TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANALISE DA UNIDADE DE HABITAÇÃO MULTIFAMILIAR UNIÃO DA JUTA

Por:   •  25/4/2018  •  Dissertação  •  1.672 Palavras (7 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 7

                          [pic 2]

                                             

 ANÁLISE DE OBRA ANÁLOGA

                    

     

O conjunto Habitacional Vila União da Juta, implantado no município de São Paulo, está localizado na rua Agostin Lubert - Fazenda da Juta, em São Mateus, São Paulo/Sp  (foto)

[pic 3]

                                                      Imagem feita por satélite, O Conjunto Habitacional União da Juta em destaque    

Regime de construções através de Mutirões

Em meados de 1992, um grupo de famílias recebeu do CDHU (Companhia de Desenvolvimento do Governo Do Estado de são Paulo), uma porção de terra, com a finalidade construir casas para as mesmas. A Porção de terra fica localizada ao lado de outros diversos conjuntos habitacionais. O Projeto pretendia executar a construção de 160 Unidades habitacionais, com 2 e 3 quartos, através de mutirão e com auto gestão. Toda a idealização foi feita pela USINA. Foi utilizado como sistema construtivo alvenaria de blocos cerâmicos não armados, e uma inovação, a escada metálica, que se tornou um elemento importante na construção do edifício e um meio de segurança para uma mão-de-obra não capacitada. Foi criada uma associação, para gerir toda a execução dos projetos. A associação de moradores possuía a importante função de definição da demanda habitacional e, entre outras tarefas, o papel de administrar e gerenciar os recursos públicos e todas as etapas da obra. Associação enquanto pessoa jurídica era responsável por contratar a Assessoria Técnica para a elaboração e execução do projeto. Nesse caso a USINA, que já havia trabalhado como assessora técnica junto a outras associações, o que facilitou o conhecimento da forma e do tipo de trabalho que seria executado. Para a apresentação do projeto de arquitetura foi marcada assembleia geral com todas as famílias. Apresentaram várias pranchas onde havia a primeira proposta em planta das tipologias habitacionais..

[pic 4]

                                       

                                         Planta baixa Humanizada de 1992

 O início do trabalho em mutirão foi caracterizado pelos moradores como um evento que chamou atenção no bairro e despertou curiosidade daqueles que por ali passavam. Começaram o mutirão com a construção do canteiro de obras. O início dos trabalhos foi um momento de inúmeras dificuldades e de solidariedade dos vizinhos mais próximos, sobretudo os participantes do mutirão 26 de Julho, que nesta época, já estava em desenvolvimento.

Trabalhadores durante a construção                           

                       

     

 

                                 O CONJUNTO

O conjunto Habitacional Vila União da Juta se caracteriza por trazer três projetos diferentes de plantas - do tipo a, b e c, que se misturam em um mesmo bloco, com formato semicircular criando assim pátios internos e um jogo entre as facetas das fachadas (ver planta de implantação). Isso também a diferencia de outras tantas construções do tipo que existam em outros locais, pois todos usam de uma única tipologia. Esta variedade de tipologias para as unidades habitacionais também favoreceu a criação de espaços de convivência associados à circulação vertical que se situavam num nível intermediário entre os diversos pavimentos das edificações, garantindo mais privacidade para os moradores.

Já dentro dos prédios, há um boa distribuição dos cômodos, sempre assegurando a melhor ventilação e a pouca incidência de insolação direta. A cozinha possibilita duas formas de projetos, uma nas formas convencionais, onde a mesa de jantar se localiza na cozinha, a outra, estilo cozinha americana onde a sala e a cozinha formam um ambiente só. Em relação aos dormitórios, os apartamentos são formados por dois quartos. Quando há um  aumento da densidade das áreas de cada cômodo desses apartamentos,  não existe muita alternativa a  são ser acomodar as pessoas  em outros  locais do apartamento, diferentemente da casa térrea ou sobrados unifamiliares  que possibilitam a ampliação dos famosos “puxadinhos”. O espaço dos cômodos do apartamento tem um tamanho acima da média oferecida por outros conjuntos de mutirão financiado pelo governo, ou encontrados na mesma gleba, chamada Fazenda da Juta.

No que se refere ao espaço e acabamento das unidades habitacionais da União da Juta é visível que se optou em priorizar o atendimento ao espaço interno das habitações, pois se entende que os acabamentos podem ser resolvidos após a construção. No entanto, por serem apartamentos dificilmente os espaços internos poderiam ser ampliados e ou reduzidos depois de construídos. Os moradores e a assessoria técnica optaram por deixar o bloco cerâmico, deixando com aparência de inacabado. Para eles o material aparente dispensava o trabalho adicional de acabamento de paredes construídas - o chapisco, emboço, reboco, massa corrida e pintura. Doravante, e notório que, ao deixar assim, à mostra, passa a ideia de que aquela foi uma obra coletiva, fruto do empenho de todos.

 No projeto construtivo, usou-se uma composição bastante particular. Havia um sistema hibrido de construção, onde mesclava alvenaria estrutural e escadas metálicas. O bloco cerâmico possibilitou uma construção onde eram dispensáveis tanto as vigas quanto os pilares, reduzindo a necessidade de uma maior utilização de força braçal. As escadas metálicas serviam de torre, e gabaritavam a altura dos pavimentos. Além de servirem de andaimes, reduzindo ainda mais a mão de obra e o custo.

A área de implantação da Vila União da Juta possui um total de 49.909,55 m2, onde foram construídos os edifícios habitacionais, centro comunitário, creche, padaria comunitária e a sede da Associação de Moradores. A União da Juta possui um total de 160 unidades, dispostas em 20 blocos, agrupados em conjuntos de três. Essa solução eliminou os extensos corredores internos existentes em grandes conjuntos habitacionais. Esse novo arranjo dos edifícios, permitiu a formação de pátios internos, destinados à circulação de pedestres, acesso às habitações e lazer.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.6 Kb)   pdf (412.7 Kb)   docx (885.1 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com