TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

TRÊS LAGOAS: ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E AMBIENTAL

Por:   •  26/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  3.040 Palavras (13 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 13

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MATO GROSSO DO SUL

UNIDADE UNIVERSITÁRIA DE CAMPO GRANDE

WAGNER GALVÃO RIBEIRO FILHO

TRÊS LAGOAS: ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E AMBIENTAL

Campo Grande

2018

WAGNER GALVÃO RIBEIRO FILHO

TRÊS LAGOAS: ASPECTOS ECONÔMICOS, SOCIAL, POLÍTICO, CULTURAL E AMBIENTAL

Trabalho de Graduação do Curso de Geografia da Universidade Estadual do Mato Grosso do Sul, unidade universitária de Campo Grande. Disciplina de Geografia do Mato Grosso do Sul. 1ª Série de Licenciatura e Bacharelado.

Orientadora: Profª Drª Ana Carolina Torelli Marquezini Faccin

Campo Grande

2018

RESUMO

O município de Três Lagoas nas últimas décadas foi alvo de grandes transformações no âmbito social, econômico, político e cultural, destacando-se pelo processo de urbanização e apresentando suas manifestações geograficamente de forma que se percebeu em escala regional, territorial e também a nível internacional. Buscando enfatizar principalmente o seu potencial produtivo, que ao longo de tempo passou por diferentes ciclos econômicos, os quais se destacam concomitantemente pela pecuária, construção da usina hidrelétrica, e por último  o processo de implantação de  indústrias especializadas na produção de pasta de celulose, neste trabalho busca-se entender de forma sucinta as dinâmicas que levaram a cidade de Três lagoas alcançar as características atuais e revelando os principais fatores que permitiram que essa região se desenvolvesse e se tornasse ecúmena, atraindo grandes contingentes populacionais em seu território. Dada sua diferenciação no contexto histórico, cultural, social e econômico, comparada com as outras duas cidades mais populosas do estado do Mato Grosso do Sul, Campo Grande e Dourados, neste trabalho busca-se entender o porquê atualmente o município de Três Lagoas se tornou um “imã” das grandes corporações. Para a elaboração do trabalho foram feitas análise bibliográficas do contexto histórico do município, processo de urbanização e também análises de fotografias históricas disponíveis como um recurso para entender o contexto histórico. Em complemento se fez uma análise estatística de dados atuais do município, mostrando assim as dinâmicas atuais e podendo dar um parâmetro para projeções futuras que poderão ocorrer no município.

Palavras chave: Três lagoas, urbanização, industrialização, agropecuária.

1 - Pecuária: Contribuições para o processo de povoamento de Três Lagoas (1885-1914)

A região onde se localiza o município de Três Lagoas, antes da chegada dos sertanejos e dos migrantes, era uma região dominada por povos Ameríndios que viviam distribuídos por toda a extensão dos estados do Mato Grosso do Sul e São Paulo. Entre as etnias destacam-se os guaranis, kayapós, kaigang e os ofayés. Mas, aproximadamente nos anos de 1887 o mineiro Antônio Trajano dos Santos estabeleceu-se onde é o atual município de Três Lagoas, onde primeiramente era uma fazenda chamada Fazenda das Alagoas, lugar de grandes extensões de terras, dando início ao processo de povoamento da região e também contribuindo para a atividade pecuarista. No contexto histórico da época era comum que os sertanistas desbravadores migrassem para o oeste do país em busca de riquezas e até mesmo capturar indígenas como escravos.

Nesse mesmo contexto histórico é importante destacar que a economia da do país era baseada no ciclo econômico da extração de ouro e o ciclo da borracha, destacando migrações de nordestinos ao norte do país e também migrações para o Mato Grosso. Mas na região de Três Lagoas por ter uma base material propícia para a agricultura, com terras de solos férteis, grandes extensões de terras para a atividade da pecuária e também a contribuição dos corpos hídricos que também tornou a região uma atração para os migrantes que estavam em busca de tomar posse de terras.

Os rios permitiam a migração e o escoamento de alguns produtos e este fator determinístico natural permitiu que se intensificasse o processo de povoamento da região. Ocorria o comercio de sal e de outros produtos. (LEVORATO, 1998; FRANCISCO, 2013). Houveram alguns acontecimentos que contribuíram para a maior intensificação do processo de povoamento da região, um destes foi a que fomentaram a atração de outros posseiros de terras que se instalaram na região juntamente com Antônio Trajano dos Santos.

Também é relevante destacar que algumas políticas públicas da República com interesse em delimitar o território do Brasil após o término da guerra do Paraguai (1864-1870), permitiram que algumas pessoas tomassem posse de grandes extensões de terras para a criação de gado. Em confirmação a isso:

A criação de gado do fazendeiro Antonio Trajano dos Santos, juntamente com a doação de terras, atraiu pessoas para região que se fixaram ao redor da propriedade de Trajano que se fixaram contribuindo assim para seu povoamento e desenvolvimento. E ainda a Republica também contribuiu para que diversas pessoas se estabelecessem ás margens dos rios que banham a região, como Sucuriú, Rio Verde, Rio Pardo e o Rio Paraná. A expansão do povoado contou com a participação dos mineiros, paulistas, baianos e estrangeiros de forma gradual no período de 1902 – 1905 estimado em 700 pessoas, e a pecuária se tornou à atividade principal na região. (LEVORATO, 1998; IBGE, 2017) apud (PACHECO; LARA 2017, p. 2629)

Nesse sentido, os fatores que contribuíram para a implantação da atividade pecuarista foram à base material que a região proporcionou com terras férteis, a pouca exploração da região e as grandes extensões de terras intensificaram o interesse pela região de Três Lagoas. Conseqüentemente houve instalações permanentes e o processo de urbanização deu seus primeiros passos. A população residente neste contexto histórico era de aproximadamente 700 habitantes no perímetro urbano e de 900 habitantes no meio rural (FRANCISCO, 2013).

 Além disso, a pecuária proporcionou a geração de empregos, sendo uma fonte de economia e de colonização, permitiu a socialização entre os habitantes e permitiu que o comércio local fosse abastecido. (PACHECO; LARA, 2017).

1.1 - Estradas de ferro Noroeste do Brasil em Três lagoas (1915-1930)

Outro fator que é relevante para entender o processo de povoamento do município e o efetivo planejamento urbano baseado em modelos atuais, foi a construção da Estrada de Ferro de Noroeste do Brasil que em 1910 foi o motivo de chegada de muitos engenheiros e obreiros que desembarcaram nas margens do rio Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.7 Kb)   pdf (508.9 Kb)   docx (591.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com