TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

GINÁSTICA, CORPO, MOVIMENTO, PRINCÍPIOS E VALORES E BIORRITMO

Por:   •  5/5/2019  •  Trabalho acadêmico  •  7.331 Palavras (30 Páginas)  •  499 Visualizações

Página 1 de 30

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

ODAYRLA PEREIRA DA SILVA

GINÁSTICA, CORPO, MOVIMENTO, PRINCÍPIOS E VALORES E BIORRITMO

SÃO LUÍS – MA

2019

SUMÁRIO

1.        GINÁSTICO- CONCEITO, ORIGEM, HISTÓRIA E INSERÇÃO NACIONAL        3

2.        CORPO        15

3.        MOVIMENTO        19

4.        PRINCÍPIOS E VALORES        21

5.        BIORRITMO        24

  1.  GINÁSTICO- CONCEITO, ORIGEM, HISTÓRIA E INSERÇÃO NACIONAL

A ginástica tem sua origem desde os primórdios da humanidade até a atualidade, passando pela Idade Média, Idade Moderna e Idade Contemporânea. Faz-se importante saber que a origem da própria Educação Física é a ginástica. Na década de 1970, era muito comum dizer que teria aula de "ginástica" e não Educação Física, era um momento de dedicação ao condicionamento físico, no qual os alunos repetiam uma infinidade de exercícios exaustivamente, que tinham como objetivo preparar o corpo para a formação de um cidadão atlético, forte e saudável, o que não é a função da Educação Física atual.

Soares (2004) afirma que a terminologia "Ginástica" mostra-se a partir dos Sistemas Ginásticos Europeus, isso em uma época em que a Europa passava por varias transformações social e políticas, que deram início a um processo de "preocupação com o corpo"; passando em seguida a palavra ginástica ficar unicamente para determinar os movimentos próprios deste conteúdo dentro da Educação Física. A ginástica se apropriou de tributos como: força, agilidade e a virilidade, apresentando características exercícios militares no início de sua disseminação.

Origem e história

 A ginástica surgiu no século XIX como um meio para se educar o corpo e disciplinar a população, mesmo a aristocracia não aprovando muito a prática, pois considerava um empecilho para a saúde física e moral.

 A necessidade de sobrevivência se torna a real motivação para a evolução humana, desenvolvendo dessa forma novas características mentais e físicas para auxiliar nas suas lutas diárias na natureza. As corridas, a natação, os saltos, as escaladas e os fundamentos de ataque e defesa foram movimentos desenvolvidos naturalmente na sociedade primitiva.

Os movimentos de lutas no Oriente e as acrobacias no Egito sempre foram trabalhados com o intuito de preparar homens para a guerra, disputar espaços e garantir a sobrevivência de um povo, mas é na Grécia antiga que a prática do movimento como forma de melhora física se apresenta. Constatando a importância da ginástica nesta época, atendendo para o fato de a Grécia ter sido o berço dos Jogos Olímpicos, disputados ao longo de praticamente 12 séculos.

 Na Roma Antiga, os movimentos ginásticos eram utilizados para fins militares e só depois é que vinha as atividades esportivas, em filmes de época percebe-se os grandes combates entre gladiadores as corridas com antigas brigas romanas, tudo voltado para as  questões bélicas.

 Desenvolveu-se no Renascimento um grande interesse pela ginástica para manter a saúde e preparar os jovens para as guerras. O fortalecimento da saúde por meio de exercícios físicos era notável e a ginástica pedagógica foi influenciada por Juan Jacob Rosseau, que acreditava no homem como ser universal e proporcionava opções de prática de movimentos em espaços da natureza. Atividades como: jogos sociais (peteca), bola, corrida, saltos, arremessos, luta, natação, arco e flecha, ginástica natural, movimentos rítmicos, marcha e caminhada, excursão no campo, transportes de saco de areia e suspensão em escadas, reforçava a importância das crianças desenvolverem aptidões físicas, entre elas a força, criando teoria e metodologias de ginástica utilizada até os dias de hoje.

Identifica-se, na idade Contemporânea, a organização de quatro grandes escolas voltadas para o movimento ginástico no período de 1800 a 1900: Alemã, Nórdica, Francesa e Inglesa.    

ESCOLA ALEMÃ- a ginástica, aqui, era vista como obrigação e, como uma prática pedagógica muito marcante, influenciada por Rousseau e Pestalozzi, surgindo assim a figura de Jhann Cristoph Friederik Guts Muths (1759-1839), pai da Ginástica Pedagógica Moderna e apreciador da ginástica natural. Após derrota dos alemães para Napoleão, Friederick Ludwig Jahn (1788-1849) estabeleceu a ginástica militar com espírito nacionalista, ou seja, práticas militares integrados ao currículo escolar sempre com fins pedagógicos, além disso, criou-se um método para desenvolver, principalmente, a força inventando a barra fixa, as barras paralelas e o cavalo com alças, aparelhos estes que estão presentes até hoje na Ginástica Artística que assistimos nos Jogos Olímpicos. Por fim, surge a presença de Adolph Spiess (1810-1858), um dos primeiros apoiadores da ginástica feminina e o autor da implantação da Educação Física nas escolas alemãs, além de introduzir aparelhos de ginástica ao ar livre.

ESCOLA NÓRDICA- aqui, a ginástica tem como base as ciências biológicas onde havia uma grande preocupação com a execução certa dos movimentos. Pehr Henrick Ling (1776-1839), criador do sistema sueco de ginástica por meio de exercícios praticados nas posições em pé, sentadas, deitadas e exercícios se utilizando saltos, giros, e movimentos de agilidade, com a utilização de materiais como cordas e bastões, por exemplo. Para ele a ginástica tinha como finalidade a busca tanto pela harmonia corporal como espiritual, onde se fazia possível a expressão dos sentimentos. Dividiu seu método ginástico em quatro partes: Ginástica Pedagógica ou Educativa, Militar, Médica e Ortopédico-Estética.

ESCOLA FRANCESA- o espírito militar na ginástica é muito forte aqui, onde o objetivo principal era a obtenção de força. Esta escola se popularizou na frente militar, caracterizando-se por uma fase não acadêmica. Dom Francisco Amoros Ondeano (1770-1848) posto como o impulsionador do sistema francês, apresenta diversas atividades e instrumentos da ginástica, como: corridas em terrenos diversos, marchas, esgrima, equitação, luta, saltos em altura e distância, patinação, e ainda escadas de corda, trapézio máquina para testar a força, entre outros. Ainda acrescentou aos movimentos ginásticos o ritmo, a música e a dança, além disso, a utilização dos arcos. O propósito principal era condicionar o físico das pessoas aliado ao aprimoramento do caráter, aflorando o sentimento de devesa da pátria.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.3 Kb)   pdf (256.8 Kb)   docx (34.8 Kb)  
Continuar por mais 29 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com