TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Agentes de transformação

Por:   •  1/5/2017  •  Dissertação  •  278 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

Agentes de transformação

Primeiramente é importante destacar que as atuações dos agentes no espaço urbano ocorrem sob uma gama de interesses e é o encontro desses interesses que forma uma mediação entre as aspirações da população e aqueles presentes nos grupos interessados, como os que estão inseridos em gamas políticas e econômicas.

No caso da região do Anália Franco e Água Rasa, o principal agente transformador foi o Estado que, através da legislação e visando agir democraticamente, levando em consideração as necessidades da população, decidiu implantar as novas estações da linha verde nestas localidades.

Pensando assim, de certo modo, a classe trabalhadora que reside na região também pode ser considerada um agente transformador, pois a necessidade da implantação do metrô próximo as suas residências, surge da necessidade de deslocamento desta classe pela cidade, que logo é atendida pelo Estado.

Podemos envolver também os especuladores imobiliários, pois o entorno de onde o metro Anália Franco será implantado, por exemplo, é uma área que tem sofrido intensas transformações que são facilitadas pela existência de muitos lotes desocupados que futuramente podem exercer a função habitacional e impulsionar o mercado imobiliário ao redor da estação, favorecendo assim tais especuladores através do adensamento da região.

Os mesmos especuladores imobiliários também podem agir no entorno da estação Água Rasa uma vez que, neste caso, o uso habitacional não é acompanhado do adensamento do lote, onde boa parte das casas é constituída de residências térreas. De maneira geral, considerando todos os usos, o gabarito não ultrapassa dois pavimentos, portanto seria mais interessante a compra destes lotes, visando que o Coeficiente de Aproveitamento no entorno das estações passaria a ser quatro, favorecendo assim quem construísse no local. [pic 1][pic 2][pic 3][pic 4][pic 5][pic 6][pic 7][pic 8][pic 9][pic 10][pic 11][pic 12]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (46.3 Kb)   docx (14.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com