TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA

Por:   •  14/7/2021  •  Projeto de pesquisa  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  157 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE ESTADUAL DE PONTA GROSSA

SETOR DE CIÊNCIAS HUMANAS, LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE HISTÓRIA  

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM HISTÓRIA I

ALUNA: MARIA VICTORIA KLOSIENSKI – 3NB 

[pic 1]

Diferentes Concepções do Estágio Obrigatório

A disciplina de Estágio Obrigatório apresentada nas universidades pode ser concebida a partir dos mais diversos aspectos. Comumente ela é vista como a aplicação da teoria adquirida durante a graduação na prática em sala de aula.

Nesse sentido, o estágio está atrelado com o objetivo de tornar-se professor e realizar, na prática, aquilo que foi aprendido na universidade. No entanto, a figura do professor não deve ser limitada a sala de aula. Desde o primeiro ano da graduação, os alunos estão adquirindo o conhecimento necessário para se tornarem professores, aprendendo a teoria e a prática.

Uma das concepções de estágio diz respeito a essa separação da teoria e da prática, quando, na verdade, o estágio surge como um conjunto destes dois elementos. O estágio deve ser encarado como uma interação entre o que foi aprendido em sala de aula (teoria) e a transmissão deste conhecimento para a sala de aula (prática).

É necessário que se compreenda o estágio como o envolvimento do professor com o seu ambiente de trabalho tradicional. A sala de aula só se transforma em sala de aula na presença de um professor e alunos, ambos dispostos a fazer parte da transmissão do conhecimento. Portanto, o professor não deve se ater apenas as técnicas.

O estágio é uma atividade que relaciona a teoria e a prática; um campo de conhecimento que aproxima a realidade da sala de aula da universidade e das escolas. É uma disciplina responsável por causar reflexões acerca da teoria aprendida nas universidades, da concepção dos professores sobre seu campo, da recepção dos alunos na aprendizagem e na troca de conhecimentos exercida em sala de aula.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (85.7 Kb)   docx (33.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com