TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TÉCNICAS DE NEGOCIAÇÃO EM QUALQUER ÁREA

Por:   •  12/3/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  628 Palavras (3 Páginas)  •  275 Visualizações

Página 1 de 3

A negociação pode ser aplicada em qualquer área de nossas vidas, tanto profissional como pessoal.

No profissional á dois tipos de negociações: uma delas é onde apenas uma parte é beneficiada, enquanto a outra apenas ceder. Por exemplo: empresas com lideranças impositórias, onde não cedem oportunidades para novas ideias de seus colaboradores, para novos projetos.

Já para clientes externos poderíamos exemplificar, com tabelas de preços fixas, onde que por sua vez não exista diferenciação de preços com relação a quantidades compradas.

No âmbito da negociação em que ambos são beneficiados, podemos ter como base uma renovação de contrato de prestação de serviço. Que por sua vez as duas partes encontram um ponto de equilíbrio para suas próprias barganhas. De um lado a proposta e de outro a conta proposta. Ou seja, um ponto cedendo e ao mesmo tempo exigindo novos serviços.

Já em nossas vidas pessoais a negociação, também pode ser aplicada, e como a profissional os dois tipos de negociação também existem.

Para exemplificar a negociação do tipo ganha e perde, podemos observar alguns relacionamentos com a educação de seus filhos. Muitas vezes os pais acabam cedendo todas as vontades deles, para que não haja um transtorno emocional momentâneo em seus filhos, e também para se livrarem daquela situação o mais rápido possível.

Por outro lado, a negociação do ganha e ganha, pode ser observada nos relacionamentos afetivos com suas companheiras (os), quando a uma divergência de ideia e/ou gostos. Assim negociando uma viajem para o interior no começo do ano, e uma para a praia no final do ano. Ou até mesmo em assuntos referentes a compras de um móvel, apresentando argumentos plausível para que seja comprado posteriormente.

Desta forma observamos que a negociação ela é aplicada em todos os âmbitos de nossas vidas, praticamente em todos os dias e todas circunstâncias. Desta maneira qualquer pessoa pode fazer uma negociação. Pois quando seu filho chora, querendo muito um brinquedo, é uma maneira dele negociar.

Porém não é sempre que seu choro irá resolver sua negociação, ou até mesmo fazer uma boa negociação, principalmente no mercado de trabalho. Pois a uma grande diferença em pedir/ceder um desconto, e apresentar reais motivos para abaixar o preço ou avisar de um aumento no produto/serviço.

Neste espaço entre pedir e/ou ceder desconto e argumentos para abaixar e/ou aumentar produto/serviço é que entra habilidade do solicitante ou do comunicante.

Além do perfil de um negociador de sucesso, como: ética, educação e comunicação, é essencial ter habilidades de negociação para conseguir lograr êxito no mesmo, algumas delas podemos destacar: conhecimento, raciocínio rápido e altruísmo.

No que se refere ao conhecimento, primeiramente é necessário ter o conhecimento da parte que irá negociar está querendo obter, isto se dá através de uma boa comunicação com conversas francas e diretas ou seja, o conhecimento de seus desejos/necessidades. Segundamente é preciso ter conhecimento no mercado atual, pois informando o seu parceiro de negociação com verdades, automaticamente irá ganhar sua plena confiança trazendo consigo sua credibilidade. E por fim e não menos importante é o conhecimento de seu produto/serviço, deixando implícito as qualidades que lhes pode atender.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.1 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (9.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com