TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS CASO RESTAURANTE VALE DA FELICIDADE

Por:   •  28/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  681 Palavras (3 Páginas)  •  369 Visualizações

Página 1 de 3

PASSO 1

Dar início a uma organização seja ela de pequeno, médio ou grande porte não é uma tarefa fácil a ser desenvolvida. Principalmente quando se trata de casos nos quais, os responsáveis pelo surgimento dessas mesmas organizações não possuem ou não trazem com si próprios à necessária carga de conhecimentos, habilidades e competências determinantes para esse fim.

O fato de um indivíduo ser empreendedor ou empreender não está ligado aos fatores determinantes de sucesso ou de insucesso de uma organização ou empresa. Tal adjetivo não é capaz de determinar, por exemplo, por quanto tempo uma empresa será capaz de sobreviver no mercado ou com que estratégias poderá combater as armadilhas e percalços deste mesmo mercado.

O empreendedorismo é sim um grande primeiro passo ou ferramenta, mas quando seguido de um excelente plano de negócios, de estratégias embasadas em uma pesquisa ou análise de mercado eficiente, de fatos e de muito planejamento.

O empreendedor precisa antes de qualquer coisa, estar ciente do que possivelmente o espera no nicho de mercado onde pretende atuar, deve estar atento à economia e ao conjunto de determinantes ligadas direta e indiretamente ao seu negócio, pois somente a partir disto poderá desenvolver um negócio próspero e estável.

Porém, entretanto nem todos os empreendedores estão totalmente cientes de que este é melhor caminho a ser tomado quando o desafio proposto é abrir o seu próprio negócio.  E de que o espírito criativo e o gosto por assumir riscos não são suficientes quando esse é o assunto.  Mesmo apesar de serem imprescindíveis quando seguidos de um bom planejamento.

E é por isto que o índice da taxa de mortalidade dos negócios no Brasil, vem subindo cada vez mais com o passar dos anos. Quatro em cada dez novas empresas fecham as portas após dois anos no mercado.  É o que afirma o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em seu estudo: Demografia das Empresas 2009.

Na maioria das vezes isso ocorre devido a um conjunto de erros, afinal não é possível atribuir a apenas um fator a causa da mortalidade das empresas. O que se pode afirmar com certeza é que o maior erro cometido e repetido por grande parte das empresas é sem dúvida o despreparo profissional do empreendedor em questão e consequentemente a incapacidade de planejar.

Uma empresa deve nascer muito antes de sua instalação física, ele deve ser fruto de um estudo, antes de ser um negócio. Já que além do desafio constante de lhe dar com a economia e instabilidade financeira pela qual o país tem passado principalmente nos últimos anos, existem outros desafios pelos quais sem o devido planejamento prévio a mesma provavelmente não será capaz de superar.

A dissolução de um negócio influenciará negativamente o empreendedor, de forma a lhe proporcionar frustração e problemas pessoais, tais como: perca da poupança e do patrimônio pessoal investidos, dívidas fora de controle, problemas de saúde decorrentes de stress, entre outros.

Por isso, tão necessário um estudo prévio sobre o mercado onde se pretende atuar, o espaço físico onde pretende se instalar os concorrentes em potencial, a logística, os fornecedores, a mão de obra, os custos de sua produção ou prestação de serviços, o grupo de clientes com que pretende lhe dar, suas características: idade, classe social, sexo, cultura, costumes, entre outros e quanto mais for necessário, cabível e possível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com