Treinamento e desenvolvimento nas empresa, as habilidades das pessoas no processo para esta realização, com a implementação de programas de treinamentos, quais os tipos de treinamentos, avaliando os resultados para a conquista esperada. As diferenças de dinâmicas e jogos aplicados em treinamentos e suas vantagens.

As responsabilidades de um acidente, grave ou fatal, os programas de saúde e segurança no trabalho, planejamento de avaliação de um programa de segurança, a importância do PPRA e PCMSO para as organizações.

Como definimos a Liderança, a Autoridade Formal, Autocracia, Democracia, Carismática, Transacional. Relatando as ações desenvolvidas e práticas pelas empresas na área de treinamento e desenvolvimento, saúde e segurança do trabalho.

2.0 TREINAMENTO E DESENVOLVIMENTO

Treinamento é uma maneira de preparar adequadamente uma pessoa para o exercício de uma determinada função ou até mesmo um novo cargo, uma maneira de compartilhar passar informações e conhecimentos entre os treinados, fazendo com que sejam capacitado para exercer melhor sua função; informações para aumentar o conhecimento geral de regras e normas da empresa, aumentando o conhecimento especifico relativo ao trabalho, melhorando atitudes e habilidades sendo mais produtivos, contribuindo assim com um bom desenvolvimento e alcançando os objetivos da organização.

Desenvolvimento são as ações organizacionais que estimulam o crescimento pessoal de seus colaboradores, o aperfeiçoamento das ações educacionais, das capacidades e motivações dos empregados, a fim de torná-los futuros membros valiosos da organização.

2.1 O PLANEJAMENTO DE UM PROGRAMA DE TREINAMENTO

Um programa de treinamento deve ser planejado desde a escolha dos colaboradores que irão participar, verificando a necessidade de cada um, fazendo o levantamento das necessidades para o devido treinamento, quem deverá executá-lo ou ministrá-lo, o tempo que será investido, uma verdadeira programação para definir o melhor local, a melhor data, quanto tempo será necessário para sua conclusão, fazer o levantamento do que será investido e como será investido.

Verificando se estão alcançando os objetivos necessários como os Objetivos instrucionais que são os resultados esperados com o treinamento; Prontidão e motivação dos treinados: devem verificar se os objetivos do treinamento foram alcançados; a aprendizagem é o processo que se realiza nos indivíduos, as mudanças que foram geradas com treinamento e que serão passadas para a sua equipe, grupos e a organização.

2.2 TIPOS DE TREINAMENTOS

Existem vários tipos de treinamentos, a empresa que deve verificar a necessidade para a realização de seus objetivos e escolher o que lhe atenderá melhor.

Os treinamentos podem ser aqueles realizados dentro das empresas (ON THE JOB), onde são realizados com os seus próprios serviços;

Treinamento introdutório: é aquele onde se apresenta a organização e os funcionários para o novo colaborador, fazendo com que ele conheça o seu novo ambiente de trabalho, participando de treinamentos básicos referente ao seu cargo; conhecendo melhor o seu novo ambiente.

Rotação de cargos: São aqueles onde há necessidade de rotação de cargos, onde o trabalho é muito repetitivo, fazendo com que haja motivação; e o colaborador possa conhecer outros setores, assim verificando como será seu desempenho.

Programa de estágio e trainee: São pessoas recém-graduadas que tem a oportunidade de serem contratadas para conhecer na prática o funcionamento da empresa. Tendo assim um bom desempenho, colocando em pratica o seu conhecimento teórico com os resultados esperados pela organização, e poderá ser contratado para um bom cargo.

Os treinamentos realizados fora do local de trabalho ou Out the job podem ser mais aproveitados pelos funcionários, pois geralmente são aplicados em salas preparadas para o evento, tendo uma maior concentração;

PALESTRAS: É uma apresentação oral que apresenta informações ou ensina pessoas a respeito de um assunto, ajuda a estimular e motivar os funcionários, sendo transmitido o conteúdo ou as informações por um instrutor, que esta preparado para passar a mensagem.

SEMINÁRIOS E CONFERÊNCIAS: São utilizados para comunicar apresentar novas idéias, políticas ou procedimentos , geralmente formados por grupos de trabalho referente aos objetivos do treinamento.

SIMULAÇÕES: Permite que o individuo faça uma experiência ou um ensaio, simulando a situação real em que viverá no ambiente de trabalho.

DRAMATIZAÇÕES: Deverão desempenhar um papel ou personagem, contracenando com outro participante.

ESTUDOS

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.4 Kb)   pdf (63.3 Kb)   docx (19.4 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com