TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Técnico em Qualidade SENAC

Por:   •  4/5/2023  •  Resenha  •  1.267 Palavras (6 Páginas)  •  43 Visualizações

Página 1 de 6

[pic 1]               ESCOLA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL SENAC RIO GRANDE DO SUL

                                                                               EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

ESTUDANTE: MARIANA MOURA PEREIRA

COMPONENTE: ATIVIDADES COMPLEMENTARES PRESENCIAIS I

PROFESSOR: ROCHELE RIOS

ATIVIDADE Nº: 1

POLO: EAD SANTO ANDRÉ

LOCAL E DATA: DIADEMA ,O7 DE ABRIL DE 2023.

Introdução

Nesta atividade será apresentado uma resenha da  vídeo aula 1, que mostra de forma clara e objetiva o papel do técnico da qualidade no ambiente de trabalho, quais são suas funções, quais habilidades se espera deste profissional para desenvolver seu trabalho satisfatoriamente, contextualização, casos técnicos e histórico do processo de qualidade. 

Contextualização com o mercado e perfil profissional

O vídeo, portanto, resume todos os aspectos envolvidos para se ter serviços e produtos de qualidade, como os profissionais precisam ser capacitados e aplicados no mercado de trabalho para que as empresas possam prestar serviços de qualidade, mostra as áreas em que um técnico de qualidade pode atuar e como é de extrema importância para as empresas, obter um certificado de qualidade em sua empresa, esclarecendo assim a importância deste tema para todos os envolvidos no ambiente de trabalho.

Mercado de trabalho para o profissional de nível técnico da área de qualidade.

Os profissionais da qualidade, portanto, têm muita responsabilidade e podem atuar em diversos setores, como: metalúrgico, automotivo, alimentício, saúde, bancário, internet, energia, planos de saúde, negócios em geral, vendas e outros.

Isso mostra que a atuação de um profissional na área da qualidade é extensa, portanto com um mercado de trabalho muito amplo, o profissional deve estar apto e qualificado para atuar, como é o caso do personagem do vídeo, onde ele trabalha. Em um hotel, o proprietário está exigindo uma formação de qualidade para os profissionais, para que o estabelecimento se mantenha competitivo no mercado, portanto o personagem está cursando o curso técnico para adquirir conhecimento na área, o que é muito importante para ele, pois através do treinamento ele poderá contribuir com serviços de qualidade e obter melhorias em suas funções e novas oportunidades, e assim crescer profissionalmente.

 

Atuação e atividades do técnico em qualidade em diversos segmentos:  

O vídeo mostra que o profissional de qualidade pode atuar em alguns segmentos como: controle, inspeção, garantia e gestão. E assim podendo obter cargos como auditor da qualidade, inspetor de qualidade e assistente da qualidade. O que é   bastante importante, pois mostra que apesar de todos envolver basicamente os mesmos processos de atuação, vai depender em que setor e cargo o profissional se habilita e tem mais sucesso no desenvolver das atividades diárias. Sendo assim o profissional de qualidade realizara algumas atividades no dia a dia visando a satisfação dos clientes, como: participação em auditorias internas ou externas; atualização de indicadores da qualidade; elaboração de gráficos dos dados coletados; elaboração e realização de pesquisas de satisfação do cliente e de mercado; entre outras.

Mais precisa de algumas habilidades como: praticidade em ações que envolvam sua responsabilidade; flexibilidade nos mais variados contextos da empresa; adaptação e motivação para mudanças; perfil de liderança para motivar equipes e trabalho, entre outras.

O que para mim ficou evidente que o estudante da área deve estar apto para desenvolver essas habilidades e buscar cada vez mais se adequar ao que o mercado de trabalho necessita.

O papel da qualidade e sua importância estratégica nas organizações:

Assim, após analisar algumas das atividades que um profissional da qualidade desempenha no dia a dia em uma empresa, percebe-se a importância e o papel da qualidade e da estratégia em uma empresa, pois todos se beneficiam com a implantação da qualidade para que o colaborador contribua para o desenvolvimento do seu trabalho e ganhe meios para o seu próprio sustento e de sua família, além de garantir que o proprietário e o acionista atendam às suas expectativas; os clientes contribuem consumindo produtos e ganham com produtos de qualidade; os fornecedores contribuem com suprimentos de matéria-prima e ganham por meio de parcerias e recursos; Os investidores contribuem investindo na empresa e ganham com os lucros; O governo arrecada taxas e impostos e contribui com infraestrutura para atrair empresas, a sociedade e o meio ambiente contribuem com facilidades para a empresa e lucros com o desenvolvimento da cidade.

Então ficou absolutamente claro para mim que existe uma troca de benefícios e serviços, que se for bem feito, todos saem satisfeitos.

Cases de sistemas da qualidade:

 Alguns casos foram registrados no vídeo, por exemplo: Uma fábrica de móveis que antes tinha problemas com atendimento, controle de documentos e treinamento profissional, e após a implantação da certificação de qualidade percebeu grandes benefícios para a empresa, como: conquista de novos clientes e melhoria lucratividade, reduzindo o desperdício de matéria-prima e melhorando o treinamento da equipe.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.2 Kb)   pdf (97.1 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com