TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um Artigo Administração Portfolio

Por:   •  6/11/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.714 Palavras (11 Páginas)  •  200 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6][pic 7]

MARIA DE LOURDES LIMA

[pic 8]

Artigo científico apresentado em cumprimento as exigências para obtenção de nota em Direito Empresarial e do Trabalho, Gestão de Pessoas e Responsabilidade Social e Ambiental, na Universidade Norte do Paraná - UNOPAR

[pic 9]

SUMÁRIO

  1. INTRODUÇÃO.......................................................................................

5

  1. METODOLOGIA....................................................................................

6

  1. REVISÃO DE LITERATURA.................................................................

7

3.1 Desenvolvimento de Lideranças e Habilidades...............................

7

3.2 Liderança..........................................................................................

7

  1.  Motivação.........................................................................................

9

3.4 Comprometimento............................................................................

9

  1.  Lideranças Globais..........................................................................

10

3.6 Responsabilidade Sócio-Ambiental e Sustentabilidade..................

11

3.7 Novas Configurações Organizacionais e Liderança.......................

12

3.8 Inclusão no Trabalho........................................................................

13

  1. CONSIDERAÇÕES FINAIS...................................................................

15

  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS......................................................

16

LIMA, Maria de Lourdes.; Desenvolvimento Gerencial 

lourdeslima@hotmail.com

RESUMO

Este estudo objetiva contribuir pra um conhecimento acerca do tema das competências gerenciais associadas ao desenvolvimento da gestão, ao mesmo tempo, pretende-se avaliar a contribuição da aprendizagem organizacional nas competências de liderança, socioeconômica e cultural, elucidando as metas de um gestor dentro da empresa e que tipo de postura o mesmo deve adotar para alcançar os objetivos propostos pelas organizações. O tipo de pesquisa escolhida foi a bibliográfica que busca desde a criação do programa de desenvolvimento gerencial até o tipo de decisões que devem ser tomada através da liderança. Para concluir foi abordado sobre os novos tipos de organização e métodos que estão sendo utilizadas para contribuir para a nova gestão.

Palavras-chave: Competências Gerenciais; Gestão; Liderança; Organizações;



  1. INTRODUÇÃO

O desenvolvimento gerencial trata-se de um autodesenvolvimento, ou seja, é a responsabilidade do gerente aprimorar, capacitar e auxiliar na capacitação da equipe, tendo um papel fundamental de condutor. É de responsabilidade de a empresa fornecer meios para o desenvolvimento gerencial de cada um, todavia o esforço para impulsionar e aproveitar as oportunidades é do gerente.

O trabalho objetiva apresentar quais os requisitos necessários para ser um gerente, onde apresentar liderança e habilidades é de suma importância, tendo também como papel levar uma maior motivação e comprometimento às pessoas da equipe, devendo desenvolver e transparecer uma postura positiva perante o grupo.

Podemos considerar o desenvolvimento gerencial como um processo de adquirir ou reformular conhecimentos, habilidade e atitudes para aprimorar o desempenho atual e preparar-se para responsabilidades futuras.

Além de existir a interação entre o homem e o trabalho, devemos estar atentos ao ambiente interno e externo da organização e todas as modificações que elas acarretam.

Um comportamento gerencial eficaz integra competências técnicas e interpessoais, e essa interação desenvolve os conhecimentos, as habilidades e as atitudes gerenciais.

Serão realizadas pesquisas bibliográficas que possam abranger os tipos de desenvolvimento gerencial e as transformações que esse comportamento organizacional apresenta, e ainda sobre a inclusão e exclusão de pessoas dentro das equipes de trabalho.

  1. METODOLOGIA

           

             A pesquisa se deu com base uma pesquisa bibliográfica em livros, revistas, internet e trabalhos científicos. Segundo Silva (2005), “a pesquisa bibliográfica é o primeiro passo de qualquer pesquisa científica”.

  O método utilizado foi o histórico por se tratar de uma opção que permite com que haja uma compreensão dos fatos reais dentro das organizações contando como surgiu esse desenvolvimento gerencial, bem como as novas transformações que veio sofrendo ao longo do tempo.

Enquanto procedimento, este trabalho foi realizado por meio de observação indireta apenas esclarecida com bases em pesquisas bibliográficas realizadas para obter informações sobre a postura correta de um gestor, bem como o tipo de habilidades e lideranças que os mesmos devem apresentar em todas as áreas organizacionais.

Foi apresentado também sobre a forma correta de tratar algumas dificuldades de motivação e treinamento de pessoas para que haja resultados e alcance de metas para que assim o desenvolvimento gerencial seja alcançado com eficácia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (21.6 Kb)   pdf (208.5 Kb)   docx (342.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com