TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

BRINQUEDOTECA

Por:   •  9/11/2015  •  Ensaio  •  688 Palavras (3 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 3

APRESENTAÇÃO realease Brinquedoteca CASA COR Ceará 2015

Espaços de viver a infância, é a Brinquedoteca nada mais é do que um universo aonde a criança pode respirar novas experiências, com novas descobertas e inspirações. Podendo assim a criança se comportar como um poeta, reajustando os elementos do mundo, atribuindo-lhe novos sentidos e significados.O lúdico tem conquistado cada vez mais espaço na sociedade. As atividades lúdicas fazem parte da vivência humana, principalmente na infância. A ludicidade ampliou-se que se tornou necessário a criar espaços destinados as vivências lúdicas, Brinquedoteca, antigamente chamado do quarto de brinquedos, quando você tinha uma habitação maior, com cômodos maiores. Hoje o espaço é físico estruturado para o brincar, sua materialidade educa, expressa idéias, comunica mensagens, quando se tem uma variedade de brinquedos e materiais lúdicos; tendo a criança a liberdade de escolher no tempo e no local que desejar brincar. (Idéias desorganizadas nesse parágrafo)

Nas últimas décadas, devido ás intensas transformações da vida urbana, limitou-se o convívio informal das crianças nas ruas, praças e parques. Resolvemos então diferencialmente na Casa Cor Ceará 2015, Inovar o ambiente, instalado numa área de aproximadamente 50m² de área construída, com áreas setorizados aos estímulos infantil. Temos uma área de brinquedos lúdicos, de leitura com livros da Fundação Demócrito Rocha, casinha na árvore produzido pela JD MÓVEIS , espaço multiuso direcionado a apresentações criadas pelas crianças, onde receberá também a contação de história. Layout dinâmico, com mobiliários exclusivo TOK&STOK, que possibilita a organização do espaço para diferentes atividades. Atividades como oficinas de robótica e oficinas de artes a serem monitoradas com apoio do Colégio Irmã Maria Montenegro. Em Painel interativo onde é oportunizado às crianças se manifestarem e imprimirem suas marcas no espaço, deixando assim que as paredes falem, pulsem e revelem o que está sendo vivido e sentido no espaço, numa parede livre para ser desenhada e pintada com material escolar Delta Giz.

A proposta é que adultos e crianças se relacionem nesse espaço, interagindo com a natureza, através de brincadeiras que comunicam mensagens, dentro do universo inimaginável , onde são criados diferentes enredos únicos , produzindo outros sentidos, e significados. Na brinquedoteca, Assim a criança observa, manipula, descobre, encontra e brinca junto de outras crianças e interage também com os adultos. A partir dessa relação é construída uma configuração que ultrapassa o aspecto material do ambiente lúdico e didático, produzindo outras significações simbólicas aos espaços.

Num Espaço projetado para ter casinha de árvore, onde a casinha terá pia, avental, louças , mesa de jantar, sala de tv e quarto, sugerindo a criança na sua materialidade brincadeiras de cozinhar, arrumar a casa, servir a mesa.

Temos uma fachada diferenciada como uma tela de arte, assinada por nós arquitetas. Quando sugerímos elementos vazados, sendo acrílico trabalhado pela J.@acrílico e Combogós Manufatti, a idéia foi dar destaque e causar curiosidade convidativa aos visitantes. Numa moldura preta pintada com tintas Hipercor dando destaque ao fundo preto emoldurado. Revestimentos em porcelanato de parede Eliane e SantaLuzia além de uma paginação diferenciada com piso Emborrachado VECObr, produzido com pneu reciclado e poliuretano, além de grama sintética ArtePiso. Luminárias PAROMA, escolhidas com muito carinho para dar acabamento diferenciado ao ambiente. Na decoração utilizamos almofadas exclusivas da Calderón decor com estampa de bichos, além de molduras diversas da Urban Arts que é uma galeria de arte diferente das outras,essencialmente com trabalhos digitais de artistas.

É um local onde as crianças podem estudar brincando, aprender criando, cantar se expressando, ouvir meditando e contar histórias se divertindo, decobrindo...É um lugar para ser feliz, em que o direito de brincar está garantido. É um espaço alternativo no qual a criança tem acesso a diferentes jogos, sem precisar comprá-los, e pode brincar livremente. É espaço mágico, de fantasias. É um sonho real. É um laboratório onde a criatividade se transforma em aprendizagem. É um local destinado a brincadeiras, à expressão da linguagem infantil, ao pleno desenvolvimento da criança, ao encontro e à socialização, ao trabalho em equipe e à confecção e restauração de brinquedos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (83.6 Kb)   docx (11.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com