TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Corpo, Relações Pessoais e Valores Espaciais

Por:   •  6/11/2018  •  Resenha  •  563 Palavras (3 Páginas)  •  386 Visualizações

Página 1 de 3

O fichamento se refere ao capítulo 04 "Corpo, Relações Pessoais e Valores Espaciais" do livro "Espaço e lugar: a perspectiva da experiência".

O capítulo fala sobre o espaço e como o homem faz uso deste. O que define a organização de espaço é a postura e a estrutura do corpo humano e as relações entre as pessoas e o que este espaço é usado de acordo com as necessidades do ser humano.O homem se orienta por meio da estrutura do seu corpo: frente - atrás, em cima - embaixo, esquerda - direita.

A postura que assumimos caracterizam a maneira como vemos o mundo. "A cada dia desafiamos a gravidade e outras forças naturais para criar e manter um mundo humano ordenado. À noite cedemos à essas forças e deixamos o mundo que havíamos criado. A posição ereta é afirmativa, solene e altiva. A posição deitado é submissa, significando a aceitação de nossa condição biológica [...] (p. 52).

Alto e baixo na maioria das culturas assumem seu significado literal. Na arquitetura, os edifícios são construídos o mais alto o quanto é possível. "Os ricos e poderosos não somente possuem mais bens imóveis que os menos privilegiados como também dominam mais o espaço visual. O status deles se torna evidente aos estranhos pela localização superior de suas residências; e de suas residências, os ricos reafirmam sua posição na vida a cada vez que olham pela janela e veem o mundo aos seus pés." (p. 53/54). Porém há exceções. Muitas vezes o espaço considerado privilegiado é o espaço central. De acordo com muitas culturas o centro é o umbigo do mundo.

Outras posturas que definem a orientação do corpo no espaço é a frente - atrás e a direita - esquerda. "Em um plano temporal, o espaço frontal é percebido como futuro e o espaço posterior como passado. A frente significa dignidade. O rosto humano impõe respeito, até temor. Os seres inferiores se aproximam dos superiores com os olhos baixos, evitado a face atemorizante. O posterior é profano. Os seres inferiores permanecem atrás de seus superiores." (p. 56). Todas essas ideias influenciam muito na arquitetura e na decoração, na forma como quartos e corredores são dispostos.

Atrás e a frente são praticamente inconfundíveis pelos seres humanos. Já esquerda - direita são trocados com muita facilidade, isso, talvez, por eles serem bem parecidos em função e aparência. Na maioria das culturas o lado direito é considerado superior ao esquerdo. "[...] a direita é percebida como significando poder sagrado, o princípio de toda atividade efetiva, e fonte de tudo que é bom e legítimo. A esquerda é a sua antítese; significa o profano, o impuro, o ambivalente e o débil, que é maléfico e deve ser temido.

As medidas de comprimento começaram a ser feitas através das medidas de partes do corpo humano como braços e polegar e até hoje se usa muito deste método. O corpo humano também é usado para medir distância e localização. Quando se usa as palavras - aqui, ali, este, aquele - se refere à distância entre o corpo de quem fala e o objeto do qual se fala. "Temos apontado que certas divisões e valores espaciais devem sua existência e significado ao corpo humano, e também que a distância - um termo espacial - está intimamente ligada a termos que expressam relações interpessoais. [...] (p. 67).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)   pdf (40.9 Kb)   docx (11.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com