TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: ATUAÇÕES E INTERVENÇÕES EM EMPRESAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA

Por:   •  8/11/2021  •  Trabalho acadêmico  •  458 Palavras (2 Páginas)  •  328 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]

 CAROLINE ALDAVES FRAGA DA SILVA

[pic 5]

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: ATUAÇÕES E INTERVENÇÕES EM EMPRESAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA

[pic 6]

Porto Alegre

2021

 CAROLINE ALDAVES FRAGA DA SILVA

[pic 7]

PSICOLOGIA ORGANIZACIONAL: ATUAÇÕES E INTERVENÇÕES EM EMPRESAS DA ÁREA DE TECNOLOGIA

Projeto apresentado ao Curso de Psicologia da Instituição Faculdade Anhanguera de Porto Alegre.

Orientador: Amanda Mattos


Porto Alegre

2021

1 O PROBLEMA

Quais são as intervenções e atuações que o Psicólogo Organizacional pode adotar na construção da cultura organizacional de empresas voltadas para área da tecnologia a fim de atrair, reter e engajar os profissionais nas organizações reduzindo o indicador de rotatividade e produzindo um ambiente saudável?

2 OBJETIVOS

2.1 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Compreender a importância da inserção do Psicólogo Organizacional na construção de uma cultura inovadora e atrativa para o novo perfil de colaboradores da área de tecnologia.

2.2 OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS

  • Compreender a atuação do Psicólogo Organizacional e do trabalho;
  • Analisar e identificar a cultura organizacional e o modelo de gestão inovadora de empresas de tecnologia;
  • Descrever as intervenções planejadas na atração e engajamento dos colaboradores;

 

3 JUSTIFICATIVA

A Psicologia Organizacional é uma ciência que analisa o comportamento humano e suas relações individuais e em grupo, ambiente e clima de trabalho, assim como os processos mentais, sendo capacitado para atuar na construção de estratégias e intervenções que promovam o bem estar das pessoas. Por conseguinte, o tema deste estudo procura contextualizar a importância da atuação e das intervenções destes profissionais em empresas de tecnologia.

A transformação digital está consolidando uma nova maneira de criar e adaptar as organizações com o propósito de melhorar a experiência dos clientes e de seus colaboradores através de uma cultura organizacional disruptiva, baseada em propósito e valores. O mercado tem exigido essas mudanças, as quais requerem um processo de adaptação e reinvenção o que pode ser complicado para as empresas, portanto, a inserção do Psicólogo Organizacional se faz necessária no planejamento de ações com objetivo de analisar este novo modelo de trabalho e o perfil de colaboradores.

A relevância deste estudo está diretamente relacionada à contribuição da produção de conhecimento a respeito das intervenções e atuação do Psicólogo Organizacional nas empresas de tecnologia. Tendo em vista que atualmente as organizações estão passando por uma transformação digital e os colaboradores da área são escassos devido a competitividade e com perfil mais exigente, este estudo irá contribuir no mapeamento de ações utilizadas na atração, no engajamento e na retenção, assim como a análise do perfil desta geração, oportunizando mais conhecimentos aos profissionais de psicologia que se interessam em ingressar neste campo de atuação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.4 Kb)   pdf (159.8 Kb)   docx (100.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com