TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Est Amb e saneamento urbano

Por:   •  20/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  8.354 Palavras (34 Páginas)  •  2.008 Visualizações

Página 1 de 34

Módulo - 1

Exercício 1:

Em virtude do crescimento da população ocorre uma demanda maior por bens de consumo e consequentemente pelo uso de recursos naturais. Sabendose que parte destes recursos são repostos por processos naturais, após a sua utilização e parte não podem ser repostos, ou seja, estão limitados a quantidade existente no planeta, como podem ser classificados os recursos naturais:

 A - recicláveis e reaproveitáveis

B - reaproveitáveis e não recicláveis

C - renováveis e não renováveis

D - renováveis e recicláveis

E - renováveis e não recicláveis

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - Podem ser classificados recursos naturais o renováveis e não renováveis são fatores muito importantes que contribuem para a redução do impacto ambiental.

Exercício 2:

Em virtude do aumento, pela população, da demanda por bens de consumo, a quantidade de lixo tem aumentado de forma significativa, acarretando a saturação dos aterros sanitários. Visando aumentar a vida útil dos aterros, é necessário que a comunidade faça uso de meios que visem reduzir a quantidade de lixo gerado e quantidade de lixo a ser encaminhada aos aterros sanitários. Dentre os meios disponíveis podemos citar:

A - reciclagem, reaproveitamento e diminuição

B - reaproveitamento, compostagem e geração de gás

C - reciclagem, incineração e compostagem

D - reciclagem, incineração e geração de gás

E - reaproveitamento, pirólise e diminuição

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - A alternativa correta é a "C", pois o reciclagem, incineração e a compostagem dos mateiras fazem com que o lixo seja reduzido.

Exercício 3:

Em Ecologia, um biótopo é uma região que apresenta regularidade nas condições ambientais e nas populações animais e vegetais. Corresponde à menor parcela de um habitat, que é possível discernir geograficamente. Portanto, podemos definir biótopo como sendo:

A - componentes químicos do ecossistema

B - componentes geográficos do ecossistema

C - conjunto de seres vivos do ecossistema

D - componentes físicos do ecossistema

E - conjunto dos animais

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - A alternativa correta é a "D", pois biótopo é componentes físicos do ecossistema.

Exercício 4:

A estrutura e o funcionamento dos ecossistemas planetários mudou mais rápido na segunda metade do século XX do que em qualquer outro período da história da humanidade. Entre 1960 e 2000, a demanda pelos serviços do ecossistema cresceu consideravelmente, principalmente em virtude da duplicação da população mundial que atingiu 6,8 bilhões de habitantes. Considerando que os processos de transformação dos insumos em bens de consumo não são 100% eficientes, com o crescimento da população e a necessidade maior por bens de consumo, teremos:

A - mais insumos disponíveis

B - aumento do uso de água no processo

C - maior geração de resíduos poluindo o meio ambiente

D - imitações para o consumo de bens

E - menos preocupações com a questão da sustentabilidade das gerações futuras

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(C)

Comentários:

C - A alternativa correta é a "C".

Exercício 5:

A palavra Ecologia vem do grego oikos, que significa casa. Contudo, a palavra casa, aqui, não tem o exato significado de hoje. Na Grécia Antiga, ela não representava apenas habitação, mas também todos os indivíduos que nela moravam (familiares e escravos) e seus bens (mobília, rebanhos, terras). Quando pensamos em oikos, pelo conceito atual de casa, estamos apenas simplificando o pensamento.  

Infelizmente, cometemos o mesmo erro quando, ao pensarmos em Ecologia, nossa imaginação se volta para matas e florestas, ou para um local onde a presença do homem é quase nula. Entretanto, é preciso ressaltar que as cidades podem ser consideradas um ecossistema. Dentro deste contexto, assinale a alternativa que apresenta o conceito de ECOSSISTEMA:

A - É uma das unidades principais de estudo da ecologia e pode ser definido como um conjunto composto pelos seres vivos (meio biótico) e o local onde eles vivem (meio abiótico, onde estão inseridos todos os componentes não vivos do ecossistema como os minerais, as pedras, o clima, a própria luz solar, e etc.) e todas as relações destes com o meio e entre si.

B - É o local onde se vive, o conjunto de características físicas, químicas e biológicas que influenciam a existência de uma espécie animal ou vegetal. É uma unidade mecanicamente constituída de parte não viva (água, gases atmosféricos, sais minerais e radiação solar) e de parcela viva (plantas e animais, incluindo os microrganismos) que interagem ou se relacionam entre si, formando um sistema estável.

C - Considerado como uma entidade múltipla, o ecossistema é formado por relações entre os seres vivos e o meio ambiente, organizados em produtores, decompositores e compositores, na qual obtemos os fabricantes físicos e os fabricantes químicos, ou seja, o fator físico designa os abióticos e os químicos os bióticos.

D - É a unidade básica no estudo da ecologia. Em um ecossistema, o conjunto de seres vivos interage entre si e com o meio natural de maneira equilibrada, pela reciclagem de matéria prima e pelo uso eficiente da energia solar.  A natureza fornece todos os elementos necessáriospara as atividades dos seres vivos; o seu conjunto recebe o nome de biótipo, enquanto o conjunto de seres vivos recebe o nome de biocenose. A união entre esses conjuntos, biótipo e biocenose, forma o que se convencionou chamar ecossistema. Ecossistema é um sistema estável, equilibrado e autossuficiente, apresentando em toda a sua extensão características topográficas, climáticas, pedológicas, botânicas, zoológicas, hidrológicas e geoquímicas praticamente invariáveis.

E - Conjunto de seres vivos e do meio ambiente em que eles vivem.

O aluno respondeu e acertou. Alternativa(D)

Comentários:

D - A alternativa correta é a "D", pois eco sistema que inclui os seres vivos e o ambiente, com suas características físico-químicas e as inter-relações entre ambos; biogeocenose, biossistema, holocenose.

Exercício 6:

Em um determinado rio, onde há um ecossistema equilibrado, com população de peixes, plânctons, bactérias, entre outros, foi lançada uma quantidade x de matéria orgânica.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (55 Kb)   pdf (358.1 Kb)   docx (50.9 Kb)  
Continuar por mais 33 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com