TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnicas de Recrutamento e Seleção “Proposta de Contratação ”

Por:   •  2/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  3.308 Palavras (14 Páginas)  •  228 Visualizações

Página 1 de 14

[pic 1]

Universidade Anhanguera- Uniderp

Tecnologia de Gestão de Recursos Humanos

Técnicas de Recrutamento e Seleção

 “Proposta de Contratação ”

Tutora: Prof.ª Ma. Cristiane Vinholi de Brito

Tutora Presencial: Lidiane Coelho Soares

  Participantes:

Fernanda Lopes Tavares RA: 304246

Rivicélia Tavares de Sousa RA: 302384

Rubia Cássio de Jesus B rito RA: 307549

Vanessa Batista Vieira RA: 285373

 

Luziânia 06  de Junho de 2012

Introdução

Nesta Atividade Praticas e Supervisionadas iremos aborda sobre: Qual a importância da implantação do setor de Recrutamento e Seleção de Pessoal, O que é Mercado de Recursos Humanos e Mercado de Trabalho, Qual a importância do recrutamento e suas fontes, dentre outros temas sobre Recrutamento.

Onde o Processo de Recrutamento tem inicio a parti da necessidade interna da empresa e entender que Recrutamento é um meio que as empresas usam para atrair candidatos aptos para as necessidades delas.

A Importância do setor de Recrutamento e Seleção de Pessoal

  1. Justificativa

O Mercado de Recursos Humanos e Mercado de Trabalho de acordo que vai tendo vagas e candidatos disponíveis para o recrutamento e seleção de pessoal eles se entrelaçam. Mas o que é Mercado de Recursos Humanos e Mercado de Trabalho?

  • Mercado de Recursos Humanos é um conjunto de pessoas que se candidatam a determinada vaga/emprego, habilitada, ou seja, que possuem conhecimentos, capacidade necessárias ao cargo;
  • Mercado de Trabalho é a relação entre oferta de trabalho e a procura de trabalhadores, é o conjunto de pessoas ou empresas que em época e lugar determinadas, provocam o surgimento e as condições dessa relação;

Importância da contratação do profissional para a implantação do setor “Recrutamento e Seleção”

Recrutamento e Seleção de Pessoal é um instrumento de suma importância, porque é através dela que encontra a pessoa certa para o cargo certo, ou seja, é saber que está garimpando joias para a sua empresa, busca talento. Passará a ser do departamento a responsabilidade de realizar as primeiras entrevistas e dinâmicas assim diminuindo a perda de tempo que seria gasto se o mesmo processo fosse realizado por profissionais sem a devida experiência, será também de responsabilidade do setor o encaminhamento dos profissionais selecionados a direção do departamento requisitante da vaga para finalizar o processo de contratação.

As empresas modernas estão ficando cada vez mais exigentes, fazendo com que os candidatos estejam dentro das qualificações exigidas por elas. É de suma importância que a empresa tenha sua análise e descrição de cargos para conhecer as características, habilidades, aptidões e conhecimentos que precisam ter os ocupantes, para melhor administrá-los (CHIAVENATO, 1999).

A análise e descrição de cargos representam a base fundamental de todo e qualquer trabalho de Administração de Recursos Humanos, pois permite informações para recrutamento e seleção, treinamento, administração de salários e avaliação de desempenho. Assim, o mercado de recursos humanos agrega fatores como escolaridade, competências, qualificação, habilidades, técnicas, época (ou tempo), entre outros, pois esses fatores interferem na escolha dos candidatos para o preenchimento de uma vaga no mercado trabalho.

Mercado de Trabalho e o Mercado de Recursos Humanos estão diretamente relacionados entre si, pois a necessidade de profissionais cada vez mais capacitados para ocupar muitas funções ociosas de bons profissionais. E a cada dia que passa as organizações estão investindo nesse setor de mercado de recursos humanos. A alta rotatividade dos funcionários nesse mercado com ofertas de bons salários e programas de incentivos faz as empresas disputar ainda mais este setor que só tende a crescer. Com as cobranças que sofrem as empresas, por melhores resultados, produtos com melhor qualidade, inovação, bom atendimento aos clientes, com preços e prazos melhores.

Os empresários mudaram sua forma de recrutar pessoas, na maioria das empresas as áreas de RH são responsáveis por isso, por entenderem que mais que um profissional qualificado tecnicamente, as empresas precisam de pessoas com comportamentos e atividades adequadas a cultura, missão, visão e objetivos do negocio.

Assim no recrutamento e seleção de candidatos o profissional de RH deve interagir com o empregador para assim alem de competências técnicas dos candidatos, procurar pessoas com habilidades e atitudes muito especificas as necessidades do empregador.

Para que com essa interação o profissional nesse setor de recrutamento e seleção de candidatos possa selecionar corretamente o profissional adequado à vaga que o empregador precisa.

Descrição de Cargo

Levantamento e descrição de perfil profissional

Descrever um cargo significa relacionar desde o que o ocupante faz até o motivo porque faz, a descrição de cargo é um retrato simplificado do conteúdo e das principais responsabilidades do cargo. O formato de uma descrição de cargo inclui o título do cargo, o sumário das atividades a serem desempenhadas e as principais responsabilidades do cargo. A descrição do cargo relaciona de maneira breve as tarefas, deveres e as responsabilidades do cargo.

Método de coleta de dados sobre cargos

Existem três métodos para obtenção de dados a respeito dos cargos: entrevista, questionário e observação.

- Entrevista: existem três tipos, individual, em grupo e a entrevista com o supervisor tendo como objetivo buscar dados a respeito dos cargos e determinar seus deveres e responsabilidades.

- Questionário: são distribuídos aos seus ocupantes ou ao seu supervisor. Na prática segue o mesmo roteiro da entrevista, tem como vantagem proporcionar um meio eficiente e rápido de coletar informação de um grande número de funcionários, tendo como custo operacional menor do que a entrevista.

- Observação: é direta daquilo que o ocupante do cargo está fazendo constitui outro método de colher informação sobre o cargo é aplicável em cargos simples, rotineiros e repetitivos.

A maioria das empresas hoje reconhece em Recursos Humanos uma função organizacional estratégica, voltada efetivamente para a gestão de pessoas e equipes. É uma atividade que, embora operacional, é também de nível estratégico e contribui para os resultados das empresas.


O perfil desse novo profissional, no nível gerencial ou de direção, deve incluir competências nas áreas de Desenvolvimento de Recursos Humanos e de Remuneração e Administração de Recursos Humanos. Incluem-se, aí, as atividades de Planejamento, Recrutamento, Seleção, Treinamento, Avaliação de Desempenho, Competências e Potencial, Desenvolvimento Gerencial, Cargos e Salários, Benefícios, Relações Trabalhistas e Administração de Pessoal, entre outras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.5 Kb)   pdf (168.6 Kb)   docx (78.8 Kb)  
Continuar por mais 13 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com