TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Técnico em Qualidade/SENAC - Gestão da Qualidade

Por:   •  14/3/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.018 Palavras (5 Páginas)  •  912 Visualizações

Página 1 de 5

1. Caracterização da empresa

Nome da empresa: Padaria Pão de Açúcar

Ramo de atuação: Alimentício

Número de colaboradores: 7

Principais clientes: moradores do bairro e uma faculdade próxima

Outras informações: Os sócios são parentes, pai(Paulo) e dois filhos(José e Eduardo). Dois funcionários na cozinha (Helena e Andréa) e atendentes ( Maria e Joana).

2. Identificação do problema

Por ser uma empresa familiar não existe um plano de carreira geral, existe uma dificuldade de separar os fluxos de caixa pessoal e da empresa, perda de clientes e reflexo direto na renda.

3. Metodologia PDCA

Plan:

• Definir plano de carreira aberto a todos, baseado em capacitação e competência pessoal, sem favorecimentos;

• Separar o caixa da empresa do caixa pessoal, fazendo suas compras com os recursos do salário definido para função exercida e pago nos dias da folha de pagamento e pagando contas da empresa com seus próprios recursos;

• Melhorar a qualidade das matérias primas, oferecer cursos aos funcionários, oferecer brindes ou descontos na tentativa de fidelizar os clientes, realizar reuniões para motivar os funcionários e priorizar o bom atendimento.

Do:

• Foi promovida uma seleção para cargos administrativos aberto a todos, sem favorecimentos a pessoas ligadas a família, com o objetivo de selecionar pessoas competentes.

• O caixa da empresa foi separado do caixa pessoal, as compras foram feitas com os recursos do pró-labore ou salário definido para função exercida e pago nos dias da folha de pagamento e as contas da empresa foram pagas com seus próprios recursos, planejando melhor as compras, para evitar sufocos financeiros em datas inadequadas. Os salários de todos os funcionários foram reavaliados e pagos conforme o mercado.

• Houve investimentos nas compras de produtos, buscou-se uma melhor qualidade dos produtos. Os funcionários receberam cursos de culinária e aprenderam novas receitas. As novas receitas foram executadas e houve degustações oferecidas ao público. Uma promoção foi implantada, na compra de uma porção dos produtos novos a segunda porção é brinde. Reuniões mensais foram promovidas, com palestras motivacionais.

Check:

 Cargos sem favorecimento pessoal;

 Caixa da empresa separado do pessoal;

 Contas pagas com os recursos da empresa;

 Salários de acordo com o mercado;

 Melhoria na qualidade dos produtos oferecidos;

 Cursos ofertados aos funcionários;

 Inovações nas receitas;

 Promoções para fidelizar o cliente;

 Reuniões mensais com palestras motivacionais para os funcionários.

Action:

As ações corretivas podem ser tomadas e assim agir para a melhoria contínua, adotando um modo satisfatório de trabalho a ser seguido mesmo depois do estudo do PDCA. Neste caso, todos os itens verificados no item anterior foram bem concluídos, não houve necessidade de aplicar nenhuma ação.

Figura 1: Gráfico do estudo PDCA.

4. Plano 5W2H

O plano 5W2H funciona como um mapeamento das atividades ficando estabelecido o que fazer, quem vai fazer em que tempo e que custo. Essa ferramenta é um checklist onde determina as atividades que deverá ser executada. Esse plano é importante para a organização, além eliminar qualquer dúvida que poderá surgir durante os processos.

Para utilizar o 5W 2H é necessário estabelecer estratégias de ação para identificar causas e efeitos. Esta ferramenta é muito simples de ser implementada, e traz grandes benefícios para a organização.

Figura 02: Gráfico do plano 5W2H

1-What (O que será feito): Será promovida uma seleção para cargos administrativos aberto a todos, sem favorecimentos a pessoas ligadas a família, com o objetivo de selecionar pessoas competentes. O caixa da empresa será separado do caixa pessoal, as compras serão feitas com os recursos do pró-labore ou salário definido para função exercida e pago nos dias da folha de pagamento e as contas da empresa serão pagas com seus próprios recursos. Os salários de todos os funcionários irão ser reavaliados e pagos conforme o mercado. Haverá investimentos nas compras de produtos. Os funcionários receberão cursos de culinária. Programar promoções. Reuniões mensais serão promovidas.

2- Why (Por que será feito):

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)   pdf (79.3 Kb)   docx (12.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com