TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Divisórias Leves

Por:   •  5/8/2015  •  Artigo  •  2.664 Palavras (11 Páginas)  •  667 Visualizações

Página 1 de 11

DIVISÓRIAS LEVES E SEU DESEMPENHO ACÚSTICO

RESUMO

O trabalho a seguir irá tratar das especificações dos tipos de divisórias leves, caracterizando-as principalmente quanto ao conforto acústico. Essas divisórias são: dry wall, Eucatex, vidro, cimentícias EPS, wall, painéis de PVC e painéis de madeira. Também serão abordados conceitos básicos como Lei da Massa e ruído aéreo, importantes à compreensão geral do assunto. Materiais como lã de vidro, lã de rocha e espuma acústica também foram especificados, já que são componentes dessas divisórias e assim, importantes ao seu desempenho.

INTRODUÇÃO

O artigo aborda aspectos relacionados com as divisórias leves e seu comportamento acústico. Atualmente, muitos edifícios comerciais são construídos segundo o conceito “core and shell” (núcleo e fachada), sendo a parte interna equipada em um estágio posterior atendendo, assim, os desejos do cliente. Para uma separação das salas de uma forma rápida e flexível, as divisórias leves são as mais apropriadas. Dessa maneira, a transmissão do som às salas vizinhas deve ser controlada principalmente pelas divisórias e forros. Portanto, a pesquisa foi realizada a partir de uma revisão da literatura, embasando o desenvolvimento.

DEFINIÇÃO DO PROBLEMA

A influência das divisórias leves no isolamento acústico dos ambientes.

OBJETIVO GERAL

Mostrar os tipos de divisórias leves e seu desempenho acústico.

JUSTIFICATIVA

Procurou-se com este trabalho aprofundar os conhecimentos sobre as divisórias leves e seu comportamento sonoro, visto que a sua utilização é muito frequente na atualidade.

DESENVOLVIMENTO

De acordo com Godoy (2006), as divisórias são um elemento arquitetônico versátil, com várias opções de acabamento, de instalação rápida, de fácil manutenção e que não geram entulhos na obra. Portanto, apresentam grande aceitação no Brasil. Dessa forma, há uma grande diversidade de modelos no mercado, de diversas tecnologias, materiais, padrões de qualidade, acabamentos e preços, para atender todos os tipos de cliente. Essa variedade também se reproduz no desempenho acústico das divisórias, um dos fatores principais da especificação desse produto, principalmente quando se refere a modelos de alto padrão. Assim, o controle acústico é um requisito de extrema importância, especialmente em espaços de reuniões, auditórios ou mesmo escritórios.

Desse modo, as divisórias leves são utilizadas principalmente para o isolamento sonoro dos ambientes em relação aos ruídos aéreos. Denomina-se ruído aéreo o som transmitido pelo ar, como, por exemplo, o barulho gerado pelo tráfego rodoviário, ferroviário ou aéreo, o funcionamento de equipamentos coletivos e/ou individuais, a própria conversa, entre outros.

Há um princípio básico da isolação acústica, conhecido como Lei da Massa. Esta, por sua vez, afirma que para uma frequência constante o isolamento aumenta 6 decibéis (dB) quando a massa é duplicada. Assim, quanto mais pesado e denso for o material, melhor o isolamento.

Tipos de divisórias

  1. Sistema Dry Wall

[pic 1]Trata-se de divisórias internas retas ou curvas, não estruturais e não expostas a intempéries. São constituídas por placas de gesso acartonado, pré-fabricadas a partir da gipsita natural, parafusadas a uma estrutura metálica leve. A estrutura, em perfilados de aço zincado, é composta por guias e montantes, sobre as quais são fixadas as placas de gesso, em uma ou mais camadas, gerando uma superfície apta a receber o acabamento final.

Suas principais vantagens em relação à alvenaria são a alta produtividade, revestimento de pequena espessura, menor peso, adaptabilidade a qualquer tipo de estrutura, precisão dimensional, permite que as instalações elétricas sejam embutidas, ganho de área útil, entre outros. Entre suas principais desvantagens estão a baixa resistência mecânica a cargas potenciais superiores a 35 kg e a baixa resistência à umidade. [pic 2]

O dry wall é utilizado para separar ambientes, sendo mais indicado o uso de parede dupla, apresentando material acústico entre as placas. O tratamento acústico é importante, pois trata-se somente de duas placas de gesso. A lã de vidro é muito empregada. Deve-se ter cuidado com o número de juntas ou a existência de muitos pontos elétricos, porque podem reduzir o desempenho da divisória.

O desempenho acústico dos sistemas construtivos em dry wall atende rígidas especificações, podendo ser melhorado, acrescentando-se mais placas ou lã mineral no seu interior. O desempenho sonoro é dado em decibéis (dB).

Santos (2012) realizou ensaios de isolação sonora de divisórias duplas em gesso acartonado. A amostra de parede tipo dry wall com espessura total de 72 mm obteve Índice Ponderado de Redução Sonora (Rw) médio igual a 36 dB. O mesmo modelo com vão preenchidos com lã de vidro já apresentou Rw médio de 43 dB. Outro tipo analisado foi uma parede do tipo dry wall com espessura total de 98 mm, que alcançou Rw médio de 42 dB. A mesma amostra com vazio interno preenchido com lã de vidro atingiu Rw médio de 49 dB. Portanto, observou-se que o aumento do desempenho sonoro depende da espessura da divisória (Lei da Massa) e do preenchimento do vão entre as placas com material absorvente.

2) Divisórias Eucatex

Caracterizam-se pela fácil instalação e manutenção, sendo indicadas para o planejamento de salas e escritórios. Permitem vários tipos de modulações (em forma de X, L ou T), o que permite a melhor organização dos espaços e a criação de ambientes privativos.

Seus painéis e portas podem ser fornecidos com um tipo de miolo MSO (miolo semi-oco), que é capaz de absorver os impactos e distribuí-los nos vários pontos que formam as colmeias.

[pic 3]As divisórias Eucatex são instaladas com dois sistemas de perfis, um em aço galvanizado com pinturas epóxi-poliéster e outro em alumínio anodizado natural, com rodapés e montantes simplificados ou duplos para o instalação da rede elétrica. [pic 4]

  1. Divisórias de vidro

[pic 5]São compostas por perfis em alumínio anodizado fosco com aplicação de dois vidros, apresentando-se como uma boa solução acústica e visual para o ambiente. Portanto, sua aplicação traz ótimo design ao espaço. 

[pic 6]Nas divisórias de vidro, para separação dos ambientes em lojas e empresas, geralmente é utilizado o vidro temperado, que é considerado um vidro de segurança (ao se quebrar não origina estilhaços com ângulos cortantes). 

  1. [pic 7]Divisórias Cimentícias EPS

[pic 8]O painel cimentício EPS apresenta rapidez e economia na montagem, atendendo aos fatores físico-financeiros reduzidos. Define-se pelo uso de produto acabado (o que não gera entulhos na obra), montagem simples sem equipamentos especiais, área mínima de armazenagem e acabamentos com os mais variados tipos de revestimentos. Por suas características, é usado no sistema construtivo a seco em obras como, por exemplo, casas, apartamentos, prédios comerciais, escolas, hospitais, postos de saúde e indústrias, proporcionando alta qualidade e maior produtividade. [pic 9]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (395.8 Kb)   docx (384 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com