TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Psicologia Organizacional tem Uma Grande Importância Dentro das Empresas

Por:   •  12/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.346 Palavras (6 Páginas)  •  441 Visualizações

Página 1 de 6

1 Resumo

Neste artigo apresenta-se a grande importância da psicologia organizacional dentro das organizações, esses profissionais com seus conhecimentos podem trabalhar em varias ares que envolva a saúde mental do colaborador. Tendo uma grande observação no ambiente de trabalho cuidando para que não venha a trazer vários riscos a saúde, reduzindo acidentes no trabalho. Vai mostrar também os pontos negativos que podem ocorrer se a saúde dos colaboradores não for cuidada.

2 Introdução

Esse artigo tem por objetivo fazer com que as pessoas tenham certa conscientização que a saúde das pessoas esta em primeiro lugar, principalmente nas empresas com seus colaborardes que possam ter uma atenção redobrada para a qualidade de vida de seus colaboradores, mostra que a saúde mental e física e muito importante e que se não cuidar pode trazer vários consequência tanto para a pessoa como para a empresa, que a importância de um psicólogo na empresa e essencial para que possa cuidar de seus colaboradores para que possam tornar o ambiente de trabalho em um local agradável. Fala a gravidade de um estresse que pode proporcionar a uma pessoa, fazendo com que possa a trazer vários riscos a saúde, fazendo com que a produtividade do colaborador venha a diminuir cada vez mais por vários motivos.

Portanto, falarei a importância da psicologia organizacional que e tão importante que as empresas possam começar a ver esse lado em proporcionar a seus colaboradores um ambiente em que todos possam trabalhar tranquilos, tento um ambiente saudável, e também sobre o estresse que é o mais apresentados hoje em dia em varias empresa, em que o ambiente de trabalho é o que vai fazer com que possa diminuir esses males.

2  Psicologia Organizacional

Hoje em dia as empresas estão pensando mais na saúde e segurança de seus trabalhadores, as empresas que contratam um psicólogo elas só tem a ganhar, pois a saúde e boas condições de trabalho faz com que o colaborador tenha um grau de melhor desempenho no trabalho e maior satisfação do organismo empresarial a sociedade, caso contraria a empresa que não tem essa preocupação com seus colaboradores não terá um sucesso caso essas pessoas estejam desmotivadas.

O psicólogo tem muito trabalho dentro da empresa, fazendo que os colaboradores se sentem mais motivados e satisfeitos, proporcionando uma qualidade de vida adequada para todos.

3 Problemas de saúde nas organizações

Na época da revolução industrial as pessoas eram consideradas como maquinas, não eram valorizados e não tinha leis que poderia ajudar esses trabalhadores eles eram obrigados a ser produtivos e trabalhavam em um ambiente inadequados onde o dono proporcionava, não tinham preocupações com a saúde de seus colaboradores e muito menos o ambiente em que se trabalhava.

Hoje em dia esses conceitos mudaram também, as empresas elas estão se preocupando mais com a qualidade de vida, proporcionando satisfação, motivação no trabalho, com esse conceito as empresas só tendem a crescer e só tem a ganhar.

Qualidade de Vida no Trabalho (QVT) é um conjunto de ações de uma empresa que envolve diagnóstico e implantação de melhorias e inovações gerenciais, tecnológicas e estruturais, dentro e fora do ambiente de trabalho, visando propiciar condições plenas de desenvolvimento humano para e durante a realização do trabalho. (PSICOLOGADO, acesso em 25 set. 2016)

Um ambiente de trabalho que não esteja adequado para ser trabalhado pode trazer vários ricos à saúde dos colaboradores. Trabalhar em um ambiente agradável, onde todos se sentem bem, trabalhando sem cobrança em um local agradável que trazem para os colaboradores um local harmonioso, com certeza melhora a produtividade.

A empresa deve colocar a saúde dos colaboradores em primeiro lugar, pois se não ter essa visão as pessoas podem adoecer, desencadeando vários topos de doença. Os gerentes devem cuidar e zelar pela saúde de seus colaboradores, cuidando do bem- estar de todos.

3.1 Estresses no ambiente de trabalho

O estresse vem se tornando cada vez mais presente na vida das pessoas, um mal que afeta praticamente a maioria das pessoas, hoje em dias pessoas andam mais estressas, devido seu dia a dia no trabalho, dentro de um ambiente desagradável podendo proporcionar o estresse.

Segundo Chiavenato (2010, p.473) “Estresse (stress) é um conjunto de reações físicas, químicas e mentais de uma pessoa decorrente de estímulos ou estressores que existem no ambiente”.

Todos nos trabalhadores sabemos que nosso dia a dia dentro de um ambiente de trabalho não e nada fácil, passamos por muitas coisas que deixamos totalmente estressados e o pior que a maioria de todos nos levamos esses males para casa descontando na família.

O estresse e ocasionado por pressões do gerente, sobrecarga de atividades, conflitos entres os colegas de trabalho, insatisfação, desmotivação por falta de reconhecimento e por outros tipos de coisas. O estresse pode se ocasionado por outros tipos de fatores, que é trabalhar em lugar com muito barulho, e por falta de segurança no trabalho.

Entende-se que os fatores que levam ao desencadeamento do estresse são vivenciados diariamente nas organizações e são marcados por situações as quais o colaborador não consegue solucionar ou enfrentar de forma adequada, podendo gerar insatisfação no trabalho. Muitas organizações visam apenas o bom funcionamento e o desenvolvimento dos funcionários dentro do ambiente de trabalho, mas não procuram identificar o porquê muitos colaboradores deixam de produzir e diminuem seu desempenho dentro das organizações. (PSICOLOGADO, acesso em 24 set. 2016)

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (91.2 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com