TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS PATOLOGIAS DE CONCRETO

Por:   •  20/12/2019  •  Trabalho acadêmico  •  338 Palavras (2 Páginas)  •  307 Visualizações

Página 1 de 2

INTRODUÇÃO

Desde o princípio da humanidade, eram necessários meios para transposição e condução de cursos d’água e outra estruturas para promover melhor mobilidade e conforto para a população, porém apenas em 1824 na Inglaterra, com a invenção do cimento Portland, houve um grande salto nas técnicas construtivas, dando início as construções de estruturas em concreto armado.

Com o decorrer dos anos pontes e viadutos, denominados como obras de arte, assim como qualquer outra edificação, apresentam patologias devido a falhas técnicas e de processos, exigindo assim estudos e reparos para que a ação dos agentes ao decorrer do tempo não a debilite.

MARCHETTI (2008), cita que pontes permitem que sejam interligadas vias ou pontos não acessíveis, que possuem obstáculos como rios e braços de mar; já os viadutos são passagens feitas sob vias ou vales profundos; o autor também ressalta que os principais requisitos de uma ponte estão em sua funcionalidade, segurança, estética, durabilidade e economia.

Para as grandes cidades as pontes e viadutos são como um equipamento urbano, conectando pontos mais distantes, reduzindo o tráfego de carros em único ponto com isso, reduzindo em grande escala os congestionamentos.

As obras usadas como objetos de estudos servirão como base para apresentação dos principais problemas estruturais nas principais pontes e viadutos da cidade de São Paulo. As obras estudadas em questão são: Viaduto do Café, Ponte Freguesia do Ó, Viaduto sobre avenida Celso Garcia, Viaduto Carlos Ferraci e Viaduto Antônio Abdo.

Diante do exposto, este trabalho tem como intuito o estudo das restaurações e reabilitações de pontes de concreto no estado de São Paulo, a partir da análise das patologias existentes nas pontes apresentadas no estudo, onde ocorreram algumas degradações devido a vários motivos, como a degradação natural do  meio ambiente, esforços sofridos por incidentes como a colisão de automóveis, escolhas improprias dos materiais aplicados na construção, falta de manutenção preventiva e corretiva necessária para aumentar a vida útil da construção, entre outros aspectos que são explanados e exemplificados ao decorrer do trabalho.

FONTES

MARCHETTI, O. Pontes de concreto armado. São Paulo: Blucher, 2008.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)   pdf (49 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com