TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A GESTÃO DE CUSTOS EM PROJETOS

Por:   •  12/12/2022  •  Exam  •  599 Palavras (3 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 3

GESTÃO DE CUSTOS EM PROJETOS

Estudo de caso N1

No estudo de caso, foi apresentada uma situação em que o gestor de projetos se deparou com o gerenciamento inadequado do custo do projeto de lançamento da cadeira. Alguns problemas foram considerados críticos, sob o ponto de vista desse gestor: (1º) Problema na estimativa dos custos dos projetos, com valores subestimados; (2º) Falha na comunicação entre os setores envolvidos com o projeto, pois cada setor trabalha de forma isolada, sem compartilhar as informações dos projetos anteriores, o que poderia servir como aprendizado e (3º) Previsões de vendas não representavam a realidade e, sim, um cenário ideal, que era definido pelo setor de marketing da empresa como meta a ser atingida.  

Com base nessa situação-problema, de que forma você, no papel do gestor desse projeto, conduziria essa situação? Quais outros métodos de análise de investimento você usaria para auxiliar a tomada de decisão?    

A cultura e o estilo de uma empresa afetam diretamente como ela conduz os projetos; percebendo que método atual de fabricação e vendas de seu novo lançamento uma empresa moveleira decide contratar um gerente de projetos para vencer tres desafios no lançamento de sua nova cadeira: previsão de custo mais acertivo, melhoria da comunicação e melhor previsibilidade das vendas.

Para aumentar a acertividade da previsão de custos, o novo gestor deve substituir o método de estimativa de custos de maneira análoga, que estava sendo utilizado em modelos anteriores e mostrava valores subestimados, por uma metodologia “ bottom up” onde todos os serviços e etapas do projetos devem aparecer de forma bem detalhada e precisa, contendo duração e os custos de cada item. Além disso, para otimizar o processo produtivo e minimizar o impacto do acréscimo de 15% ao ano, seria adotado re-engenharia de valores, utilizando-se uma análise do produtos da cadeira e seria proposto uma troca dos materiais e revestimentos por outros similares de forma a simplicar o produto porém com mínimo impacto o design e qualidade final.

Alternativamente, caso não seja viável a mudança para a metodologia “bottom up”, recomenda-se que o novo gestor ao menos incorpore nos orçamentos o impacto anual de 15%, melhorando sua estimativa.

Visando melhorar o fluxo da informação entre os times, o gestor passaria a utilizar boas metologias baseadas no PMBOK de comunicação eficiente, tanto lateral como verticalmente, conforme apresentado na figura abaixo:

[pic 1]

Utilizando-se de ferramentas para que seus “funcionários compreendam sua estrutura organizacional e seus papeis e responsabilidades na empresa e no projeto” (Gestão de Projetos: As Melhores Práticas, 4th Edition / Harold Kerzner), a exemplo de AutoDoc, Sadp para controle de projetos de engenharia ou Oracle como plataforma de custos.  

Finalmente, o terceiro item, as previsões de vendas que eram baseadas em um cenário otimista devem ser revistas. O gestor deve solicitar ao departamento de marketing uma previsão de três cenários (otimista, provável e pessimista) e utilizar o cenário provável como base para a análise financeira. Caso este setor não disponibilize os três cenários, o gestor deveria usar um deflator, baseado nos erros passados das estimativas, sob cenário otimista.

Ainda como item de grande relevância, o gestor passaria a criar modelos de base a serem seguidos pela empresa em projetos similares, mantendo especificações iniciais para os futuros projetos levando em consideração as lições apreendidas em cada fase.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (74.2 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com