TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ÍNDICES DE EMPREGABILIDADE DOS DISCENTES DA CESUCA CONTEMPLANDO OS CURSOS DE MAIOR PROCURA

Por:   •  7/3/2020  •  Projeto de pesquisa  •  1.240 Palavras (5 Páginas)  •  135 Visualizações

Página 1 de 5

ÍNDICES DE EMPREGABILIDADE DOS DISCENTES DA CESUCA CONTEMPLANDO OS CURSOS DE MAIOR PROCURA

Professora:

Me. Caroline Chagas Prates

Resumo: Este estudo apresenta os índices de empregabilidade dos alunos da CESUCA (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), abrangendo os cursos de maior procura, sendo eles: Administração, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Enfermagem, Engenharia de Produção e Psicologia. Para tanto, através da inferência estatística, foi realizado o planejamento de amostra e identificado a necessidade de utilizar a metodologia de amostragem estratificada, considerando como variáveis os cursos com o maior número de alunos. Como instrumento de pesquisa foi aplicado um questionário objetivo para obtenção das informações necessárias para análise do cenário e, posteriormente, realização das ponderações junto a exposição dos resultados encontrados. Concluindo, os maiores índices de empregabilidade se encontram, respectivamente, nos cursos de Engenharia de Produção e Administração comparado aos cursos de Enfermagem e Psicologia, apresentando os índices mais baixos.

Palavras-chave: Inferência estatística; Amostragem estratificada; índices de empregabilidade.

1 Tema de atuação e questão “X”

Não há como negar que todos preocupam-se com a sua colocação no mercado de trabalho, principalmente durante e após a conclusão da graduação, porém, antes da escolha da graduação, sempre se põe na balança as oportunidades e portas abertas para aquele determinado curso. Em virtude disso, este estudo tem como ideia central expor o cenário da empregabilidade dos discentes da instituição de ensino Cesuca (Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha), dos cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Enfermagem, Engenharia de Produção e Psicologia, identificando dentre eles qual possui o maior índice de alunos que se encontram ativamente no mercado de trabalho e dentre outras análises correlacionadas.

2 Planejamento de Amostra

2.1 Tamanho da Amostra

Tendo em vista a não homogeneidade nessa população, o tipo de amostragem que melhor se adequa é a proporcional estratificada. Abaixo segue a Tabela 1:

Tabela 1

Com base nos estudos em sala de aula, foi identificada a população finita e, portanto, utilizadas as fórmulas abaixo para cálculo:

Onde:

N = Tamanho do número da população

n = Tamanho da amostra

E = erro amostral tolerável

Por meio dos dados populacionais e fórmulas descritas, foi definido o erro amostral de 8% e realizados os cálculos, concluindo a necessidade de uma amostra de quantidade mínima de 146,91116 alunos. Para melhor manipulação dos dados, este número foi arredondado para 150 pessoas. Considerando o tipo de amostragem proporcional, se fez necessário identificar a representatividade de cada curso. Tais dados constam na tabela 1.

2.2 Coleta de Dados

A coleta de dados foi efetuada por meio de um questionário (Anexo¹), com respostas online e presenciais (salas de aula).

3 Dados

3.1 Tabelas Principais

Abaixo encontram-se as tabelas principais e no Anexo² as com dados das demais informações:

● Tabela geral:

● Tabela empregabilidade por curso e regime de trabalho:

● Desempregados por gênero:

3.2 Intervalos de Confiança para Proporções

Ao finalizar a tabulação dos dados, foi efetuado os cálculos para identificar o intervalo de confiança para cada curso, seguindo a seguinte fórmula:

Onde:

= Desvio Calculado

n = Tamanho da amostra

x = número de sucesso

P = Proporção (x/n)

Po = Resultante de P

= Erro amostral (nível)

= Erro amostral convertido com a tabela Z

4 Análises de Resultados

Por meio de todo desenvolvimento e fundamentação do estudo, desmembramos as informações obtidas em três análises principais: geral, por gênero e curso. Todas as análises aqui expostas estão embasadas com dados amostrais fidedignos, obtidos no segundo semestre de 2018, considerando os cursos de Administração, Ciências Contábeis, Ciências Jurídicas e Sociais, Enfermagem, Engenharia de Produção e Psicologia, a métrica de um intervalo de 92% de confiança. Todos os cálculos estão disponíveis no Anexo³.

4.1 Resultado Geral

O índice geral de alunos desempregados do Cesuca, para o período e os cursos analisados, encontra-se no intervalo de 11,34% a 21,99%, em contrapartida, o índice de alunos empregados, nota-se uma quantidade maior significativa, sendo de 78,01% á 88,65% da amostra.

4.2 Resultado por Gênero

A pesquisa apontou uma diferença expressiva na avaliação do índice de desemprego quando classificados por gênero, onde o sexo feminino corresponde de 71,17% a 96,83% dos desempregados, comparado ao sexo masculino, em que apresentou uma faixa de desempregados de 3,17% a 28,83%.

4.3 Resultado por Curso

A empregabilidade estratificada por curso apresentou uma variabilidade de acordo com área de atuação. Abaixo podemos visualizar, de forma mais objetiva, através da tabela 2, os percentuais encontrados:

Tabela 2

O curso de Engenharia de Produção apresentou o maior índice de empregabilidade, onde 100% da amostra informou estarem empregados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)   pdf (52.1 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com