TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Análise Urbanística

Por:   •  6/5/2020  •  Seminário  •  518 Palavras (3 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 3

Tendo em vista que a cidade é pensada para as pessoas e que estas se colocam como legítimos usufruidores da mesma, apresenta-se a necessidade de mensurar quanti e qualitativamente a satisfação dos habitantes para com a cidade que habitam e também identificar possíveis necessidades de mudança.

Com base nisso, foram elaboradas cinco perguntas na plataforma Google Forms e aplicadas de forma virtual à munícipes da cidade de Três de Maio, buscando identificar fatores como idade, gênero, grau de satisfação para com a cidade, motivos da satisfação ou insatisfação e o tempo de residência no município de cada um dos entrevistados.

Por meio dessa metodologia, entrevistou-se 21 moradores tresmaienses e constatou-se que a grande maioria dos entrevistados (76% ou dezesseis pessoas) se sente confortável no ambiente que reside, devido a questões de estética urbana, serviços públicos, localização e acessibilidade, segurança, áreas verdes e vegetação, espírito comunitário e boa vizinhança, espaços esportivos e de lazer, conforme demonstrativo a seguir.

[pic 3]

No gráfico apresentado, percebe-se que das dezesseis pessoas que retornaram a pesquisa com feedbacks positivos 13 destacaram a qualidade dos serviços públicos, 10 abordaram a boa segurança, 9 elogiaram as áreas verdes e vegetação e assim seguindo para os demais aspectos.

Vale ressaltar também que mesmo dentro dos retornos positivos houve ressalvas quanto ao nível de ruídos nas vias públicas e o excesso de animais de estimação largados em determinadas áreas da cidade.

Nas respostas completamente negativas, ou seja, que não gostam de morar na cidade de Três de Maio, cinco pessoas (24%) indicaram que desejam mudar de domicílio na primeira oportunidade, tendo como principais causas a pacacidade, a limitação de opções de entretenimento, o trânsito e a desigualdade social acentuada em alguns bairros.

Logo, de modo geral, a população tresmaiense está satisfeita para com a cidade e considera-a organizada, segura e aconchegante, mas com imediata necessidade de melhoria nas áreas de entretenimento e desenvolvimento social.

Além disso, é possível estabelecer relação entre a faixa etária dos entrevistados e o nível de satisfação dos mesmos para com a cidade, sendo que enquanto os mais novos demonstram maior insatisfação os mais velhos evidenciam grande satisfação. A satisfação dos mais velhos é atribuída principalmente à tranquilidade do meio e ao acesso a serviços de educação e saúde de qualidade, enquanto a insatisfação dos mais novos se dá devido às poucas opções de entretenimento e o difícil acesso à grandes centros e comodidades urbanas, como aeroportos e transporte por aplicativo, por exemplo.

[pic 4]

Quanto a relação entre o gênero dos entrevistados e o grau de satisfação dos mesmos pode-se considerar que não existe grande variabilidade entre mulheres e homens satisfeitos para com mulheres e homens insatisfeitos, sendo que a pouca variação pode ser atribuída a diferença demográfica existente entre os gêneros.

[pic 5]

Sendo assim, acabo por validar a tendência demonstrada pela pesquisa visto que também considero a cidade de Três de Maio como um lugar agradável e receptivo para se morar, porém não discordo da necessidade de ampliação do ramo de entretenimento e de construção de um planejamento urbano sustentável, sendo imprescindível estabelecer diretrizes para impedir o surgimento de novos problemas sociais e amenizar os pontos negativos aqui evidenciados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.5 Kb)   pdf (139.7 Kb)   docx (58.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com