TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PROMISSÃO-SP

Por:   •  21/3/2019  •  Monografia  •  970 Palavras (4 Páginas)  •  183 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE PAULISTA

FRANCISCO MARTINS ROMERO NETO

CENTRO CULTURAL MUNICIPAL PROMISSÃO-SP

ARAÇATUBA 2019

INTRODUÇÃO DA PROPOSTA

Por muito tempo o Brasil vem enfrentando variados conflitos de natureza social, mesmo sendo rankiado entre as 10 maiores economia do mundo. Essa desproporção econômica interfere na qualidade de vida da população, em itens como: analfabetismo, lazer, expectativa de vida, dentre outras circunstâncias. (ESTEVES, 2005).

Contudo, permanecem alguns modelos para inclusão desta demanda populacional segregada. Uma das diversas alternativas é por meio da Assistência Social com o inrrequecimento da qualidade dos serviços prestados e de cidadania integra, por mediação de políticas públicas sociais estruturadas para que preservem o corpo social de forma total com respeito à dignidade das pessoas, à sua soberania e ao seu direito a benefícios e serviços de qualidade, bem como à interação familiar e comunitária. Prevalece como uma das fundamentais políticas sociais a inclusão infanto-juvenil. (CASTRO, ABRAMOVAY, 2002).

Um modelo de trabalho deste tipo que promove a integração da população é o SESC (Serviço Social do Comercio) com diversas unidades espalhadas pelo Brasil, onde foi feito uma visita in-loco na unidade de Birigui – SP para conhecer a estrutura e os atendimentos. A instituição brasileira pivrada antende todos os dias muitas crianças, adolecentes e adultos, proporcionando contado com as atividades de esporte, cultura, cursos praticos, entre outras atividades.

“A principal importância é considerar as características de cada criança,  garantindo o convívio entre crianças e adolescentes com e sem dificuldades ou transtornos de aprendizagem ou deficiência, com aprendizado do respeito e da tolerância às diferenças. Como força transformadora, a educação inclusiva aponta para uma sociedade também inclusiva.” (HAKIN, 2015).

Deste modo, o atual trabalho acadêmico de conclusão de curso projeta a elaboração de um espaço cultural na cidade de Promissão - SP, com atendimentos direcionados principalmente ao publico infanto-juvenil, por meio de uma infraestrutura adequada que possa suprir uma grande demanda e realizar atividades culturais e inclusivas para favorecimento e fortalecimento dos vínculos afetivos e sociais.

Objetivo: Elaborar um projeto de um Espaço Cultural Inclusivo na cidade de Promissão-SP, por meio de uma arquitetura de integração que forneça ao público infanto-juvenil uma melhor perspectiva de vida.

Atividades Elaboradas e Público Alvo: No centro cultural terá diversas propostas de atividades voltadas para as crianças e adolescentes da cidade, levando em consideração o bairro em que se encontra o terreno, tratando-se de um local periférico o objetivo principal é captar o máximo de crianças e adolescentes possíveis dos bairros ao redor, seguido da cidade

Somente nestes bairros, são cerca de 250 crianças entre 8 a 16 anos de idade, que são desprovidas de uma fonte digna de lazer, esporte, cultura e educação.

Deste modo, através das atividades desenvolvidas no centro cultural, as crianças e adolescentes estarão tendo uma oportunidade para o desenvolvimento social, educativo e cultural, se afastando da possível vida de criminalidade. Com isto, o presente trabalho busca proporcionar para estas crianças uma melhor qualidade de vida.  

Obras Correlatas

Sesc 24 de maio

O Sesc 24 de maio está localizado na Rua 24 de maio com a rua josé de barros, Rebublica, área central da cidade de São Paulo. Inaugurado em 2017, o projeto tem autoria do arquiteto Paulo Mendes da Rocha em parceria com o escritório de arquitetura MMBB Arquitetos Associados, está recente unidade paulistana da rede está no coração cultural da cidade, junto ao Theatro Municipal, Praça das Artes, Galeria do Rock, Praça da República, Biblioteca Mário de Andrade e outros, o projeto fez parte de uma intervenção em uma antiga edificação já existente, famosa nos anos 1970. Atualmente, a instituição possui diversos tipos de atividades culturais, esportivas, de lazer e sociais. A entidade conta ainda com uma estrutura de serviços, como: lanchonete, choperia e um restaurante self-service. Tudo isso para oferecer uma experiência marcante aos usuários.

Imagem  1- Localização

[pic 1][pic 2]

Fonte: Adaptado do Google Earth (2019).

Imagem  2- Sesc 24 de maio

[pic 3]

Fonte: http://www.archdaily.com.br

Centro Cultural e Esportivo ZHOUSHI

Imagem  3-Centro Cultural Zhoushi

[pic 4]

Fonte: http://www.archdaily.com.br

É um centro de cultura e esporte integrado e compreensivo, que contém um pavilhão de cultura, um ginásio de basquete, piscinas, hall multi funcional, centro de exposição de cultura e arte, além de uma rua comercial e de lazer.

As cores da arquitetura de River South são preto, branco, cinza e tons de madeira. Essas cores são ecoadas pelas superfícies arquitetônicas dos materiais modernos deste novo conjunto, como a cobertura em painéis metálicos em cinza, serigrafia semelhante à uma seda semitransparente impressa nos painéis de vidro e painéis de alumínio em tons amadeirados. Todos eles expressam naturalmente o respeito à arquitetura tradicional e seu contexto.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (462.8 Kb)   docx (824.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com