TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Desafio Profissional 2º Semestre

Por:   •  18/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.931 Palavras (8 Páginas)  •  312 Visualizações

Página 1 de 8

Curso Superior de Tecnologia em Gestão Financeira

DESAFIO PROFISSIONAL

Energy Baterias Automotivas[pic 1]

Mayara Raia Nunes da Silva, R.A. 3027847626

Professor – Tutor EAD: Gisele Moura Castro

Osasco, SP

2016

INDICE

INTRODUÇÃO        03

CONCEITO E PRINCIPAIS CARACTERISTICAS DA TEORIA DAS RELAÇOES HUMANAS – PASSO 01        04

VOLUME DE PRODUÇÃO – PASSO 02        05

CUIDADOS NECESSARIOS PARA CONTRATAÇÃO E FORMALIZAÇÃO DE TERCEIROS – PASSO 03        06

ERP, VANTAGENS E DESVANTAGENS – PASSO 04        07

PLANO DE AÇÃO PARA DESTINAÇÃO CORRETA DE RESIDUOS – PASSO 05        08

CONIDERAÇÕES FINAIS        10

REFERENCIAS        11


INTRODUÇÃO

Fundada em 1964, Energy Baterias Automotivas precisa se adequar ao mercado de trabalho atual. O fundador, o Senhor Almir, ainda está à frente da empresa, porem seus dois filhos, Marcos e André que já trabalham com o pai a alguns anos pretendem remodelar a empresa e a forma como vem sendo administrada.

Marcos pretende democratizar e humanizar a empresa, assumindo assim toda a parte financeira e assuntos correlatos ao departamento de pessoal da empresa. Enquanto André, formado em Direito pretende rever e formalizar os contratos entre a empresa e os prestadores de serviços. Outro desafio para André e marcos será enquadrar a Energy dentro dos padrões exigidos no que diz respeito ao meio ambiente.

Conceito e principais características de Teoria das Relações Humanas – Passo 01

A Teoria das Relações Humanas, ou Escola das Relações Humanas, é um conjunto de teorias administrativas criada na quebra da bolsa de valores de Nova Iorque, em 1929. Com a Grande Crise, que ocorreu na época, todas as verdades até então aceitas são contestadas na busca da causa da crise.

As novas ideias trazidas pela Escola das Relações Humanas trazem uma nova perspectiva para a recuperação das empresas de acordo com as preocupações de seus dirigentes e começa a tratar de forma mais complexa os seres humanos.

Essas teorias criaram novas perspectivas para a administração, visto que buscavam conhecer as atividades e sentimentos dos trabalhadores e estudar a formação de grupos. Onde até então o trabalhador era tratado pela Teoria Clássica, e de uma forma muito mecânica.

Com os novos estudos o foco mudou e do Homo economicus o trabalhador passou a ser visto como “homo social”. As três principais características desse modelo são:

  • O ser humano não pode ser reduzido a um ser cujo comportamento é simples e mecânico;
  • O homem é, ao mesmo tempo, guiado pelo sistema social e pelas demandas de ordem biológica.
  • Todos os homens possuem necessidades de segurança, afeto, aprovação social, prestigio e auto realização.

A partir de então começa-se a pensar na participação dos funcionários na tomada de decisão e na disponibilização das informações acerca da empresa na qual eles trabalhavam. Foram sendo compreendidos aspectos ligados a afetividade humana e percebeu-se os limites no controle burocrático por parte das organizações como forma de regulamentação social.

Volume de produção – Passo 02

A empresa produz 200 unidades de baterias mensalmente. Para os diretores analisarem a proposta de comprar novas maquinas com capacidade para dobrar a produção dentro de dois meses foram realizados os seguintes cálculos.

  1. Calculo de custo total e unitário da produção atual da empresa.

Função de base para cálculo:

[pic 2]

[pic 3]

Calculo:

[pic 4]

[pic 5]

[pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

  1. Calculo do custo total e unitário da produção a partir da implantação das novas maquinas.

Função de base para cálculo:

[pic 9]

[pic 10]

Calculo:

[pic 11]

[pic 12]

[pic 13]

[pic 14]

O custo unitário tem redução de 10% de um período para o outro. Considerando esse fator é vantajoso para a companhia adquirir esse novo maquinário.

Cuidados necessários para contratação e formalização de terceiros – Passo 03

Terceirização é a contratação de serviços por meio de empresa intermediaria, ou seja, o contratante transfere a um terceiro a execução de serviços que poderiam ou não ser realizados diretamente, mediante contrato de prestação de serviços. Em outras palavras, uma empresa repassa a uma outra a prestação de serviços não essências, simplificando sua estrutura e a remunerando pelos serviços prestados. A relação de emprego se dá entre o trabalhador e a empresa contratada, e não diretamente com o contratante dos serviços.

É permitida a terceirização nos seguintes casos:

  • Atividades de segurança e vigilância;
  • Atividades de conservação e limpeza;
  • Serviços especializados ligados a atividade-meio tomador de serviços (com exceção do trabalho temporário, com base na Lei nº6.019/74, na qual também se permite a contratação de trabalhadores para atuarem na atividade-fim da empresa). Em princípio pode-se definir como atividade não representativa do objetivo da empresa, desfragmentada, portanto, de seu processo produtivo, configurando-se como serviço necessário (paralelo ou secundário), porém não essencial.
  • Trabalho temporário: para atendar a necessidade transitória de substituição de pessoal regular e permanente ou a acréscimo extraordinário de serviço.

A empresa que fornece a mão de obra deve ser especializada naquele tipo de serviço, ter sua própria clientela e possuir os instrumentos de trabalho. Importante ressaltar, também, que a gestão da mão de obra deve ser realizada exclusivamente pela empresa terceirizada, é ela que deve conduzir o trabalho dos empregados, ainda que observe as necessidades e exigências da empresa contratante.

Se a empresa contratante passa a dar ordens, controlar horários, advertir ou praticar qualquer ato condizente com o papel do empregado, poderá o funcionário terceirizado requerer vinculo de emprego diretamente com a tomadora dos serviços, alegando que a terceirização foi fraudulenta. Portanto, se o gerenciamento dos trabalhadores terceirizados é realizado pela tomadora dos serviços, ou se os trabalhadores laboram em atividades-fim desta, tem-se que há fraude na relação de terceirização.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.7 Kb)   pdf (218.7 Kb)   docx (46.8 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com