TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ANÁLISE COZINHA RESIDENCIAL

Por:   •  9/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  204 Visualizações

Página 1 de 2

IMPORTÂNCIA DE PERNAMBUCO

Um importante ponto a ser tocado é que durante todo o processo de conquista e consolidação do povoamento da Paraíba, o palco das decisões e a origem das ações estiveram em Pernambuco. Na prática, quando era necessário "dar guerra e socorro" à Paraíba, acorriam esses homens pelas vilas e engenhos de Pernambuco, em busca de reunir um exército.

OS HOMENS – CONQUISTADORES E CONSTRUTORES

Os homens que conquistaram a Paraíba, desempenhavam ao mesmo tempo diversos papéis, dividindo-se entre as funções de proprietário rural, funcionário da administração portuguesa, comerciante, comandante das conquistas, e demais encargos que as circunstâncias exigissem, e para os quais estivessem minimamente preparados para assumir, incluindo entre estes, muitas vezes, o de construtores de fortificações e demais estruturas edificadas que se fizessem necessárias. Todos circulavam de posto para posto, e de continente para continente, e esse movimento de pessoas era um importante agente na transmissão de ideias, de costumes e de modos de fazer, tinham uma larga visão do mundo. No caso específico da Paraíba, acredita-se que os fundamentos da cidade Filipéia deveram-se muito mais a homens com este tipo de formação.

AUSÊNCIA DE UM ESPECIALISTA NAS CONSTRUÇÕES

Para a definição da espacialidade da cidade Filipéia, assim como nas construções das primeiras fortalezas e cidades feitas no Brasil, dificilmente constata-se a presença de um 'técnico especializado', que só depois iria surgir. Diante disso, tornou-se uma prática a contratação de estrangeiros, bem como a utilização dos serviços de pessoas com algum conhecimento prático.

3.2.1 - Os baluartes do poder de Deus

IGREJA MATRIZ

Sobre a igreja matriz pouco se sabe. Sua origem está associada aos fundamentos da cidade, tendo por princípio uma capela edificada por Frutuoso Barbosa, em sítio por ele definido, no alto da colina.

CAPELA DE SÃO GONÇALO

Cronologicamente, na sequência da primitiva igreja matriz, deve ter surgido a pequena capela de São Gonçalo, único marco edificado que registrou a breve trajetória dos padres da Companhia de Jesus na Paraíba do século XVI. se fixaram nas proximidades daquela aldeia dos Tabajaras e iniciaram a construção da referida capela de São Gonçalo, a qual marcaria o limite sul da cidade até meados do século XVII.89

JESUÍTAS

Os jesuítas tinham, então, a intenção de fundar uma residência na Paraíba e encaminharam processo neste sentido. Por sua vez, o governador, Frutuoso Barbosa, ia mais além, pretendendo que se fizesse um colégio, animado com os resultados da ação dos jesuítas. Mas os padres da Companhia ficaram restritos àquela pequena capela de São Gonçalo, pois em 1589, chegaram à Paraíba os franciscanos, aos quais Frutuoso Barbosa incumbiu a responsabilidade por todas as aldeias da capitania, sendo exceção a de Piragibe, que já estava sob a tutela dos jesuítas. Em 1593, os franciscanos assumiram a aldeia de Piragibe, até então sob os cuidados dos jesuítas, A retirada dos jesuítas da aldeia de Piragibe, deflagrou um conflito entre estes e os franciscanos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (33.6 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com