TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise Mobilidade Urbana

Por:   •  28/9/2016  •  Trabalho acadêmico  •  259 Palavras (2 Páginas)  •  411 Visualizações

Página 1 de 2

Análise "Mobilidade Urbana (e para além dela)"

        De acordo com o texto de José Augusto da Silveira e Alexandre Augusto Bezerra da Silva Castro, as posições sobre mobilidade são pouco dinâmicas e é exigida mais atenção sobre esse campo.

        Segundo os autores, o espaço público(fundamental e permanente) é um espaço que necessita acessibilidade e mobilidade. O que o relaciona diretamente ao planejamento de transportes, junto do sistema morfológico urbano, da divisão de espaço quanto à ocupação, dos conjuntos e dos marcos da cidade. Portanto, as ações sobre o transporte afetam o uso do solo urbano, e vice-versa, gerando um ciclo vicioso e desequilíbrio, sendo assim necessário o reconhecimento e o tratamento adequado das relações entre o transporte e o uso urbano.

        A acessibilidade é descrita como o "fixo"  e traduzida como "oportunidades urbanas". O sistema viário é sua estrutura. Enquanto mobilidade é o "fluxo" e engloba a circulação da cidade(ponto de origem e ponto de destino). Esta pode ser afetada por fatores como classe, renda, idade e ocupação, que, normalmente, estão relacionados à desigualdade social e segregação.

        Como conclusão, a acessibilidade se torna estável com a mobilidade. É importante a integração entre espaço, acessibilidade, mobilidade, uso e ocupação. Estes, então, devem ser observados de forma a considerar as perspectivas estrutural, física e social, além de ser necessário colocar o ser humano e o transporte a pé como centro dessa integração.

        

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)   pdf (56.2 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com