TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Educação e Aspectos da Promoção Social

Por:   •  25/2/2018  •  Relatório de pesquisa  •  1.886 Palavras (8 Páginas)  •  291 Visualizações

Página 1 de 8

UNIVERSIDADE CATÓLICA DE SANTOS

Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos

Livia Maria Costa

Matheus Rocha dos Santos Leite

Vinicius Lombardi Venâncio Alves

Yorany Nascimento Guerra

São Bento do Sapucaí: Educação e Aspectos da Promoção Social

SANTOS

OUTUBRO/ 2017


Livia Maria Costa

Matheus Rocha dos Santos Leite

Vinicius Lombardi Venâncio Alves

Yorany Nascimento Guerra

Arquitetura e Urbanismo

Projeto de Urbanismo II

São Bento do Sapucaí: Educação e Aspectos da Promoção Social

Relatório sobre a cidade de São Bento do Sapucaí, no estado de São Paulo apresentado ao curso de Arquitetura e Urbanismo da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo de Santos, vulgo Universidade Católica de Santos, orientado pelos Professores Rafael Ambrósio e Débora Blanco, como requisito parcial para obtenção da conclusão da matéria Projeto de Urbanismo II.

SANTOS

OUTUBRO/2017

Dedicatória:

Dedica-se este trabalho à população da cidade de São Bento do Sapucaí, que disponibilizaram seu tempo e sua atenção para atender nossas exigências acadêmicas.

Agradecimento:

Agradecemos ao atendimento espetacular da cidade com seus devidos representantes na palestra de chegada à cidade, realizada na Prefeitura de São Bento do Sapucaí, dos quais foram: Agnaldo Luiz Silva (Secretário da Prefeitura) e Hermes Rodrigues Nery (Chefe de Gabinete).

Agradecimento em especial à Secretaria de Educação, Aurora Marigilda da Rosa Santos que dedicou uma parte de seu tempo para nos atender e explicar nossas dúvidas sobre a área abrangente.

E também aos professores de Projeto de Urbanismo da FAUS, Débora Blanco, Rafael Ambrósio e Claudia Braga que nos orientaram para a elaboração deste relatório.

SUMÁRIO

  1. SITUAÇÃO ATUAL         Pág. 05
  2. PROBLEMAS DETECTADOS         Pág. 09
  3. PROJETOS         Pág. 10
  4. CONCLUSÃO         Pág. 11
  5. FONTES         Pág. 12
  6. BIBLIOGRAFIA         Pág. 13


  1. SITUAÇÃO ATUAL

Pode-se afirmar que a situação atual na cidade de São Bento do Sapucaí encontra-se em um processo gradativo de desenvolvimento educacional, estando ativas diversas instituições de ensino, sendo duas na região rural, de ensino fundamental (de 6 a 10 anos) vinculado às escolas sedes, também de ensino fundamental, que ficam no Centro da cidade. A cidade também conta com uma escola creche. Dentre todas as instituições a cidade conta apenas com uma instituição privada que atende do fundamental ao ensino médio, e dentre todas as outras que são do estado ou municipais apenas uma é integral,entretanto essa já atende setenta por cento das crianças no período integral.

[pic 1]

Figura 1. CEMEI Maria Cleidson Mendes Roberti – Acervo do Grupo.

[pic 2]

Figura 2. Ensino Estadual Doutor Genésio Candido Pereira – Acervo do Grupo.

[pic 3]

Figura 3. EMF Coronel Ribeiro da Luz – Atividade Suplementar para ensino primário – Acervo do grupo.

[pic 4]

Figura 4. EMF Coronel Ribeiro da Luz - fachada de entrada – Acervo do Grupo.

Instituições de ensino em São Bento do Sapucaí:

(Estadual) Doutor Genésio Candido Pereira, localizada na Praça General Marcondes Salgado;

Jardim dos Cisnes, localizada na Rua Juscelino Kubitscheck;

EMF Coronel Ribeiro da Luz, fundamental, localizada na Rua Dr. Rubião;

IEPS – Escola privada que atende do ensino fundamental ao ensino médio;

(Escola Municipal) E.F. BAIRRO do Pinheiro – ensino fundamental;

(Escola Municipal) E.F. Bairro do Cantagalo, Bairro do Cantagalo;

(Escola Municipal) E.F. Bairro do Baú do Centro, Rua Baú do Centro;

(Escola Municipal) E.F. bairro do Paiol Grande;

Pereira Doutor escola Municipal supletivo – ensino médio e fundamental

Além das instituições de ensino, a cidade também conta com outras entidades, como o CEPROCOM (Centro Promocional Comunitário), que é uma instituição filantrópica, e que antes da criação da creche há dois anos, era quem atendia todos os casos sociais, além de ajudar financeiramente, com estrutura, e na formação de professores. Atualmente, a creche de São Bento é tida como referencia na região, e desde sua criação, há dois anos, vem atendendo varias crianças de seis meses a cinco anos. A creche ainda conta com toda uma estrutura para receber crianças vulneráveis ou com algum tipo de necessidade especial, isso também ocorre com todos os centros de ensino da cidade, que são em grande parte acessíveis e inclusivos.

O transporte escolar também atende a todos esses quesitos, em parceria com o Estado, e em frotas compartilhadas, já que grande parte dos alunos vive em zona rural, o transporte atende um grande numero de alunos levando crianças a partir de quatro anos para seus respectivos centros educacionais.

Desde a creche, os alunos já tem arte e musica como atividade suplementar. Tudo visando à autonomia da criança desde pequena para que ela possa desenvolver o conhecimento da melhor forma possível. Isso se estende ate o fundamental onde também passam a ter aulas de inglês e informática, além de outras atividades, atualmente todas as escolas de São Bento possuem um estrutura mínima ou boa, o que faz os jovens permanecerem na cidade pelo menos ate o ensino médio, como no caso da jovem estudante Larissa Rafaela Santos Scene, 16 anos que se encontra no 2° colegial, diz que seu colégio possui um ótimo ensino, a mobilidade de sua casa ate a escola é boa, e possui uma ótima estrutura. Porém ela pretende fazer o seu ensino superior em Taubaté, não importa o curso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.3 Kb)   pdf (827.8 Kb)   docx (685.9 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com