TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Utilização de ferramentas DMAIC na distribuição

Por:   •  15/12/2015  •  Artigo  •  5.526 Palavras (23 Páginas)  •  319 Visualizações

Página 1 de 23

Aplicação de análise Sigma para melhoria de nível de serviço

Heider Carlo do Nascimento*

Resumo

As organizações são constantemente forçadas à busca contínua por uma redução dos custos ligados as operações logísticas como forma de propiciar um aumento da rentabilidade em vendas. Aumentar a rentabilidade em vendas se associado ao aumento do giro do capital, seja pelo aumento do faturamento ou redução dos ativos, aumentará sensivelmente o retorno sobre o capital investido. Em algumas situações a busca por este aumento pode trazer impactos no nível de serviço prestado o que acarretará  uma perda de competitividade e argumento para a equipe comercial. Este artigo busca mostrar que as aplicações de ferramentas ligadas ao Lean Six Sigma podem contribuir para que o nível de serviço passe a ser conhecido e gerenciado. Gerenciar o nível de serviço pode significar aumento nos custos operacionais ou sua redução. O artigo contribui no sentido de orientar a interpretação dos dados amostrais e a utilização de ferramentas importantes e simples, para pautar a tomada de decisão gerencial quanto as estratégias de aumentar as tarifas, manter ou diminuir, melhorando o serviço prestado em determinadas regiões. Foi aplicado na empresa Alfa Ltda nas operações de distribuição de óleo de soja para a região previamente denominada sul de minas. A escolha por esta região se deu pela percepção de um serviço precário de distribuição e entregas e baixa oferta de transportadores com tarifas elevadas. Melhorar um serviço logístico aumentando o custo operacional não é o caminho para o resultado expresso anteriormente que sem dúvida é a razão de existir de empresas comerciais.

Palavras chave: Six Sigma. Controle estatístico do processo.  Distribuição física. Estatística. Logística.

*Professor  – UNIUBE Universidade de Uberaba

Especialista em Logística – Universidade Federal de Uberlândia

Mestrando em engenhari civil – Universidade Federal de Uberlândia

Email: heider.nascimento@uniube.br


Abstract


Organizations are constantly forced into a continuous search for lower costs related to logistics operations as a way to provide an increased return on sales. Increasing profitability in sales is associated with an increased turnover of capital, either by increasing revenue or decrease in assets, will significantly increase the return on invested capital. In some situations the search for this increase can have impacts on the level of service which will entail a loss of competitiveness and argument to the sales team. This article seeks to demonstrate that the applications of tools related to Lean Six Sigma can help ensure that the level of service to become known and managed. Manage the service level may mean an increase in operating costs or reduce them. The article helps in guiding the interpretation of sample data and use of important tools and simple, to guide the management decision making and strategies to raise rates, maintain or decrease, improving the service provided in certain regions. Was applied at Alfa Ltda in distribution of soybean oil to the region previously called southern mines. The choice of this region was because of the perception of a service delivery and poor distribution and low supply of carriers with high tariffs. Improve a logistics service increasing the operational cost is not the way to the foregoing result that is undoubtedly the reason for being commercial enterprises.


Keywords: Six Sigma. Statistical process control. Physical distribution. Satistics.  Logistics.


* Professor - University of Uberaba UNIUBE
Logistics Specialist - Federal University of Uberlandia
Masters in civil engenhari - Federal University of Uberlandia
Email: @ heider.nascimento uniube.br


Introdução

Este artigo propicia uma visão sobre a aplicação de ferramentas ligadas ao Lean Six Sigma como forma de interpretar resultados ligados diretamente à distribuição física do produto óleo de soja.

Esta aplicação parte como base a metodologia conhecida como DMAIC, sendo parte fundamental da execução de projetos Six Sigma.

Não consiste em um projeto, mas em uma aplicação da metodologia e ferramentas básicas que conduzem a um resultado.

É fato que as organizações a cada dia são forçadas a identificarem estratégias que possam valer sua sobrevivência. Neste caso é de fundamental entendimento que a sobrevivência é gerada quando os resultados esperados são alcançados e a competitividade como sendo as diferença de produtos e serviços, conduza a um argumento de vendas, que neste caso é percebido diretamente pelos intermediários de marketing em um canal de suprimentos e remetido aos consumidores finais.

Para LESCA (1989) uma empresa é competitiva quando atua em um mercado de forma voluntária e consegue um crescimento em meio da concorrência, neste caso seu crescimento é auto-suficiente e totalmente adaptativo as mudanças.

Crescer em meio a margens cada vez menores é uma tarefa árdua para administradores. A busca constante de ferramentas permite a interpretação correta e uma aplicação conceitual e prática.

Mas mesmo que não exista o crescimento preconizado anteriormente, a competitividade é refletida também como uma forma de manter o mercado atual de clientes.

Uma vez que uma empresa cria estratégias e mantém seu posicionamento no mercado, poderá estabelecer novos critérios ou planos estratégicos ou táticos em prol de um crescimento.

O grande dilema é provocar uma mudança corporativa, e acompanhar a mudança do hábito dos consumidores, que por sua vez que buscam produtos substitutos quando não consegue adquirir o produto ou serviço que de costume era consumido, seja por preço, qualidade ou mesmo por ruptura no varejo.

Os resultados encontrados neste artigo evidenciam que a busca por um diferencial passa por um processo de entendimento onde está o que pode ser diferente do que cotidiano é aplicado dentro das organizações.

A delimitação de estudo deste artigo foi a aplicação de ferramentas de análise e uma metodologia  do Lean Six Sigma na  micro região conhecida como sul de minas dentro das operações logísticas.

Para Bowersox (2001) o desafio da logística consiste em fazer mais com menos, até fazer tudo com nada.

Fazer mais com menos significa que a empresa deve maximizar ao máximo suas operações, aplicando economia em escala para o transporte, com a finalidade de obter uma melhoria significativa do serviço prestado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.1 Kb)   pdf (954.5 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com