TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO BRINQUEDOTECA

Por:   •  12/4/2016  •  Trabalho acadêmico  •  440 Palavras (2 Páginas)  •  374 Visualizações

Página 1 de 2

[pic 1]

ATIVIDADE DE AUTODESENVOLVIMENTO

PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

Professor (a) Tutor (a): Heloisa Helena Paula

Aluno (a): Laura Malvestiti Tomé                                        R.A.: 1152439579

                                       Atividade de Autodesenvolvimento apresentada a Disciplina de Projeto Multidisciplinar II, da Faculdade Anhanguera, como exigência Parcial das atividades EAD, sob orientação do Prof. Tutor Heloisa Helena Paula.

Pirassununga, 2012

Brinquedoteca – visão histórica, definições, tipos e objetivos.

A brinquedoteca é um espaço criado para dar oportunidade as crianças de brincar de forma enriquecedora. É um laboratório onde há criatividade se transforma em criatividade. Assim, encontraremos brinquetitecas em: Educação Infantil, Universidades, Hospitais dentre outros. Abaixo relataremos os objetivos e a função de cada uma das três citadas.

As brinquedotecas nas escolas de Educação Infantil, é que as crianças possam desenvolver o raciocínio, desenvolvimento cognitivo e sua criatividade, podendo assim enriquecer sua aprendizagem. Nesses espaços podem ser desenvolvidas a coordenação motora e afetivo por meio do lúdico, pois cada brinquedo tem papel fundamental que auxilia no desenvolvimento infantil, fazendo com que a criança desenvolva-se integralmente.

        Já em Universidades o objetivo de uma brinquedoteca é na formação acadêmica  o professor, pois os mesmo podem aprender mais afundo sobre a ludicidade na construção do conhecimento do educando.

Uma vez que em hospitais servem para auxiliarem crianças internadas por longos períodos a superarem as mudanças em sua vida, impostas pela enfermidade, pois é por meio do brinquedo que a criança pode resolver a tensão que o ambiente hospitalar lhes causam, sendo que hospitalização pode interromper o processo do brincar, por esse fato é de extrema importância que haja brinquedotecas em hospitais, mas sempre com um acompanhamento de um profissional da área de Pedagogia, para que assim não seja brincar por brincar.

Podemos concluir que, as brinquedotecas são de extrema importância para construção do conhecimento dos educandos, aos educadores cabem valer-se desse espaço da melhor maneira possível usando da ludicidade para com que aprendam a aprender, incorporado nessas atividades sem que as crianças percebam regras de convivência para sua vida e expondo problemas pessoais e de aprendizagem, para que isso ocorra esse ambiente deve ser espontâneo e prazeroso onde as crianças possam vivenciar emoções e construindo sua personalidade.  

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS

PLT- Brinquedoteca No Diagnostico e Intervenção em Dificuldades Escolares

        

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)   pdf (126.9 Kb)   docx (44.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com