TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VANTAGENS E DESVANTAGENS EM SE FORMALIZAR

Por:   •  11/10/2021  •  Trabalho acadêmico  •  5.790 Palavras (24 Páginas)  •  151 Visualizações

Página 1 de 24

Tema: VANTAGENS E DESVANTAGENS EM SE FORMALIZAR: O perfil do empreendedor individual e suas estratégias de negócios.

1Neiva Aparecida da Silva

1Sâmela Cristina Franco Braga

2Antonio Carlos Breves de Souza[1]

³Cláudia Valéria Abdala Lamoglia [2]

RESUMO:        

O presente artigo objetiva analisar em um grupo de empreendedores das cidades de Barra do Piraí e Valença quais são as vantagens e as desvantagens de se formalizarem, e também averiguar qual é o perfil deste grupo. O artigo aborda a teorização sobre empreendedorismo de forma objetiva e direta apresentando o processo de formalização e as estratégias utilizadas pelos integrantes da amostra e para a definição do perfil, fez-se uma pesquisa de opinião em um grupo de 10 empreendedores objetivando uma, visualização clara sobre as causas apontadas para a informalização e também os benefícios percebidos pelos empreendedores devidamente legalizados.

Palavras Chaves: Empreendedor, Legalização, Estratégias e Microempreendedor.

ABSTRACT:

The present article aims at to analyze in a group of entrepreneurs of the cities of Barra of Piraí and Valença which are the advantages and the disadvantages of if they formalize, and also to discover which is the profile of this group. The article approaches the theorization on entrepreneurship in an objective and direct way presenting the formalization process and the strategies used by the members of the sample and for the definition of the profile, it was made an opinion research in a group of 10 entrepreneurs aiming at a, clear visualization on the pointed causes for the informalization and the benefits also noticed properly by the entrepreneurs legalized.

 

Key Words: Enterprising, Legalization, Strategies and enterprising Personal computer.  

INTRODUÇÃO

        O presente artigo se remeterá as duas faces do empreendedor, a formal e a informal, demonstrando as informações necessárias para o profissional obter sucesso. O fenômeno a ser estudado é o mundo de observações pessoais das autoras que abordam o tema pesquisado. Cujo, o foco está no que tange a existência de empreendedores legalizados e não legalizados nas cidades de Barra do Piraí e Valença. Embora havendo facilidade em se formalizar ainda existem pessoas que resistem à formalização, seja pela falta de interesse ou de conhecimento.

O estudo pretende analisar o perfil do empreendedor individual verificando com profissionais formais e informais as vantagens e desvantagens em se tornar legalizado e buscar as estratégias de negócios utilizados pelos mesmos para obterem sucesso em seu comércio, constatar se os empreendedores individuais do município de Barra do Piraí e Valença utilizam alguma ferramenta de estratégia de negócios como planejamentos estratégicos, pesquisa de mercado, pesquisa de cliente, o nível de conhecimento do profissional de como formalizar seu comércio, além de verificar se existe uma falta de interesse dos empreendedores individuais em se formalizar mesmo sabendo dos benefícios para aqueles que se legaliza.

        Desse modo, pretende-se estudar a questão do porque ser ou não legalizados, bem como quais as suas melhores estratégias de negócios e as vantagens e desvantagens em se formalizar, sendo utilizadas metodologias como pesquisas bibliográficas através de artigos científicos, livros e sites além de pesquisa de campo nas cidades de Barra do Piraí e Valença para apurar o nível de conhecimento e interesse sobre a legalização utilizando a metodologia Qualitativa: através de pesquisas qualitativa onde se obterá informações sobre a situação formal e informal dos microempreendedores, aplicando um questionário com 3 perguntas para os informais e 4 perguntas para o formal  sendo perguntas fechadas e abertas  direcionadas a 5 profissionais legalizados e 5 profissionais não legalizados em cada cidade em que as pesquisas serão feitas com objetivo de avaliar o conhecimento e os interesses dos mesmos.

DESENVOLVIMENTO

1-Empreendedor individual

A palavra empreendedor (entrepreneur) tem origem francesa que significa aquele que gosta de assumir riscos e começar algo novo. O empreendedor não é somente um fundador de novas empresas ou elaborador de novos negócios, é a pessoa que fareja novas oportunidades aproveitando-as antes mesmos que seus concorrentes o façam.( DOLABELA,1999, p.43)

O empreendedorismo teve sua origem na reflexão de pensadores econômicos do século XVIII e XIX, conhecidos defensores do laissaz-faire ou liberalismo econômico, onde os pensadores defendiam que a ação da economia era refletida pelas forças livres do mercado e da concorrência.( REYNOLDS(1997) e SCHUMPETER(1954), apud CHIAVENATO( 2008, p.5))

        

Segundo Reynolds(1997) e Schumpeter(1954), apud Chiavenato(2008, p.5):“O empreendedorismo tem sido visto como um engenho que direciona a inovação e promove o desenvolvimento econômico”. O empreendedor com sua capacidade produtiva e habilidade vem causando aumento da renda nacional de uma economia, com base em suas inovações. O desenvolvimento econômico que o empreendedor promove são questões como a qualidade de vida, o nível de consumo, o desemprego entre outros.

Apesar de ser discutido há algum tempo o empreendedorismo ainda é um termo novo, principalmente para os brasileiros, onde se despontou a partir da década de 90 quando as entidades como o SEBRAE( Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) e a Softex(Sociedade Brasileira para Exportação de Software) foram criadas, e  vem crescendo juntamente com o processo de privatização de grandes empresas estatais.

Para o termo “empreendedor” existem muitas definições, mas uma das mais antigas e que talvez melhor reflita o espírito empreendedor seja de a de Joseph Schumpeter: “O empreendedor é aquele que destrói a ordem econômica existente pela introdução de novos produtos e serviços, pela criação de novas formas de organização ou pela exploração de novos recursos e materiais”. (JOSEPH SCHUMPETER(1969), em DORNELAS(2012, p.45)).

        O empreendedor é aquele que detecta oportunidades e cria novos produtos proporcionando inovação para o seu negócio trazendo assim novas perspectivas de mercado, pois modifica a ordem econômica dando novos rumos ao modo de ver a concorrência e os produtos antigos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (204.9 Kb)   docx (51.3 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com