TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

We Don’t Need no Education

Por:   •  10/3/2022  •  Trabalho acadêmico  •  371 Palavras (2 Páginas)  •  84 Visualizações

Página 1 de 2

Diogo Peres Pereira – 08 – 2ºL

“We don’t need no education”

Hoje em dia discute-se muito sobre liberdade de expressão, será que realmente podemos falar sobre e o que quisermos? Para começar essa discussão devemos saber que existem diversas bases para essa discussão, podemos nos basear na Declaração Universal dos Direitos Humanos (ONU), na tese proveniente da Escola de Frankfurt, a Indústria Cultural, além de diversos pontos de vista.

Para a ONU, os Direitos Humanos (que incluem a liberdade de expressão) não podem ser violados, porém surge uma pergunta, “eu posso me expressar violando um dos Direitos Humanos?” Ou “se eu não puder me expressar violando um dos Direitos Humanos, quem me impede estaria violando a liberdade de expressão, assim violando um dos Direitos Humanos?” Essas são perguntas polêmicas que são difíceis de se responder, porém os pensadores da Escola de Frankfurt teorizam além.

A teoria criada foi batizada de “Indústria Cultural”, basicamente afirma que os grandes meios de comunicação conseguem manipular a população, dando voz àqueles que possuem alinhamento com o mercado e tirando voz daqueles que não possuem ideias de acordo com o sistema. A teoria, dos pensadores Theodor Adorno e Max Horkheimer, também abrange as artes, de modo em que não existe mais a necessidade de haver uma só obra, pois ela pode ser produzida pela grande indústria, que irá valorizar as artes vazias, não aquelas que provocam o pensamento do público.

O sociólogo Pierre Bourdieu se aprofunda no assunto e afirma que a escola funciona como uma potencializadora das desigualdades, ou seja, não ensina desde o “ponto 0”, e tem conteúdo similar aos interesses do mercado capitalista, e do ponto de vista político “defendido” pelos grandes meios de comunicação.

Esse sistema compromete o funcionamento da democracia, que necessita de liberdade de expressão, pensamento crítico e autonomia individual, todos prejudicados pelo sistema, a liberdade de expressão é só para alguns, que tem um determinado pensamento político e têm o poder de manipular o restante da sociedade, que não tem liberdade de expressão por não integrarem os grandes meios de comunicação, não possuem pensamento crítico, pois desde pequenos (escola) foi-lhes ensinado somente uma forma de pensar e muito menos tem independência individual, pois estão sendo constantemente manipulados pelos controladores e poderosos da sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (42.4 Kb)   docx (7.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com