TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA BRASILEIRA DA ESCOLA PAULISTA BRUTALISTA

Por:   •  1/2/2018  •  Artigo  •  4.203 Palavras (17 Páginas)  •  428 Visualizações

Página 1 de 17

AS CARACTERÍSTICAS DA ARQUITETURA BRASILEIRA DA ESCOLA PAULISTA BRUTALISTA: UMA ANÁLISE COMPARATIVA DOS PARTIDOS ARQUITETÔNICOS NAS RESIDÊNCIAS DE VILANOVA ARTIGAS E PAULO MENDES DA ROCHA.

JUNIOR, João Pezzini Motta.[1]

D’AVILA, Nathan.[2]

MATEUCCI, Leonardo.[3]

OLIVEIRA, Brayan Camargo de.[4]

ANJOS, Marcelo França dos.[5]

RESUMO

A contribuição de textos teóricos escritos por vários autores, sobre o “universo” difundido dos estudos da Arquitetura Paulista Brutalista, vem buscando compreender as suas razões e as suas limitações. Com isso, a aprendizagem extraída nos estudos dessa produção científica, mostra de uma maneira clara, objetiva e resumida às características da Arquitetura da Escola Paulista Brutalista. E para que isso acontecesse, procuramos não “mergulhar afundo” nesse “universo” de estudos teóricos, pois iriamos acabar tornando fatigante a leitura desse artigo científico, sendo assim, fragmentou-se uma das características da Arquitetura Paulista Brutalista, sendo ela, o partido arquitetônico, para que através das residências Ariosto Martirani, de Vilanova Artigas e Butantã, de Paulo Mendes da Rocha, nos questionássemos se de fato há uma semelhança existente entre as concepções dos partidos arquitetônicos em ambas as residências de Vilanova Artigas e Paulo Mendes da Rocha? De modo introdutório, sim! Pois percebemos que existem certas semelhanças entre as concepções dos partidos arquitetônicos das residências Ariosto Martirani e Butantã, que estão definidos na organização da forma arquitetônica: em um monobloco de volume único.

PALAVRAS-CHAVE: Arquitetura Paulista Brutalista; Escola Paulista; Características da Arquitetura Paulista Brutalista; Partido Arquitetônico;

THE CHARACTERISTICS OF BRAZILIAN’S ARCHITECTURE OF THE PAULISTA’S BRUTALIST SCHOOL: A COMPARATIVE ANALYSIS OF PARTIES ARCHITECTURAL IN RESIDENCES’ OF VILANOVA ARTIGAS AND PAULO MENDES DA ROCHA.

ABSTRAT

The contribution of theoretical texts written by various authors on the "universe" of widespread Paulista Brutalist architecture studies, has been seeking to understand their reasons and their limitations. Thus, the extracted learning in studies of this scientific production, show a clear, objective and summarized the characteristics of the architecture of the Escola Paulista Brutalist. And for that to happen, try not to "soak sink" in this "universe" of theoretical studies, because we would end up making fatiguing reading this scientific paper, therefore, fragmented one of the characteristics of Architecture Paulista Brutalist, it is the party architectural, so that through the residences Ariosto Martirani, Vilanova Artigas and Butantã, Paulo Mendes da Rocha, the fact is questionássemos there is a similarity between the concepts of architectural parties in both houses of Vilanova Artigas and Paulo Mendes da Rocha? Introductory way, yes! Because we realize that there are certain similarities between the conceptions of architectural parties residences Ariosto Martirani and Butantan, which are defined in the organization of architectural form: in a monoblock single volume.

KEYWORDS: Brutalist Architecture Paulista; Paulista’s School; Features Architecture Paulista Brutalist; Architectural Party;

  1. INTRODUÇÃO

No panorama do território brasileiro da Arquitetura Paulista, a tendência chamada de Brutalismo introduziu as suas forças no desenvolvimento da metropolitana cidade de São Paulo dos anos 50. O Movimento Brutalista foi uma das correntes consecutivas do Movimento Moderno que se originou do pensamento racionalista do século XIX (SANVITTO, 1994).

Para Sanvitto (1994 apud ZEVI, 1973, p. 43) “a ideia de Brutalismo em arquitetura está ligada à expressão dos materiais utilizados em seu estado natural. O que se espera desta arquitetura é que, através de sua apreciação, seja possível identificar os materiais que concretizam o projeto arquitetônico através da edificação”.

A Arquitetura Brutalista demonstra os materiais utilizados, e a técnica que permite sua execução. Procura deixar bem claro o que é a estrutura e vedação. Não existe um critério do que deva ou não estar á vista. Tudo é aparente. Existe uma preocupação com a expressão dos materiais em detrimento de superfícies bem acabadas. A ideia de beleza é associada à verdade construtiva (SANVITTO, 1994 apud ZEVI, 1973).

A assimilação da Arquitetura Moderna em São Paulo deveu-se muito aos esforços de João Batista Vilanova Artigas, através de sua prática profissional em projetos residências. Por outro lado, a revisão formal efetivada pelo trabalho de Artigas na metade dos anos 1950, foi que permitiu uma definição própria para a arquitetura de São Paulo. A partir de suas propostas, desenvolveu-se uma tendência de estética própria, com volumes compactos executados em concreto aparente (SANVITTO, 1994, p. 37).

        ...        

A particularidade dos estudos aqui realizados orienta-nos, primeiramente em uma das direções, à compreensão de dois dos pensamentos intelectuais mais influentes na produção e na materialização da Arquitetura Moderna Brasileira, praticadas através da história e do tempo, e seguidamente, a segunda direção nos orienta aos sentidos da percepção espacial, como requisito para a compreensão do universo arquitetônico do Brutalismo Paulista. Logo, a problemática nos impõe a questionar se de fato há uma semelhança existente entre as concepções dos partidos arquitetônicos na Residência Ariosto Martirani, de Vilanova Artigas e na Residência Butantã, de Paulo Mendes da Rocha? De modo introdutório, sim! Pois, no desenvolvimento das análises, percebemos que existem certas semelhanças entre as concepções dos partidos arquitetônicos das residências de Artigas e Paulo Mendes da Rocha, que por si só se definem na organização da forma arquitetônica: um monobloco de volume único, aonde o “papel” dos planos verticais é quem “resguarda” o espaço de convívio de todo o programa doméstico das residências.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30.3 Kb)   pdf (303.9 Kb)   docx (355.1 Kb)  
Continuar por mais 16 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com