TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro De Reabilitação Infantil Teleton

Por:   •  13/2/2024  •  Trabalho acadêmico  •  362 Palavras (2 Páginas)  •  30 Visualizações

Página 1 de 2

Para a realização desta obra, os arquitetos do Gabinete de Arquitetura utilizaram alguns tipos de materiais cerâmicos, sendo eles o tijolo e o vidro, estes materiais promovem uma função estrutural e estética no projeto. Podemos dizer que todos os materiais cerâmicos tem suas propriedades físicas e químicas, e a partir disso irei citar algumas propriedades físicas da obra escolhida.

O tijolo é um material cerâmico muito presente nos projetos de Solano Benitez, é a sua assinatura. No projeto Teleton, esse material é muito expressivo e o arquiteto faz questão de deixá-lo bem aparente na maioria de suas obras. Podemos dizer que o bloco cerâmico “tijolo” tem baixo custo, é um material mais flexível, tem precisão no dimensionamento, uma boa resistência a compressão e também um bom isolamento térmico e acústico, devemos ressaltar também a sua boa resistência ao fogo e a penetração de águas da chuva, ou seja suas características físicas predominantes são a resistência a compressão precisão dimensional e o índice de absorção. Já o vidro possui outros tipos de propriedades significantes, sendo elas, boa transparência e durabilidade, transmissão de luz e radiação, propriedades térmicas, um índice de refracção, densidade, resistência ao fogo, isolamento acústico e absorção.

Neste projeto os arquitetos interligaram bem o conceito e partido da obra e os materiais cerâmicos utilizados nela, devido aos arquitetos do Gabinete de Arquitetura tomarem como o partido arquitetônico, para a obra, um sistema construtivo, a fim de constituir uma eficiência na sua construção. Na obra Teleton existe alguns arcos, para que estes arcos fossem projetados de maneira eficaz, os arquitetos tiveram que fazer uma sequência de experimentos alinhando a estrutura (os arcos) e o material escolhido (tijolo e concreto) para que ficassem em estabilidade, mostrando que os arquitetos tinham uma preocupação em conceber a edificação junto com as técnicas que deveriam ser empregadas nela e seu domínio estrutural.

Ao analisar o projeto constituído pelo Gabinete de Arquitetura e pensar na possibilidade de substituição dos materiais cerâmicos utilizados (tijolo e vidro), é possível constatar que é provável a substituição destes para outros materiais cerâmicos, porém outros matérias poderia não atender totalmente o partido arquitetônico que os arquitetos querem passar, e seu custo benéfico poderia ser maior.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (34.9 Kb)   docx (7.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com