TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Centro Infantil Fondazione Reggio Loris Malaguzzi

Artigo: Centro Infantil Fondazione Reggio Loris Malaguzzi. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/12/2014  •  Artigo  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  450 Visualizações

Página 1 de 2

A Pé Na Estrada esteve em maio participando do VIII Grupo de Estudos promovido pela RedSolare Brasil realizado na Itália, região da Emilia Romagna, na Fondazione Reggio Children-Centro Loris Malaguzzi para conhecer e refletir sobre a Proposta Educacional da cidade de Reggio Emilia .

Reggio Emilia é uma cidade que tem por volta de 173 mil habitantes, crianças de 0 – 6 anos representam 6% desta população, desta porcentagem 65,8% frequentam as escolas publicas num total de 6630 alunos. São chamadas Creches Escolas que abrigam crianças de 0 a 3 anos e Escola da Infância, crianças de 4 a 6 anos. Para acolher todos, a cidade possui 12 Creches e 21 Escolas da Infância, que responde bem a demanda. Internamente as diferentes faixas etárias são divididas por seção.

Na Itália não é obrigatório frequentar as escolas nesta faixa etária, portanto não é obrigação do Estado, mas a gestão destas escolas é realizada indiretamente pelo Município com a participação de cooperativas educativas sociais. O Regimento de Reggio esta baseado em três pilares: a educação é um direito, a educação é de responsabilidade da comunidade, da sociedade civil e dos governos e, a educação é um bem comum.

No contexto de bem comum, bem para toda a vida, direito universal e inaliável é que em 29 de setembro de 2011 foi aberta a Fondazione Reggio Children-Centro Loris Malaguzzi, que hoje está em 34 países do mundo promovendo e divulgando a proposta educativa de Reggio.

Esta experiência educativa se inicia após a segunda guerra mundial, como uma reinvindicação das mulheres da cidade que não queriam apenas um lugar para deixar suas crianças/filhos, mas sim o melhor, o melhor da pedagogia da época, uma escola de qualidade. Em 1945 vendem os materiais bélicos que se encontravam abandonados pelo município e destinam o dinheiro arrecadado a construção da primeira escola da comunidade: Scuola Comunale del Infanzia – XXV Aprile, o princípio foi: queremos uma escola de qualidade e ética, a esta iniciativa se reúne o jovem pedagogo Loris Malaguzi.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com