TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CASO DE ESTUDO “RECURSOS HUMANOS”

Por:   •  5/5/2017  •  Pesquisas Acadêmicas  •  928 Palavras (4 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 4

ENGEHARIA DE SOFTWARE / 2017

CASO DE ESTUDO “RECURSOS HUMANOS”

prof. [ameirys.vazquez]

A Faculdade de Engenharia do IPSTEC se encontra estruturada em departamentos docentes e centros produtivos. Cada centro se encontra composto por varias linhas de produção e investigação com seus nomes e escopos bem definidos e estruturados, na sua vez, por diferentes áreas.

Um dos objetivos e conseguir na faculdade uma eficiente assinação dos recursos humanos (RH) que são recrutados em cada ano académico.

Os novos trabalhadores em período de adestramento são enquadrados num projecto productivo pertencente a uma das linhas definidas para cada centro. Estes trabalhadores, ao terminar seu período de adestramento são reenquadrados, estes podem passar para departamentos docentes o manter-se como especialistas no mesmo projecto onde se encontravam, dependendo das necessidades da faculdade e os interesses do trabalhador.

A decana, solicita frequentemente via e-mail, os dados dos RH da faculdade por departamentos, a secretaria conforma a informação obtendo um relatório de RH, este é enviado aos Chefes de Departamentos, os quais revisam este relatório. Se existe algum erro, se corrige e é enviado a secretaria. Se não existe nenhum erro se lhe notifica e ela envia a decana, finalizando assim o processo.

A fim de informatizar os processos acima descritos da área de RH da faculdade e seus centros de produção, foram observadas por 2 meses o funcionamento destas áreas, convocou-se a uma reunião onde todos os envolvidos na gestão de RH conseguiram expor suas ideias de aquilo que poderia informatizar-se. Forem entrevistados os responsáveis e foi aplicado um questionário a seus principais directivos. Com o objetivo de determinar o tempo, o custo e esforço para o desenvolvimento do sistema, se consultarem diferentes especialistas que pela sua parte fizerem suas propostas e logo se determinou os valores mais acertados para estas variáveis. 

Nos encontros com o cliente definiu-se que o sistema devera armazenar toda a informação dos RH (Nº Registro do Funcionário, BI, nome, apelidos, ano de graduação, especialidade, etc.) permitindo as mudanças se há variações nos dados.

O sistema deve permitir eliminar um RH mais só depois de 5 anos de ter saído da faculdade. Alem disso deve permitir que seja verificado o estado da nomina da faculdade. Uma vez inserido um RH, se seu período de adestramento esta vencido, pode ser reenquadrado num departamento docente, onde se lhe assigna uma disciplina e usa turmas para impartir aulas. Se for recém-licenciado, se encaixa directamente num centro productivo, por linha de investigação de segundo a seu perfil e papeis certificados.

O sistema deve permitir pesquisar um RH desejado e assegurar que a informação só seja manipulada por usuários definidos pelo administrador segundo as permissões estabelecidas. A aplicação deve funcionar em sistema operativo Windows e Linux, com uma interface intuitiva, utilizando as cores da instituição.


Caso de Uso

Pesquisar_RH

Descripção

O caso de uso se inicia quando a secretaria decide buscar um RH e selecciona esta opção no menú, introduz os dados da busca e mostra o resultado da mesma.

Actores

Secretaria (Inicia)

Precondições

A secretaria deve estar autenticada no sistema.

Poscondições

O resultado da busca e apresentado.

Fluxo Normal de Eventos

Ação do Ator

Resposta do Sistema

  1. A secretaria seleciona a opção pesquisar RH do menú na pagina principal.

  1. O sistema apresenta a interface correspondente para realizar a busca.
  1. A secretaria introduz os dados para a busca (Nº Registro do Funcionário, BI).

  1. O sistema verifica que os dados inseridos nos criterios de busca estejam correctos e completos.
  2. O sistema mostra o resultado da búsqueda.

Fluxo Alterno

Ação do Ator

Resposta do Sistema

  1. Se os dados não estão correctos, o sistema apresenta a mensajem: “Dados incorrectos, por favor, verifique” no campo especifico. Si existem dados requeridos incompletos o sistema apresenta a mensagem: “Dados incompletos, por favor, verifique”

Preguntas:

Deve, como membro da equipa de desenvolvimento:

  1. Seleccionar o enfoque de ESW adequado. Justifique sua eleição.

O enfoque para o ESW adequado é o TRADICIONAL porque um projecto de RH é um projecto que requer uma vasta equipa e alto custo de implementação por ser uma das principais áreas de uma empresa.

Neste projecto tem uma boa planificação e documentação, os papeis estão bem definidos e têm uma boa tecnica de administração, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)   pdf (232.4 Kb)   docx (221 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com