TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie de Educação Comparada

Por:   •  9/10/2016  •  Exam  •  1.604 Palavras (7 Páginas)  •  494 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA OS DOSSIÊS

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

[pic 3][pic 4][pic 2]

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

Com base em suas leituras e no texto da autora Martha Marcondes (2005), “Educação Comparada: perspectivas teóricas e investigações”, disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/715/71570107.pdf (Anexo 01), responda as questões e 1 a 3:

  1. Quais as finalidades da educação comparada?

R: A educação comparada tem como finalidade orientar nas mudanças profundas que vem ocorrendo nas sociedades em escala mundial.

2. Que possíveis contribuições para a educação, favorecem o estudo da educação comparada? Cite pelo menos três.

R: Contribui para conhecer a realidade de cada sociedade, para que possa ter abordagens teóricas do processo de globalização.

       Contribui na investigação de comparar os problemas existentes em outros lugares e procurar não repeti-los.

      Contribui para uma melhor compreensão de educação valorizada.  

     Tem como proposito comparar sistemas educacionais e se empenhar em organizar os respectivos sistemas nacionais de ensino, a fim de aprender com a experiência dos outros e organizar seu próprio sistema de ensino.

3. Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro.

R: Não basta apenas descrever e comparar, é preciso interpretar a educação de cada instituição, para compreender o sistema educativo é preciso levar em conta seu contexto social.

4. Qual é o papel da educação comparada na globalização referente os aspectos econômicos, sociais e culturais?

R: O processo de globalização vem ocasionando mudanças profundas na sociedade e no âmbito acadêmico, em virtude da independência crescente entre os países já não tem mais sentido as concepções tradicionais de nação de sociedade nem o exclusivismo de ideias, cada nação necessita conhecer as realidades de seus parceiros a atualidade enfatiza a lida com a pluralidade cultural. A educação comparada passa a ser valorizada como elemento significativo para uma melhor compreensão das influencias do processo de globalização nas politicas educativa.  

5. Liste as principais ideias do texto de Somers e Jones (2009) intitulado “Ações afirmativas na Educação Superior: o que acadêmicos brasileiros podem aprender da experiência americana”. Link para acesso: (Anexo 02)

http://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/faced/article/viewFile/5770/4207

R: Descriminação sexual, Descriminação racial, Educação superior.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

Pesquise sobre a educação no Brasil. Além dos sites indicados, você deverá consultar outros sites para o complemento de sua pesquisa, e, após a realização de suas leituras, responda as questões a seguir:

  1. Como está dividido, em níveis e modalidade de ensino, o sistema de ensino brasileiro?

R: Educação infantil – Período de 0 a 3 anos é denominada creche, crianças de 4 a 6 anos é chamado de Pré- Escola.

    Ensino Fundamental - Com duração de 9 anos, é destinado entre as crianças de 6 e 14 anos.

  Ensino Médio – É a etapa final da educação básica, o ensino médio esta estruturado em três anos, tem como objetivo o aprimoramento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, além da preparação para a vida e para os primeiros passos no mercado de trabalho.

Ensino Superior, Educação a Distancia,

Educação Especial, EJA Educação para jovens e adultos.  

  1. Qual a lei que aponta a necessidade e obrigatoriedade de formação em nível superior dos professores da educação infantil e ensino fundamental - anos iniciais? Cite e comente o artigo.

R: Leis Diretrizes e Bases

3. Os dados revelam que há ainda no país 1,5 milhão de analfabetos jovens (entre 15 a 29 anos), dos quais 44,8% frequentaram a escola. Ou seja, emerge aqui o problema da baixa qualidade do ensino. (DADOS DA EDUCAÇÃO NO BRASIL - 28/01/2010 19h25) – Comente a respeito do problema do analfabetismo no Brasil ( Mínimo de 10 linhas).

R: O analfabetismo do Brasil vinha em queda constante desde 1998, voltou a crescer o ano passado. O índice de analfabetismo no Brasil ainda é grande tendo milhões de analfabetos acima de 15 anos, varias crianças e adolescentes abandonam as escolas, por acreditar que o método de ensino é arcaico sem inovações, gerando insegurança, insatisfação pessoal e falta de motivação. Para melhorar essa visão a escola deve manter uma politica educacional voltada para atender a diversidade, por meio de planos de ação que valorizem habilidades e potencialidades de cada um. Os professores e educadores devem estar preparados para orientar, trabalhar com propostas inovadoras, métodos que incentivem os alunos a continuar nas escolas.

4. Atualmente o Brasil ocupa a 80ª posição no ranking da UNESCO na qualidade da educação. Quais os principais causas que levam a esta posição?

R: Os elevados índices de repetência e de abandono da escola no Brasil foram apontados em relatório da Unesco como principais causas que levam a posição de 80º no ranking da Unesco.

5. Selecione cinco dos maiores problemas da educação básica no Brasil, relacionando as sugestões para possível solução.

  R: O Brasil tem uma alto índice de abandono nos primeiros anos iniciais da educação, cerca de 13,8% dos brasileiros abandonam os estudos no primeiro ano. Na avaliação da Unesco existem fatores que contribuem para que a educação no Brasil seja tão ruim, a baixa qualidade de ensino, estrutura física precária das escolas, numero baixo de horas em sala de aula, o aumento da pobreza, crise financeira que reprime o desenvolvimento do país, corte dos orçamentos públicos são alguns dos fatores.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.4 Kb)   pdf (496.9 Kb)   docx (260.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com