TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Unopar individual 6 semestre

Por:   •  30/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.949 Palavras (12 Páginas)  •  400 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2][pic 3][pic 4][pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

[pic 9]

[pic 10]

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

INTRODUÇÃO

1. Empresa …................................................................................................... 4

2. Entrevsita …................................................................................................. 5

3. Análise das Informações ….......................................................................... 8

4. Indentificão de Problemas …...................................................................... 10

5. Orientação ….............................................................................................. 12

6. Conclusão ….............................................................................................. 14

7. Referencia ….............................................................................................. 15

        1. Empresa

A organização ''LC AUTO POSTO'' é uma empresa particular, onde se classifica com relação a sua receita como micro empresa, onde é situada como de pequeno porte. Pois empresa foi fundada em 2007 na cidade de Congonhinhas, na qual ela tem 11 funcionários todos registrados.

        

2. Administração Fincanceira e Orçamentária -  Entrevista

Realizada entrevista com o proprietário da empresa, foi feito um levantamento das seguintes informações: a empresa utiliza com caráter de grande relevância um orçamento de caixa e previsão de flutuações, através dele o proprietário é capaz de avaliar o saldo do caixa em determinado período, também suas flutuações determinadas pela previsão de entradas e saídas em períodos futuros. O orçamento de caixa é elaborado de forma conservadora visando sempre a maior lucratividade, o lucro segundo o proprietário é sempre revertido em investimentos na empresa na forma de ampliações, compra de produto no sentido de fazer estoque aproveitando melhor preço, e o aumento do volume de capital; A um acompanhamento diário do fluxo de caixa projetado no sentido de manter a meta da empresa, são elaborados orçamentos de venda e de estoque de forma quinzenal e quando a necessidade de maior rigor devido ao aumento das vendas, os orçamentos são feitos de forma semanal, adequando-se a necessidade do período.

O orçamento como um todo segundo o proprietário, possui detalhes suficientes de maneira a auxiliar na visão global dos resultados da empresa e a gerenciar todas suas ações, também a uma periodicidade no que se diz respeito à revisão dos números apresentados. Perguntado se os custos, despesas e os resultados alcançados em períodos anteriores servem de primeira base para um novo orçamento, ele disse que servem sim, pois os dados coletados são usados em avaliações que mensuram se a empresa esta mantendo sua meta de crescimento, disse também que procuram tomar cuidado com determinadas informações de orçamentos anteriores, pois a situação de mercado no período atual pode ser diferente a do orçamento em questão, exemplo disso é inflação dos presos que pode diferenciar os números.

Durante os 8 anos da empresa, o proprietário relatou a forma que utilizou para financiar suas instalações; através do que foi dito verificamos o uso de uma estratégia de financiamento que utiliza uma técnica conservadora, a técnica conservadora consiste em “financiar todas as necessidades financeiras projetadas com recursos de longo prazo ou usar recursos em curto prazo no caso de uma emergência ou saída inesperada de recursos”.  O proprietário nos salienta que necessitou primeiro capitalizar determinada quantia para que logo após as ampliações, fosse capaz de aumentar seu estoque sem comprometer muito seu capital de curto prazo, capital este usado para pagamento das dividas de curto prazo que já existiam e outras oriundas da expansão da empresa. Outro ponto relatado é que com o aumento da empresa cresceu também o lucro líquido. A partir disso houve uma mudança na estratégia de financiamento onde foi sendo implementada a técnica de financiamento mista, onde nos períodos que fosse necessário a utilização de recursos de longo prazo este seria adquirido, mas não na totalidade do valor, o restante viria do capital gerado pelo lucro líquido da empresa diminuindo assim o endividamento com financiamentos e pagamentos de juros referentes ao financiamento.

 Poderia ter optado pela compra de novos produtos reforma e modernização da matriz e outras lojas o que em curto prazo seria mais rentável, mas escolheu aumentar sua área de abrangência e investir no volume de estoque para atender a demanda que só aumentava, mesmo sabendo que só recuperaria o investimento em médio prazo. Durante o início do negocia utilizou capital próprio e uma linha de microcrédito fornecida pelo banco com taxa mais baixa.

Verificamos na empresa pesquisada os seguintes serviços

  • Custos: salário dos funcionários, recarga de baterias automotivas, cafezinho para clientes, brindes e cortesias;
  • Despesas: fretes de mercadorias, eletricidade, depreciação dos imobilizados, conta de telefone, propaganda, água e luz;
  • Perda: peças danificadas; inadinplência;

Perguntado sobre a composição de custos da empresa obtivemos como custos variáveis: a aquisição de mercadoria, embalagens, frete de mercadorias, impostos sobre venda e o custo de determinada atualização no sistema da empresa que não costuma ser periódica. Como custo fixo tem: água, luz, telefone, salários + encargos, contador,materiais de limpeza e escritório, manutenção preventiva das bombas de combustiveis. Os custos variáveis são parcialmente apurados através de tabelas em Excel, já os fixo não são apurados apenas pagos em primeira mão. Com relação a uma boa gestão de custos, deve ser realizada buscando a maior exatidão possível, através dela é que se mensura o real custo do produto, para assim compor o preço de venda o mais competitivo possível em relação aos concorrentes. Sobre a apuração de custos é apenas feita uma soma das despesas que envolvem a compra de mercadorias e seus impostos, acrescido a margem de lucro sobre cada produto e o mesmo já é posto a venda. Não possui nenhum investimento em ativos de renda fixa e variável. Avaliando a situação financeira da empresa, orientaria a realização de investimentos em fundos de renda fixa como os Certificados de Depósitos Bancários – CDB, uma das instituições bancarias utilizadas pela empresa possui este tipo de investimento, onde a taxa e o período de remuneração são pré-fixados e garantidos pelo Fundo Garantidor de Crédito – FGC. Avaliando as condições de capital da empresa atualmente, seria perfeitamente possível esse investimento, visto que seu limite é de R$ 370.600,00, valor ajustável às características da empresa além de ser um investimento totalmente seguro.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.9 Kb)   pdf (209.3 Kb)   docx (40.5 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com