TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM A LANCHONETE CANTINHO DA GULA

Por:   •  19/11/2018  •  Trabalho acadêmico  •  1.060 Palavras (5 Páginas)  •  225 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO EXTREMO SUL CATARINENSE - UNESC[pic 1]

CURSO DE ARQUITETURA E URBANISMO

RAMON MARTINS ESCARAVACO

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM A LANCHONETE CANTINHO DA GULA

CRICIÚMA

2017


RAMON MARTINS ESCARAVACO

ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DAS PESSOAS QUE FREQUENTAM A LANCHONETE CANTINHO DA GULA

Trabalho para a disciplina de Psicologia, Curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade do Extremo Sul Catarinense, UNESC.

Orientadora: Prof. Amanda Castro

CRICIÚMA

2017

RESUMO

O trabalho consiste em uma análise feita pelos alunos Bárbara Ioris Ávila, Mariane Domingos e Ramon Martins Escaravaco. Que foi analisado o comportamento das pessoas que frequentam a Lanchonete Cantinho da Gula. Para esse estudo, foi proposto a análise do método comportamental, e com esta pesquisa os observadores precisaram estar conscientes das diferentes abordagens, dos procedimentos metodológicos e do caráter interdisciplinar do assunto.

Como a percepção do olhar e do sentir dos indivíduos e dos grupos com todos os seus valores, atitudes e suas preferências. Elaboramos a estratégia de observação das pessoas no local, para tornar “visíveis” esses pensamentos, opiniões e sentimentos sobre as realidades percebidas, não foi feito nenhum tipo de abordagem e somente a aproximação para a percepção dos assuntos surgidos.

Proposto isso, estipulamos os horários das 9h até 10h para as análises e com um layout de circulação do local, localizamos onde os indivíduos sentavam e como agiam durante seus determinados tempo.  


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        11

2 OBJETIVOS        12

3 METODOS        12

4 ANÁLISE        13

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS        16

ANEXOS        17


1 INTRODUÇÃO

        Com as inovações ambientais dos espaços internos de convívio, as cantinas universitárias vêm motivando os usuários a não mais utilizar somente para as refeições, vem sendo frequente o uso de integração e convívio fora das salas de aula, e visando referência de encontros. Tudo vem passando por grandes modificações rotineiras da sociedade, então é através dela que podemos ter a capacidade de formar impressões de maneira rápida e objetiva sobre esse mundo.

        Na psicologia, o estudo da percepção é de extrema importância, pois o comportamento das pessoas é baseado na interpretação que fazem da realidade. Por este motivo, a percepção do mundo é diferente para cada um de nós, cada pessoa percebe um objeto ou uma situação de acordo com os aspectos que têm especial importância para si, ou seja, é através da percepção que um indivíduo organiza e interpreta as suas impressões para atribuir significado ao seu meio.

        Portanto a percepção tem uma grande importância, ela pode ser relacionada a conceitos de valores e normas sócios culturais, ou seja, a percepção está ligada a valores específicos do indivíduo ou de grupos distintos.

A percepção não é um processo objetivo, mas é, de fato, uma construção social, como mostra pocock (1981, p.382) quando observa que “nós somos ensinados a ver, de modo que o conhecido é mediado através de uma sucessão de filtros culturais – sociais, políticos e acadêmicos.

“Não vemos a realidade como ela é, mas como nós somos.” – Immanuel Kant.


2 OBJETIVO

Analisar os acontecimentos comportamentais dos frequentadores da lancheria cantinho da gula, no campus da Universidade do Extremo Sul Catarinense, relacionado às percepções sociais.

3 METODOS

Após delimitarmos o assunto proposto para o referente artigo, elaborou-se uma análise observatória dos clientes da cantina, com o intuito de assistir como que cada pessoa ou grupos demostravam os reais motivos e intenções da escolha do mesmo. Atuando de forma distante dos usuários obtivemos resultados com os vários motivos da permanência, cada um com hábitos, práticas, costumes, reações e ações distintas.

O estudo foi estipulado no dia 20 de novembro, em uma segunda feira por ter mais movimento no campus da universidade e com um fluxo continuo na cantina “cantinho da gula”, nos horários entre 9 horas e 10 horas da manhã, que refere se ao horário de intervalo dos cursos de graduação. Sendo isso facilitaria nossas observações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (285.9 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com