TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS ETAPAS DO PROJETO DE RETROFIT

Por:   •  22/5/2020  •  Trabalho acadêmico  •  767 Palavras (4 Páginas)  •  206 Visualizações

Página 1 de 4

RETROFIT:

É você fazer mudanças em um espaço para implantar tecnologias sustentáveis atuais e tornar o local mais seguro sem perder suas características iniciais.

RETROFIT X REFORMA

No retrofit costumam usar mão de obra mais especializadas por que tem uma importância em manter as características originais do projeto, por isso o valor é maior comparado a reforma.

AS ETAPAS DO PROJETO DE RETROFIT:

  1. Demolição controlada
  2. Reforço na estrutura
  3. Fechamentos
  4. Acabamentos
  5. Substituição e modernização de elétrica, telefonia e dados
  6. Hidráulica e ar condicionado
  7. Pisos e revestimento
  8. Fachada

ESTUDO DE CASO:

HOTEL FASANO

O prédio original foi inaugurado em 1930, em salvador- BA, no estilo Art Deco e durante 45 anos abrigou alguns escritórios, dentre eles o mais famoso foi a sede do jornal A Tarde.

O imóvel teve sua construção inaugurada em 1921, sendo um dos primeiros a trabalhar com a tecnologia do concreto armado. A proposta inicial era além de abrigar o jornal da tarde, ter também salas comerciais e escritórios e nos últimos dois andares, o hotel Wagner. Em 1975 o periódico mudou de sede e deu espaços para novas salas comerciais, ao longo dos anos o prédio foi se esvaziando que acabou em um estado de abandono.

[pic 1]

[pic 2][pic 3]

As mudanças começaram em 2006 quando a Prima, comprou o prédio e começou a buscar bandeiras hoteleiras que se interessassem em explorar a atividade ali. O Hotel escolhido foi o Fasano, as obras iniciaram em agosto de 2015, tiveram um investimento de 85 milhões no retrofit do prédio, que envolveu reforço nas estruturas e modernização dos sistemas internos, além de restauração das características do imóvel.

[pic 4]

Após a finalização da obra, o local passa a contar com 70 quartos e 2.603m² de apartamentos de alto luxo, 245m² de restaurante com dois ambientes, 495 m² de áreas de piscina e SPA/academia e 140 m² de business center com duas salas para uso, além de todas as áreas de apoio e serviço.

O tempo de execução da obra estava prevista para 18 meses, mas acabou levando quase três anos. E uma das características que tornam a estrutura do Fasano única em Salvador é a tecnologia de tratamento acústico aplicado nas janelas e portas. São mantas acústicas e materiais nobres, como a madeira de lei maciça e vidros especiais duplos, para dar maior conforto aos hóspedes, outro ponto que grega muito valor ao imóvel e aos hóspedes é o terraço, que possui vista privilegiada da Baía de Todos os Santos, um dos cartões-postais da capital baiana. O espaço oferece deck em madeira, com piscina revestida em granito azul bahia. E na lista de espaços úteis, o empreendimento ainda conta com Fitness Center e Wellness SPA com três salas de massagem e sauna úmida.

O processo de restauração teve o objetivo de preservar a linguagem arquitetônica e a riqueza cultural e histórica do prédio. O trabalho foi chefiado pelo restaurador Eubaldo Gomes, que atuou, com uma equipe de quatro profissionais, ao longo de sete meses, seguindo exigências apresentadas por órgãos como Ipac e Iphan. A fachada revestida com argamassa de pó de pedra foi um dos principais desafios, segundo eubaldo. O lobby também foi restaurado mantendo o revestimento original das paredes e o piso reproduzido fielmente em mármore Carrara e Granito verde alpe, carregando o status luxuoso típico do art déco, com estilo modernista e materiais ricos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (1.5 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com