TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANDREA POZZO ARQUITETO

Por:   •  21/6/2019  •  Seminário  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  305 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

FACULDADE DE ADIMINISTRAÇÃO E NEGOCIOS DE SERGIPE

ALUNA:                                         DATA:

MAYTÊ LOESER MENEZES                          11/04/2019

PROFESSOR:                   MATERIA:

REGINALDO PINA          TEORIA DA ARQUITETURA I        

Resenha crítica. História da Teoria da Arquitetura: Teorias do Quattrocento depois de Alberti; Pag. 73 a 93.

                                                                                         Hanno-Walter Kruft.

Com o seu tratado de arquitetura, Alberti criou um fundamento teórico que, em sua tipologia arquitetônica, pautava-se pela antiguidade romana.

Antonio Alverlino, que se retribuiu a si mesmo o nome de Filarete, nasceu por volta de 1400 em Florença e obteve sua formação de engenheiro e arquiteto a partir de 1451. Sua mais importante encomenda foi o planejamento e a direção da obra milanês Ospedale Maggiore (1456-1465).

O tratado de Filarete surgiu provavelmente nos anos de 1461-1664 e apresenta-se como um romance escrito em forma de diálogo. O romance começa com uma conversa cortesã em que o arquiteto informa a comunidade sobre os fundamentos da arquitetura e a narrativa passa então à fundação e à construção em etapas da cidade de Sforzinda. Estando dividido em 25 livros, Filarete, esperava obter novas encomendas com seu tratado, já que sua carreira de arquiteto não era bem-sucedida, mas não teve êxito. Apesar de seu tratado ser utilizado, a obra não foi impressa e, portanto, só teve uma influência mínima.  

No começo, Filarete promete uma divisão da sistemática da matéria, mas acaba por não obedecer a essa disposição. Baseando-se nos pensamentos de Vitrúviu e Alberti, Filarete fundamenta o surgimento da arquitetura a partir da necessitas. A necessidade de morar e se alimentar. Ele ainda associa a descrição vitruviana da casa com a tradição cristã: ele mostra como Adão se protegendo da chuva com seus braços dando representação de uma cabana ancestral e afirma que as construções têm como base as medidas e proporções do homem. E que parte de modo axiomático, de cinco medidas do homem que se diferenciam por sua “qualità” (a qualidade, segundo posso compreender, das medidas do homem são cinco). Essas cinco qualità, pare ele é as ordens arquitetônicas, porém só lhe interessam as ordens gregas (dórica, jônica e coríntia).          

As concepções antropométricas de Filarete não são apenas baseadas em medidas, mas equivale a ideia de organismo humano. A arquitetura vive, adoece e falece.

Francesco di Giorgio Martini, desenvolve uma síntese sobre as ideias de Alberti e Filarete. A primeira versão do seu tratado começa com a construção de fortificações, um tema que Francesco se dedicou particularmente a partir dos anos de 1470. Dizia que toda arte e cálculo é obtida a partir de um corpo humano de belas proporções. De novo a planta é, em sua proporção, derivada do corpo humano e o coro é comparado à cabeça.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (73.9 Kb)   docx (17.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com