TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

Por:   •  25/8/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.756 Palavras (12 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP

POLO DE APOIO PRESENCIAL DE FORTALEZA I

CURSO DE ADMINISTRAÇÃO

DISCIPLÍNAS:

GESTÃO DO CONHECIMENTO,

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO E

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL

DESAFIO PROFISSIONAL – 2º BIMESTRE

PLANEJAR E APRESENTAR UMA PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO SISTÊMICA, LEVANDO EM CONSIDERAÇÃO TANTO O COMPORTAMENTO DA ORGANIZAÇÃO PERANTE AS POSSÍVEIS SITUAÇÕES DE DIFICULDADES E CONFLITOS ENCONTRADOS NO AMBIENTE INTERNO E EXTERNO, QUANTO O COMPORTAMENTO DOS MORADORES DO BAIRRO FRENTE ÀS MUDANÇAS QUE ESTARÃO SENDO PROPOSTAS. SENDO ASSIM, QUE PREVALEÇA UMA NEGOCIAÇÃO ONDE TODAS AS PARTES ENVOLVIDAS POSSAM SER BENEFICIADAS COM AS MUDANÇAS E MELHORIAS.

Levi Sales Fonseca RA: 2803856575

TUTOR: Marcos Morais

Fortaleza / Ceará

Maio / 2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO......................................................................................................................3

2 DESENVOLVIMENTO...............................................................................................4

2.1 Passo 1: Mapeamento de Perfis.................................................................................4

2.1.1 Perfil dos Oponentes – Associação de Moradores do Bairro...............................4

2.1.2 Perfil do Negociador - A Gravadora.................................................................4

2.2 Passo 2: Mapeamento das Habilidades Essenciais dos Negociadores–

Modelo de Jung..............................................................................................................5

2.2.1 Associação de Moradores....................................................................................5

2.2.2 Gravadora.......................................................................................................6

2.3 Passo 3: Pontos Principais a serem Negociados: Análise da situação e Planejamento – Objetivos e Estratégias.............................................................................................................7

2.4 Passo 4: Cultura e Clima Organizacional estabelecidos na Gravadora.......................9

2.5 Passo 5: Prévia das Negociações contendo Feedback da 1ª reunião.............................10

2.6 Passo 6: Relatório Final com resultado das negociações e seus benefício para ambas as partes.............................................................................................................................11

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS..............................................................................................12

REFERÊNCIAS.............................................................................................................13

1 INTRODUÇÃO

Este desafio profissional tem por objetivo expor a negociação entre a gravadora e a associação de moradores, a fim de que ambos os lados cheguem a um entendimento quanto a instalação do empreendimento no bairro Jardim Rosana.

 O líder da associação o Sr. Carlos Henrique defende a tese de que o sossego e a segurança dos moradores estarão comprometidos, por se tratar de um bairro onde a maioria dos moradores são pessoas da terceira idade que prezam pelo silêncio e a calmaria que faz parte do dia a dia. Já a gravadora irá utilizar como argumento os benefícios que tal empreendimento trará, onde pretende inclusive investir em melhorias na região.

Em meio aos debates para chegarem a um acordo satisfatório tanto do lado dos moradores como do lado da gravadora, percebe-se a necessidade de haver uma negociação em que todos saiam ganhando. O trabalho está dividido em seis partes, apresentando o perfil de cada um dos negociadores as táticas utilizadas por cada um deles, análise da situação, o planejamento e os objetivos da gravadora.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 PASSO 1: MAPEAMENTO DE PERFIS

2.1.1 PERFIL DOS OPONENTES – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO

 

Representante da associação de moradores do bairro Jardim Rosana o Sr. Carlos Henrique é muito conhecido por seu jeito amistoso com todos, ele reside no bairro há muitos anos com sua família, desde jovem já tinha interesse em ajudar os moradores, prestando serviços a comunidade. Ele que é graduado em administração há bastante tempo tem como objetivo levar aos moradores a segurança, o sossego e o bom convívio social, através da associação que foi criada com outros moradores. Onde a prosperidade, e o entendimento são critérios em qualquer reunião sempre visando o bem da comunidade.

Já que os moradores se sentem acuados com a falta de segurança por ausência da polícia e de obras de infraestrutura onde reside um público conservador e questionador, que preza pela tranquilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade. Ele assumiu a meta de impedir a construção da gravadora em seu bairro, devido a perturbação da ordem pública que tal empreendimento causará, tirando o sossego proveniente do barulho do estúdio, e a falta de segurança por se tratar-se de um publico de outras localidades, o que causará complicações no trânsito, pela grande movimentação de carros.

2.1.2 PERFIL DO NEGOCIADOR - A GRAVADORA

Um dos sócios da gravadora o Sr. Jorge Andrade morador da cidade de Limeira há trinta e seis anos, tem vasta experiência em negociar em meio a conflitos, começou a trabalhar muito cedo, em diversas empresas exercendo cargos de confiança por onde passou, por ter muitas habilidades e características que cativava seus colegas de trabalho com facilidade.

            Formou-se em Estratégia de Negócios, além de fazer parte de um programa de gestão empresarial, onde foi promovido e hoje ocupa o cargo de diretor. Ele veio de Limeira para obter a liberação do empreendimento, e assim concluir a instalação da gravadora ONE RECORDS no bairro, que está em crescente valorização e transformação. Além de sua habilidade em liderar pessoas, ele também é persuasivo, cauteloso, e irá utilizar de sua experiência para colocar em prática sua ideia. A alegação é que o progresso é algo inevitável para o crescimento do bairro, e que um empreendimento desse porte irá contribuir para melhorias no bairro, desde que haja compreensão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.8 Kb)   pdf (182.3 Kb)   docx (34.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com