TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A ÉTICA E CIDADANIA

Por:   •  17/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.927 Palavras (8 Páginas)  •  270 Visualizações

Página 1 de 8

SOER

CURSO DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL TÉCNICA EM NÍVEL MÉDIO EM EDIFICAÇÕES

ANA PAULA DAUDT AMARO RIBEIRO

MATRÍCULA Nº 9213/2014

TURMA C.T.E. - 038

ÉTICA E CIDADANIA

SORRISO – MT

2014


INTRODUÇÃO

         Ética profissional é o conjunto de normas éticas que formam a consciência do profissional e representam imperativos de sua conduta.

Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.

Ter ética profissional é o indivíduo cumprir com todas as atividades de sua profissão, seguindo os princípios determinados pela sociedade e pelo seu grupo de trabalho.

Cada profissão tem o seu próprio código de ética, que pode variar ligeiramente, graças a diferentes áreas de atuação. No entanto, há elementos da ética profissional que são universais e por isso aplicáveis a qualquer atividade profissional, como a honestidade, responsabilidade.

 CONCEITUAÇÃO E ORIGENS

A ética tem varias definições e conceitos. Segundo o Dicionário Aurélio Buarque de Holanda, ÉTICA é "o estudo dos juízos de apreciação que se referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto”. Etimologicamente falando, ética vem do grego "ethos", e tem seu correlato no latim "morale", com o mesmo significado: Conduta, ou relativo aos costumes.  Podemos concluir que etimologicamente ética e moral são palavras sinônimas. "Ethos; ética, em grego; designa a morada humana. O ser humano separa uma parte do mundo para, moldando-a ao seu jeito, construir um abrigo protetor e permanente. A ética, como morada humana, não é algo pronto e construído de uma só vez. O ser humano está sempre tornando habitável a casa que construiu para si. Ético significa, portanto, tudo aquilo que ajuda a tornar melhor o ambiente para que seja uma moradia saudável: materialmente sustentável psicologicamente integrada e espiritualmente fecunda." LEONARDO BOFF, A Águia e a Galinha. A ética é um comportamento social, ninguém é ético num vácuo, ou teoricamente ético. Quem vive numa economia a ética, sob um governo antiético e numa sociedade imoral acaba só podendo exercer a sua ética em casa, onde ela fica parecendo uma espécie de esquisitice. A grande questão destes tempos degradados é em que medida ética pessoal onde não existe ética social é um refúgio, uma resistência ou uma hipocrisia. Já que ninguém mais pode ter a pretensão de ser um exemplo moral sequer para o seu cachorro, quando tudo à sua volta é um exemplo do contrário. - Luis Fernando Veríssimo “A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.” (VALLS, Álvaro L.M. O que é ética. 7a edição Ed. Brasiliense, 1993, p.7) O termo ética deriva do grego ethos (caráter, modo de ser de uma pessoa).

 ÉTICA E EDUCAÇÃO

        Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade.  Vivemos, em uma civilização que busca por qualidade de vida, igualdade, liberdade e muitos outros valores prioritários.

Os processos científicos e tecnológicos permitiram a influência da sociedade em níveis sem precedentes. A qualidade de vida passou a considerar a importância da preservação do meio ambiente, fato inédito na escala em que hoje se observa.

Para o êxito de uma civilização, é necessário que exista um desafio e uma resposta positiva a esse desafio, que leva a um progresso da sociedade. E qual seria a resposta positiva mais adequada para este desafio?

A resposta está na ética e na educação. Não na educação puramente intelectual, mas na educação que respeita os princípios éticos e morais. É necessário que cada um não apenas conheça e defenda seus direitos, mas que aceite um alto nível de exigência pessoal, pelas obrigações, pela responsabilidade e pela noção do dever.

Todos os principais valores da nossa sociedade, qualidade de vida, justiça, igualdade, liberdade, emancipação, ética e todos os demais pressupõem educação, no sentido mais amplo.

Se não dermos a devida ênfase à educação, estaremos pondo em risco a própria democracia: Não há democracia sem democratas, não há democratas sem cidadãos esclarecidos, não há cidadãos esclarecidos sem educação.

A IMPORÂNCIA DA ÉTICA

        Nenhuma sociedade pode sobreviver e progredir sem um conjunto de princípios e normas que defina o tipo de comportamento socialmente aceito como ético. Deveríamos pautar nossas ações pela escola dos princípios universais, que se baseia na existência de valores válidos em qualquer cultura e situação como a honestidade, e equidade, a justiça, a liberdade de consciência, o direito à segurança e o de propriedade. Sob esse enfoque, os princípios tornam-se mais importantes do que suas consequências: se uma ação ou decisão viola um desses princípios, ela é antiética, mesmo que não prejudique ninguém.

A ÉTICA NO TRABALHO  

        A ética está ligada a verdade e este é o primeiro passo para aproximar-se do comportamento correto. No campo do trabalho, a ética tem sido cada vez mais exigida, provavelmente porque a humanidade evoluía em tecnologia, mas não conseguiu se desenvolver na mesma proporção naquilo que se refere à elevação de espírito. A atitude ética vai determinar como um profissional trata os outros profissionais no ambiente de trabalho, os consumidores de seus serviços: clientes internos e externos entre outros membros da comunidade em geral. A ética é indispensável ao profissional, porque na ação humana “o fazer” e “o agir” estão interligados. O fazer diz respeito à competência, à eficiência que todo profissional deve possuir para exercer bem a sua profissão. O agir se refere à conduta do profissional, ao conjunto de atitudes que deve assumir no desempenho de sua profissão.  

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (125.1 Kb)   docx (18.1 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com