TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE E COMENTÁRIO SOBRE OS TEXTOS

Por:   •  16/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  4.902 Palavras (20 Páginas)  •  314 Visualizações

Página 1 de 20

ANDERSON RODRIGUES DE PAIVA

ANÁLISE E COMENTÁRIO SOBRE OS TEXTOS:

“Carta do Chefe Seattle ao Presidente”,                                                                                                                                                       “Carta Sobre a Felicidade”, de Epiruco e                                                                                                                                                     “Meio Ambiente é o Caralho”.

27/08/2018


Conteúdo

1.        Considerações iniciais        3

2.        Analise  da carta do Chefe Seattle        4

3.        Analise da carta sobre a felicidade        8

4.        Análise do texto “meio ambiente é o caralho”        13

5.        Referências Bibliográficas        14


  1. Considerações iniciais

Muitos impactos ambientais como o desmatamento, as queimadas, a degradação do meio ambiente ainda persistem uma vez que a solução para esses entraves exige uma transformação não só nos meios de produção e consumo, mas de nossa própria organização social. Esses problemas geram, na sociedade, a produção de conhecimentos sobre a educação ambiental, criando uma expectativa necessária em torno de práticas sociais que estão em oposição à degradação permanente do meio ambiente e do seu ecossistema. Sob a égide do ambientalismo, observam-se as inter-relações do meio natural com o social, de modo a priorizar o desenvolvimento sustentável, a emergênciade novos atores sociais, seus modos de organização social, com destaque à sustentabilidade socioambiental na expectativa de corrigir formas destrutivas da relação do homem com o ambiente natural.

Os conflitos criados por essa nova configuração social são provenientes de uma visão de desenvolvimento atrelado ao crescimento econômico em detrimento dos ecossistemas, da cultura e dos valores dos povos indígenas (CARVALHO, 2013). Em uma sociedade que tem como prioridade o desenvolvimento econômico e o progresso, as minorias étnicas são afetadas diretamente em seus direitos mais básicos no que tange à cultura, ao meio ambiente e ao próprio território onde vivem. Tendo em vista essa nova realidade das populações indígenas que se encontram alojadas no centro de mudanças rápidas e contínuas nas esferas econômicas, políticas e sociais, neste trabalho tem-se como objetivo analisar, com base em regularidades enunciativas e dispersões do discurso, as diferentes formações discursivas, os interdiscursos e os efeitos de sentido possíveis que perpassam a memória discursiva indígena e as representações de terra. Para isso, foram recortados excertos da Carta do Cacique Seattle, líder sábio que orientou seu povo a deixar a terra e não optar pelo confronto, no pronunciamento ocorrido em 1887.

Considerando que todo discurso carrega em seu bojo relações de saber/poder que definem as regras e as formas de funcionamento das práticas discursivas em uma determinada sociedade, trazemos algumas questões de pesquisa que procuram entender o surgimento desse discurso como acontecimento: Quais fatos históricos e sociais possibilitaram uma maior circulação do discurso do Cacique Seattle? Como tais discursos atravessam os sujeitos indígenas e quais situações decorrentes incidem sobre os sujeitos? Qual a configuração desse discurso no contexto atual, a partir das comunidades étnicas, e a relação saber/poder/resistência que perpassa esse discurso?

Diante dessas questões, trabalhamos com a hipótese de pesquisa de que a constituição identitária do indígena em pauta - em meio a um processo de constantes transformações sociais - é constituída por meio de uma resistência, reação contra os efeitos da globalização e os projetos de desenvolvimento priorizados pelo Estado. Há a recorrência aos antecedentes históricos que formam a base de sua cultura no que concerne ao convívio harmonioso com a natureza.

  1. Analise  da carta do Chefe Seattle

A Carta do Chefe Seattle de forma simples em pouco mais de duas páginas, sintetiza uma temática que muitos livros ainda não tiveram como esgotar. O texto evoca uma riqueza de compreensão do habitat dos humanos e ganha seu valor em virtude de advir de um indígena, norteado por uma visão cosmológica adversa daquela do destinatário da missiva: o presidente dos EUA, Franklin Pierce, quando este, em 1854, propôs comprar as terras de sua tribo, concedendo-lhe uma outra “reserva”.

A carta desnuda uma evidência que salta aos olhos do leitor: a compreensão da finalidade da terra e o seu significado para os humanos da parte dos envolvidos no assunto: o presidente americano e um chefe de uma tribo indígena. O primeiro ávido de uma visão mercantilista da natureza, o outro com uma compreensão de intimidade existencial com a mesma.De início vale salientar a atualidade da temática, sobretudo quando se debate nas várias esferas de poder do mundo a urgente necessidade de uma racionalização no trato dos recursos naturais que já dão mostras de extenuação e precariedade.

O texto é importante na sua relevância por abordar duas comovissões que nos ajuda a discernir e refletir sobre a importância dos novos paradigmas que emergem como postulados urgentes no enfrentamento da questão ambiental.

O pensamento do presidente americano em 1854, entendido pelo Chefe Seattle na sua carta, nos permite uma chave de leitura da gênese de um conjunto de idéias praxistas que enxergam a terra (o planeta) não como legado à pessoa humana, mas como um postulado indispensável de comercio e aproveitamento. Terra é sinônimo de moeda, de riqueza advinda da efetiva transformação do trabalho. Naquele postulado do “Grande Chefe” já era possível vislumbrar o pensamento de uma nova ordem econômica decorrente do estouro da era industrial inglesa que já fazia eco na ex colônia.

“Somos parte da Terra e ela é parte de nós”. Esta afirmação do Chefe Seattle já diz muito sobre uma compreensão originária da natureza, do habitat da humanidade. Se somos parte da Terra, destruí-la ou mercantizá-la é atentar-se contra a própria pessoa humana. A Terra, na compreensão ameríndia, é quase uma deusa: “Pois esta terra é sagrada para nós” .

A referida Carta é dotada de grande relevância para os dias de hoje, quando o mercantilismo capitalista vem dando mostras de ganância e soberba, sem medir as possíveis conseqüências para o nosso habitat que vem se tornando pequeno para atender às enormes demandas comerciais, alicerçadas na crescente industrialização de sobeja tecnologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (28.5 Kb)   pdf (182.8 Kb)   docx (23.4 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com