TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Introdução Sobre Patrimoni Historico e Cultural

Por:   •  3/6/2020  •  Trabalho acadêmico  •  462 Palavras (2 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 2
  1. INTRODUÇAO:

Atualmente no Brasil encontramos cerca de 13 patrimônios históricos reconhecidos pela UNESCO. É um pais de cultura abundante e isso se manifesta grandiosamente através de igrejas, centros históricos, ruinas e entre outras espalhadas pelo território nacional. Lar de mentes engenhosas, abriga vários arquitetos de renome que deixaram sua marca na história do pais, como Oscar Niemeyer.

Para Luiz Fernando Almeida, curador da exposição ‘’ A Construção do Patrimônio’’ em São Paulo, patrimônio é ‘’aquilo que é comum a todos. O que nos une como sociedade’’. Portanto, o conceito de patrimônio histórico é tudo aquilo que representa a história e a materialização da cultura de uma determinada região, seja ela material, como edificações, ou imaterial, como costumes e tradições, com o intuito de servir de herança para as próximas gerações. A partir disso, é fundamental para que as gerações futuras tenham ciência da importância desses patrimônios, para terem a oportunidade de compreender o modo de vida da época e o contexto histórico em que o patrimônio foi criado.

Ao realizar a pesquisa no Conjunto Governador Juscelino Kubitschek, em Santo Agostinho, Belo Horizonte, Brasil, pode-se constatar a importância que a preservação de um patrimônio histórico tem em uma sociedade e o porquê de preserva-lo. Isto posto, resolvemos aprofundar nossa pesquisa em leis e projetos que visam proteger o patrimônio. Muito se tem feito, no intuito de melhorar os decretos e as políticas públicas acerca do tema, o que, a nosso ver, tem surtido pouco ou nenhum efeito.

Este trabalho tem como objetivo principal apresentar a importância do patrimônio histórico e cultural para a sociedade, esquadrinhando uma pesquisa sobre o tema.

Baseados nisso os questionamentos apresentados são: Como preservar essa parte importante da história? Como são vistos pela sociedade? Quais os desafios da revitalização de um patrimônio histórico? Como são tratados, em especifico, na cidade de Belo Horizonte – MG?

Para os estudantes de Arquitetura e Urbanismo é importante estudar esse tema, pois refere- se a como a arquitetura é essencial para compor a história de uma sociedade.

Este projeto interdisciplinar é elaborado em cinco capítulos. A introdução, em que é feita uma contextualização do tema, a justificativa, e os problemas de pesquisa que direcionam o trabalho, além dos objetivos. No segundo capítulo, apresenta-se o referencial teórico, com a visão dos principais autores sobre os assuntos abordados. Serão tratados seguintes tópicos: Como o patrimônio histórico e cultural é visto pela sociedade, a importância da preservação dos patrimônios históricos, os desafios na revitalização dos patrimônios e como esses patrimônios são tratados em Belo Horizonte - MG. O próximo capítulo detalha a metodologia utilizada para a pesquisa, em que são discutidos os tipos e métodos de pesquisa adotados neste trabalho, bem como a caracterização do edifício pesquisado. No quarto capítulo passa-se à análise dos dados. Por último, serão apresentadas as considerações finais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (57 Kb)   docx (8.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com