TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vale da Felicidade

Por:   •  6/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  639 Palavras (3 Páginas)  •  360 Visualizações

Página 1 de 3

1º Passo:

Principais Motivos para o Insucesso:

Os principais motivos para o insucesso das pequenas e médias empresas estão ligados à falta de planejamento e a erros na administração, principalmente nos primeiros anos de vida, segundo estudos do Sebrae.

Uma pesquisa do Sebrae Nacional informa que, a taxa de mortalidade de empresas nos primeiros dois anos de atividade é de 26,9% no país. Em alguns Estados, a situação se agrava mais ainda, chegando a um índice de 42% de falências. (Pernambuco/CE).

Dentre elas ESTÃO:

1° Falta de Planejamento:

Muitos empresários começam a atuar sem fazer um plano de negócio. Antes de abrir uma empresa, é preciso estudar todos os aspectos que envolvem o negócio. Deve-se pesquisar quem será o público-alvo, fornecedores, custos fixos e variáveis, concorrência e localização adequada. Quanto mais informações o empreendedor tiver sobre seu ramo de atividade, maiores são as chances de sucesso.

2° Copiar modelos existentes:

É um equívoco reproduzir integralmente um modelo de negócio que já existe no mercado sem fazer inovações. O ideal é que o empreendedor se inspire em casos de sucesso, mas saiba adaptá-lo à sua realidade para criar diferencial, onde é necessário haver alguma inovação em relação ao produto ou serviço oferecido pela concorrência, fazer a diferença.

3° Não acompanhar a rotina da empresa:

Deixar a empresa só nas mãos de terceiros. A dedicação é uma das principais qualidades de um empreendedor. Se não puder estar presente, colocar ao menos pessoas qualificadas para isso, porém sempre reservar um tempo para supervisionar um pouco de tudo.

4° Descontrole do fluxo de caixa:

Muitos empresários são bons empreendedores porém quando o assunto é administração, se perdem um pouco. A empresa deve adotar um sistema de controle da entrada e saída de dinheiro, fazendo isso com planilhas ou mesmo anotações simples no início, para que tenha o total controle do caixa.

5° Falta de divulgação da marca:

Acabam por pensar que, devido a empresa ser pequena não precisa de propaganda. Acredita-se muito no boca-a-boca e investe-se pouco no marketing mais eficiente.

6° Não se adaptar às necessidades do mercado:

Aquele empresário resistente às mudanças e fechado às novidades tende a ficar para trás. É importante manter-se antenado às tendências do seu ramo de atividade. Ler matérias em jornais, sites e revistas, mas principalmente ouvir o que os clientes querem. O consumidor quer novidade e quem não se adaptar tende a perder espaço.

2º Passo:

Plano de negócios

O plano de negócios é uma ferramenta que se aplica tanto para o lançamento de novos empreendimentos quanto para empresas maduras. Ele deve ser o cartão de visita da empresa, porém as informações têm que ser bem claras e condizer o máximo possível com a realidade, para poder facilitar o entendimento e o futuro apoio necessário.

A elaboração envolve um processo de aprendizagem e autoconhecimento e ainda permite ao empreendedor situar-se em seu ambiente de negócio.

Os aspectos chaves que sempre devem ser focados no plano de negócios são:

1. Em que negócio você está?

2. O que você (realmente) vende?

3. Qual é o seu mercado-alvo?

Com o plano é possível conseguir estabelecer os caminhos ou mesmo as diretrizes

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (48.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com