TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Por:   •  18/10/2020  •  Resenha  •  587 Palavras (3 Páginas)  •  104 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM GESTÃO DA SAÚDE COM ÊNFASE EM ADMINISTRAÇÃO HOSPITALAR

Resenha Crítica de Caso

Nome do aluno Fabiana Cerquearo

Trabalho da disciplina Gestão de Pessoas

                                                                   Tutor: Prof. Marcelo Tadeu de Assis

CARAGUATATUBA

2020

UMA NOTA SOBRE O PROCESSO DE EQUIPE

Pessoas trabalham cada vez mais em grupos. Indivíduos podem tomar decisões melhores em períodos mais curto de tempo quando tem a especialização necessária e as tarefas são relativamente simples, porem quando as atividades são complexas exigem uma diversidade de habilidades e equipes são em geral mais eficazes, ao combinar a especialização e a experiência de diversos indivíduos, uma equipe trabalhando em conjunto produz e gera melhores resultados  do que indivíduos agindo sozinho.

Porem grupos muitas vezes são ineficazes e inúteis, pois  compromete a responsabilidade e a criatividade individual ao nivelar a tomada de decisões pelo mínimo denominador comum.

Existe também a questão pessoal, cada perfil segue uma tendência e é necessário respeita-la para conseguir um melhor resultado.

Um grupo de pessoas trabalhando juntas não é uma equipe, equipes são formadas por indivíduos únicos e cada um traz suas próprias expectativas, pressuposições e sentimentos a equipe. Não é fácil avaliar processos, é preciso bancar o detetive.

Saber lidar de maneira eficaz com o processo de solução de problemas é uma das chaves para o sucesso de uma equipe.

Um processo de tomada de decisão inclui quatro etapas. Identificar e explorar o problema; Gerar Soluções possíveis; Aperfeiçoar e criticar as soluções possíveis e Implementar a solução.

A participação, normalmente pessoas com um cargo mais elevado e pessoas mais falantes tem uma tendência a participar mais dos processos, porem se haver uma grande disparidade isso indica que o processo não esta sendo eficaz, as diferenças de gênero e culturais também influenciam a participação no processo, porem vale lembrar de avaliar certos fatores, nem sempre quem é muito participativo traz um melhor resultado. Sempre é bom ter um juiz na equipe que incentive os mais quietos, e tenha esse perfil acolhedor e sensato.

A influencia e participação não são a mesma coisa, muitos falam  sem conteúdo e alguns falam pouco com um teor muito bom.

A intervenções  se o grupo dominam uma discussão uma estratégia é simplesmente apoiar ou reforças as opiniões dos membros cuja as ideias são levadas em consideração.

A capacidade de passar por conflitos construtivos e pelo desgaste criativo é vital para uma equipe tornar-se altamente produtiva.

Equipes eficazes buscam conflitos de tarefa e ao mesmo tempo minimizam conflitos afetivos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (100.1 Kb)   docx (44.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com