TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Antropometria

Por:   •  4/4/2019  •  Pesquisas Acadêmicas  •  543 Palavras (3 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 3

LOCAL DE ESTUDO

O local escolhido para a análise de conforto visual no ambiente construido é uma sala de estar de uma residencia unifamiliar. Essa sala é utilizada como local de descanso e lazer, sobretudo para assistir televisão, jogar videogame, rececer visitas, sentar e conversar.

FONTES DE ENERGIA

        Este ambiente  conta somente com uma lampada localizada em sua área central. Essa lampada é fluorescente, branca, com tensão 127 e 15 Watts de potência. Auxiliando na entrada de luz e ar existe uma janela, que mede, 1,20 x 1,00 (L x A) e uma porta, que mede, 0,80 x 2,10 (L x A).

 Ainda, existe uma passagem interna para a cozinha que também recebe luz vinda dos fundos da casa, que entra pela porta de vidro existente na cozinha, conforme mostra imagem 01.

[pic 1]

Figura 01 – Vista para o fundo do terreno.

Fonte: Autor

 Para barrar parte da entrada de luz na janela existe uma cortina que diminui porém não impede totalmente a entrada de luz.

ALTERAÇÕES DO CONFORTO VISUAL DURANTE O DIA

Manhã

Pela manhã a sala é bem iluminada, recebe iluminação natural que entra pela janela, porém não existe a incidêndia direta de raios do sol no ambiente, como mostra a imagem 02.

[pic 2]

Figura 2 - Foto tirada no periodo da manhã.

Fonte: Autor.

         Também recebe luz vinda da passagem que dá acesso a cozinha, já que nesse periodo o fundo do lote recebe radiação solar direta (imagem 01).

Tarde

O local recebe luz direta do sol durante maior parte da tarde, conforme mostram as figuras 03 e 04, não sendo necessário acender a luz nesse período.

[pic 3]

Figura 3 - Foto tirada às 14:00 horas.

Fonte: Autor.

[pic 4]

Figura 4 - Foto tirada às 16:00 horas.

Fonte: Autor.

De certa forma, como o espaço é bastante utilizado para assistir televisão a entrada abundante de luz mesmo com a cortina fechada prejudica essa atividade.

3.3 Noite

O período noturno é o único que precisa ser ligada a luz no ambiente, conforme mostra figura 05.

[pic 5]

Figura 5 - Foto tirada no período noturno.

Fonte: Autor.

Como o espaço é pequeno e sua utilização não requer uma quantidade de luz muito grande a ilumiação que recebe é adequada. Esse é o melhor periodo para assistir filmes no ambiente já que é o único em que não recebe luz externa.

ANÁLISE CRÍTICA

        O espaço em analise recebe durante o dia grande quantidade de luz. No periodo noturno, sem a luz natural o ambiente apenas com uma lampada fica bem iluminado,         sendo assim, considero que possui uma boa iluminação, resultando em conforto visual para seus usuarios. Porém, pensando em uma das funções desse espaço que é de servir como sala de televisão, durante o dia a abundancia de luz se torna um ponto negativo, e uma saída simples seria colocar na janela uma cortina que bloqueie essa luminosidade, já que a que existe hoje não atende essa função. Dessa forma, o ambiente se torna adequado tanto para atividades como assistir televisão, com a cortina fechada, quando para receber visitas, por exemplo, quando a luz poderia entrar sem problema.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (315.3 Kb)   docx (238.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com