TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Dossie educação comparada insep

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.014 Palavras (9 Páginas)  •  573 Visualizações

Página 1 de 9

[pic 2]

FACULDADE INSTITUTO SUPERIOR DE EDUCAÇÃO DO PARANÁ

ATIVIDADES E ORIENTAÇÕES PARA O DOSSIÊ

Curso de Pedagogia

MÓDULO:

EDUCAÇÃO COMPARADA – 50h

Aluna: Eloize de Angelis Huss

UNIDADE 1

EDUCAÇÃO COMPARADA

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Defina educação comparada e explique sua importância para a formação do pedagogo. (Pesquise em outras fontes, para aprofundar a sua resposta)

        A educação comparada trata de um ramo de estudos que, como o nome já diz, tem

como objetivo estudar e comparar os diferentes sistemas nacionais de ensino. Assim, o módulo denominado Educação Comparada, do curso de Pedagogia, tem como objetivo pesquisar, conhecer e comparar os sistemas educacionais, os currículos e os processos de educação de vários países.

  1. Liste as principais ideias do texto complementar “Estudos comparados: repensando sua relevância para a educação”.

        Surgiu da ideia de uma comparação entre os estabelecimentos e métodos de Educação e de Instrução. Concebida como ciência social, a educação comparada não deve ser vista como uma disciplina, mas como uma área interdisciplinar, um campo de investigação científica, que se propõe a pesquisar os sistemas educacionais em âmbito nacional ou internacional.

  1. De acordo com a autora Suely Bonitatibus, explique as dimensões da Educação Comparada.

A autora Suely Bonitatibus (1989) apresenta essas dimensões da Educação Comparada.

1. Dimensão Temporal: Envolve a pesquisa dos sistemas educacionais num tempo histórico fixo (modo sincrônico) ou em movimento (modo diacrônico).

2. Dimensão Espacial: Pode ser Intra ou Internacional. Pesquisa de uma unidade escolar em seus diversos aspectos, pesquisa inter-unidades (de uma unidade com outra), de um município, estado ou regiões de um país. Também é possível a pesquisa com o Estado-nação como unidade de investigação, de modo a confrontá-lo com outros países.

3. Dimensão Metodológica: é a de maior complexidade, devido à postura metodológica que o pesquisador deverá assumir. Deve-se sempre ter como referência a educação ligada ao meio social.

  1. O que significa comparar? Que cuidados devem ser tomados quando se faz uma comparação entre um sistema educativo e outro? Para responder, leia o Anexo 1 e/ou pesquise em outras fontes.

        É preciso esclarecer as relações que se estabelecem com as demais instituições educativas e culturais, e os efeitos que produzem no contexto em que estão situadas. Outro aspecto a ser considerado está relacionado as diferenças geográficas. As análises das influências dessas diferenças abrem novas perspectivas que começam a preocupar-se com a interferência de fatores geográficos, como localização, acesso físico. Além desse, os fatores sociais também devem ser considerados.

  1. Argumente sobre a origem dos estudos da educação comparada a partir da obra de Marc-Antoine Julien. Para responder, leia também o Anexo 1 e/ou pesquise em outras fontes.

        O fundador da educação comparada é Marc-Antoine Jullien, de Paris, que lançou a idéia de uma comparação entre os estabelecimentos e métodos de Educação e de Instrução dos diferentes Estados da Europa. Jullien apresentou instrumentos que permitiam recolher dados e propôs a criação de uma estrutura internacional de ajuda às instâncias educativas nacionais para melhorar seus sistemas de ensino.

UNIDADE 2

A EDUCAÇÃO NO BRASIL

 Questões obrigatórias para o dossiê

  1. Argumente sobre o analfabetismo no Brasil, abordando alguns dentre os dados apresentados na unidade 2.

Aspectos como a baixa remuneração docente e o escasso investimento do poder público, destacados massivamente ao longo dos anos como principais responsáveis pela má qualidade de ensino no Brasil, não são capazes de exprimir, satisfatória e plenamente, os desafios educacionais atuais.

Houve, assim, um decréscimo expressivo na taxa de analfabetismo geral; este índice ainda era considerado elevado tendo em vista os indivíduos com mais de 15 anos. A pesquisa de Castro (1999) demonstrou que, entre as pessoas com idade de 15 a 19 anos, o índice de analfabetos caiu de 16,5% em 1980, para 6,0% em 1996. Da mesma forma, entre os indivíduos com 20 a 24 anos, a queda foi de 15,6% em 1980, para 7,1%, em 1996.

  1. Em relatório divulgado em 2014, a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) aponta que o Brasil aparece em 8° lugar entre os países com maior número de analfabetos adultos. Ao todo, o estudo avaliou a situação de 150 países. Aponte possíveis causas para a baixa qualidade do ensino brasileiro, evidenciando seu posicionamento.

A baixa qualidade do ensino é reflexo direto do que acontece na estrutura educacional brasileira, pois praticamente todos os que atuam na educação recebem baixos salários, professores frustrados que não exercem com profissionalismo ou também esbarram nas dificuldades diárias da realidade escolar, além dos pais que não participam na educação dos filhos, entre muitos outros agravantes. 

Problemas da educação:

  • Alunos fora da escola;
  • Professores desvalorizados;
  • Família ausente;
  • Alunos que tem pouca base de conhecimento.

Medidas que possivelmente poderão combater problemas apresentados: 

• Mobilização da sociedade para a importância que a Educação exerce. 

• Direcionamento de recursos financeiros para escolas e professores. 

• Valorização do profissional da educação. 

• Implantação de medidas políticas educacionais a longo prazo.

  1. Pesquise em sites ou nos textos complementares, disponíveis no moodle, dados estatísticos sobre a educação brasileira, argumentando sobre um dos seguintes aspectos: analfabetismo, evasão escolar, média de anos de estudos, distorção idade-série, diferenças regionais, escolarização de jovens e adultos ou outro aspecto que julgar pertinente. Não esqueça de citar dados quantitativos para justificar seus argumentos, referenciando corretamente a fonte de pesquisa.

Não é de hoje que se sabe que o índice de analfabetismo no Brasil ainda é grande, tendo milhões de analfabetos acima dos 15 anos de idade. Convencidos de que não adianta continuar na escola, muitos estudantes se afastam da mesma por pura falta de motivação, por não acreditarem que são capazes de vencer.

A escola deve manter uma política educacional voltada para atender a diversidade, através de planos de ação que valorizem as habilidades e potencialidades de cada um. Não se pode descartar a realidade social em que cada um vive.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (414.5 Kb)   docx (297.6 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com