TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia nas Empresas

Por:   •  23/11/2020  •  Trabalho acadêmico  •  609 Palavras (3 Páginas)  •  133 Visualizações

Página 1 de 3

A Psicologia nas empresas

Com esse trabalho pude observar como a psicologia e o tratamento em geral com o cuidado das pessoas/trabalhador tem sido cada vez mais valorizado pela as instituições profissionais e de certa forma os benefícios que essas tratativas geram.

Temos a Psicologia organizacional que nada mês é a vertente da psicologia por desenvolver práticas estratégicas para negócios e empresas. Como os funcionários são cobrados em relação a sua produção, metas e resultados acabam sofrendo com essa pressão e considerando que toda  linha de produção é feita por uma pessoa, um ser humano. Ou seja, se a pessoa não estiver na sua melhor situação, tranquilo ao ponto de poder produzir e dar o seu melhor resultado. Por esse grande motivo a psicologia tem a finalidade de atuar nas empresas pra que funcionário/pessoal venha ter condições de crescimento.

Quando os funcionários se sentem bem no ambiente de trabalho, eles produzem mais e com mais qualidade. Isso envolve o respeito aos horários de pausa (para almoço e lanche, por exemplo), segurança no ambiente, possibilidade de ser ouvido pelos colegas, respeito mútuo, boa relação com os gestores, acolhimento no grupo, competitividade em doses brandas, ética profissional e vários outros fatores.

A psicologia vai interferir em todas as áreas dentro de uma organização tais como;

  • Processo seletivo; com um processo seletivo bem feito, onde há um profissional capacitado consegue-se perceber através de técnicas quais são as pessoas que de adequariam para as vagas oferecidas. A proposta é reunir um conjunto de recursos para propiciar um recolhimento de informações efetivo e escolher o candidato que mais se adéqua às exigências do cargo e à cultura organizacional.

  • Capacitação e desenvolvimento: A empresara que dispõe de treinamentos conseguem através do treinamento perceber a características dos participantes, através de dinâmicas trabalhos em grupos e atividades consegue extrair informações que determinam o melhor indicado a uma possível vaga.

  • Gestão de clima e organização: Essa gestão é feita em cima de uma harmonização empresarial ou seja, trabalha-se para que se tenha um ambiente de trabalho organizado e com um cliente agradável. A psicologia atual diretamente Além disso, a psicologia organizacional também usa a mediação de conflitos para auxiliar os profissionais nos momentos de desacordos. Essas situações são naturais em qualquer ambiente de convivência entre pessoas, mas é preciso que haja uma estratégia adequada para serem gerenciadas. A empresa também sempre faz anualmente ou de maneira semestral uma pesquisa de clima, para que nessa pesquisa os funcionários venham a opinar sobre melhorias e ponto de vista pessoal sobre a empresa.
  • Espaço físico: A psicologia  atua também no espaço físico, analisando como está a distribuição dos objetos e como uma boa distribuição afeta o trabalho dos funcionários.

Esses são apenas alguns pontos que podemos relatar da relevância que a psicologia empresarial oferta nas empresas. Em um contesto geral a produção será maximizada com a implementação da psicologia organizacional nas empresas, por que de maneira sutil porém com significância enorme era elevará os padrões de produção de qualquer empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (60.9 Kb)   docx (9.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com